Não foi possível detectar sua localização. Selecione um estado de seu interesse para ver as melhores ofertas. X

Blog da Tegra

Pet Lover? Conheça os pets mais indicados para apartamento

Veja quais espécies de animais são ideais para seu espaço.

11/02/2020 • 16h34min • EM DICAS & DECORAÇÃO

animais para ter em apartamento

Redução do estresse, companheirismo e muito carinho. Os benefícios de ter animais de estimação por perto são muitos. Esses bons e divertidos amigos trazem afeto e diversas melhorias para nossas vidas. No entanto, quem mora em apartamentos precisa pensar na infraestrutura que tem, e o tipo de animal que pode ter. É preciso ter conhecimento e planejamento nessa hora.

O conforto e o sossego dos moradores devem estar sempre em primeiro lugar. Além disso, cuidados para que o animal viva bem são fundamentais.

Para auxiliar na escolha de um bicho de estimação ideal para seu ambiente, separamos alguns tipos de animais que trarão felicidade e harmonia para seu lar.

Cães de pequeno porte

Cães de raças pequenas podem trazer a alegria que o seu lar precisa. Geralmente, raças como shih tzu, maltês, chihuahua, pincher, yorkshire e até mesmos os carinhosos vira-latas, são os mais indicados. Eles costumam ser dóceis, além de se adaptarem com pequenos espaços.

Mesmo que o cão seja pequeno, cuidados para a saúde e vitalidade do animal são essenciais. Programe seu dia para que ao menos um passeio na rua seja feito com o cãozinho. Desta forma, ele aprende a socializar com crianças, adultos e até mesmo outros cães.

Além disso, é importante ter acompanhamento veterinário para que a saúde do bichinho esteja sempre em ordem. Procure pelo seu cão ideal em abrigos e instituições cadastradas e legais.

Gatos de diversas raças

Se tem um animal que se se adapta inteiramente a ambientes, seja de qual tamanho este for, é o gato. Ele mesmo escolherá seus cantos preferidos pela casa, com a vantagem de não ter que levá-lo para a rua diariamente para pequenos passeios. Independentes, os gatos costumam aprender rapidamente a usar a caixa de areia (que pode ficar na área de serviços, por exemplo) e também a lugares fixos para comer e beber água.

Dizem que o dono tem o cão e o gato tem o dono. Tudo porque, esse bichano tem preferências pelas pessoas da casa. Ao contrário do que dizem, os gatos são igualmente carinhosos e ótimos companheiros, além de terem uma boa convivência com adultos e crianças. Ter uma área com brinquedinhos espalhados para os felinos faz toda a diferença para sua qualidade de vida.

Ah, importante: gatos brincam com bolinhas, objetos amarrados em barbantes e caixas de papelão e não necessariamente com aquelas torres gigantes. E é recomendado ter um “arranhador” para evitar que eles testem suas unhas em móveis do apartamento - disponível para a compra em diversos pet shops.

Veja também:

• Como escolher a iluminação para o quarto do bebê?

Dicas de decoração para a sala com puff’s e almofada

Peixes

São animais onde a interação é mais contemplativa, já que o aquário é praticamente um objeto decorativo da casa. Mesmo que o único trabalho diário seja alimentá-los, algumas ações como limpeza do aquário, bem como cuidados com a temperatura da água, filtragem, oxigenação e tamanho dos peixes devem ser levados em conta. 

Cada espécie precisa de um cuidado específico. Os do tipo beta, por exemplo, guerreiam entre si se estiverem no mesmo espaço. Os mais comuns e indicados, principalmente para quem não tem muito tempo para se dedicar, são os peixinhos dourados. Encontrados facilmente em qualquer estabelecimento comercial de pets, esses peixinhos ficam felizes com um filtro de água e uma bomba pequena de oxigênio. 

Outras raças, como o colisa, não necessitam da oxigenação direta na água e o único cuidado quinzenal é a limpeza do aquário e um filtro de pequeno porte, além da alimentação diária, é claro. 

Hamster e outros roedores

Pet ideal para apartamentos pequenos, o hamster se adapta tranquilamente em viveiros pequenos, desde que este espaço permita sua circulação. Agitados, esses pequenos animaizinhos precisam ter brinquedos, bebedouros especiais, comedouros e acesso a outros pontos do viveiro.

Alguns cuidados: justamente por serem muito pequenos, esses roedores correm o risco de ficarem encurralados em espaços como entrada de tomadas abertas, canaletas e armários.

Se você optar por um roedor como bicho de estimação, atente-se para que sua gaiola seja suficientemente espaçosa para que o bichinho não precise sair de lá. Aliás, se quiser fazer carinho e deixar com que eles fiquem um pouco soltos pela casa, tudo bem. Desde que haja supervisão contínua. Pequenas coleiras podem ajudá-lo a não colocar a vida de seu pet em risco.

Outro cuidado fundamental é não deixar o viveiro embaixo do sol diretamente. Procure por um espaço que seja fresco e decore-o com pedrinhas, panos macios, rodinhas de exercício e pedacinhos de corda, para que os pets brinquem. Assim como os cães e gatos, os roedores também precisam de acompanhamento veterinário especializado.

Porquinho-da-índia

Espaços fechados não são problema para os porquinhos-da-índia. Tudo porque, assim como os roedores, este pet pode se perder facilmente e ainda passar por apuros em espaços como canaletas, armários e caixas. Além disso, há um cuidado diferente aqui: as temperaturas altas afetam negativamente essa espécie, fazendo com que fiquem doentes. Logo, o ambiente deve estar fresco e sem que o sol bata diretamente sobre o espaço em que o bichinho viverá.

Criaturas dóceis, os porquinhos-da-índia são indicados para crianças e adultos. Lembre-se de que, quando soltos, é preciso mantê-los sob constante supervisão, além de procurar auxílio sobre os cuidados necessários com um veterinário especializado.

Outros cuidados especiais

O mais importante para se ter em mente antes mesmo de adquirir qualquer pet para seu apartamento é que todas as espécies, sem exceção, precisam de cuidados veterinários. Escolha o bichinho de estimação que mais se adeque a sua rotina e deixe seus dias muito mais felizes!

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail


;