Não foi possível detectar sua localização. Selecione um estado de seu interesse para ver as melhores ofertas. X
Guia de Bairros de São Paulo:

Sacomã

Além de contar com uma estrutura própria de serviços, hospitais, supermercados, instituições de ensino, lazer e gastronomia, o local se beneficia da proximidade com o bairro do Ipiranga e de todas as suas opções de lazer, que incluem o Parque da Independência e o Aquário de São Paulo.

 


Educação

Educação

Ótimo para quem tem filhos em idade escolar, o bairro do Sacomã oferece uma ampla gama de instituições de ensino públicas e privadas. Algumas das mais famosas são o Colégio Alexandria, que utiliza o Sistema Mackenzie de Ensino, o Colégio Ideal SP - International School, com Sistema Anglo de Ensino e 5.500m² de área construída, e o Berçário e Pré-Escola Lápis Mágico. O bairro também conta com uma Escola Kumon, com cursos de Matemática, Português, Japonês e Inglês, e com a escola de música Real Som, que ministra aulas de diversos instrumentos musicais. No bairro do Ipiranga, vizinho ao Sacomã, também há escolas consagradas, como a Nossa Escola, com berçário e Educação Infantil, e o Colégio Fênix, um dos pioneiros na implantação de aulas de Direito e Cidadania do 6º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio. Entre as universidades, destacam-se o Centro Universitário São Camilo e a Fatec.


Gastronomia

Gastronomia

O bairro do Sacomã oferece opções rápidas de gastronomia e com ótimo custo-benefício, como a Temakeria Makis Place, a churrascaria Anchieta Grill e os fast-foods Habib’s e Casa da Esfiha - Al Amirat. Quem gosta de uma opção gastronômica mais elaborada pode dar um pulinho no bairro ao lado, o Ipiranga, e conhecer o elegante italiano Nico Pasta & Basta, o tradicionalíssimo espanhol Paellas Pepe, curtir um rodízio japonês no Nawaki Sushi ou marcar um happy hour na Choperia e Restaurante Magic Chicken.


Lazer

Lazer

As opções de lazer na região do Sacomã oferecem passeios ideais para toda a família. No bairro, é possível visitar a Árvore das Lágrimas, uma figueira de mais de 200 anos que é considerada a árvore mais antiga registrada na cidade de São Paulo. Outros importantes espaços de lazer estão no Ipiranga, entre eles, o Parque da Independência, que abriga o Museu do Ipiranga, as atividades esportivas e culturais gratuitas do Sesc Ipiranga, e o Aquário de São Paulo, que além do extenso acervo de peixes e animais aquáticos, possibilita a visita a coalas, cangurus, lêmures e promove diariamente o show "Mergulho das Sereias". O Plaza Sul Shopping também é próximo da região, e possui várias salas de cinema da PlayArte.

Localização

Localização

Localizado na Zona Sul da cidade de São Paulo, o Sacomã é vizinho de bairros que também oferecem uma estrutura completa de serviços e lazer para os moradores, como o Alto do Ipiranga. A mobilidade dos residentes da região é facilitada pela proximidade das rodovias Anchieta e Imigrantes, que garantem o acesso à região do ABC e ao litoral de São Paulo. 

Dicas do que fazer

  • Parque da Independência
  • Aquário de São Paulo
  • Plaza Sul Shopping
  • Árvore das Lágrimas
  • Paellas Pepe
Transportes

  • Quem mora no Sacomã tem um ótimo acesso via transporte público a outras regiões da cidade de São Paulo. Além de diversas linhas de ônibus, o Terminal Sacomã abriga o Expresso Tiradentes, que liga o bairro ao Parque Dom Pedro II. A região também é atendida pelas estações de Metrô Sacomã e Alto do Ipiranga, ambas pertencentes à Linha 2 - Verde.
Serviços

  • Além de contar com todas as facilidades do Plaza Sul Shopping, o Sacomã tem como uma das principais vias de comércio a Rua Bom Pastor. A região que compreende o bairro conta com excelentes instituições de saúde, como o Hospital São Camilo e o Hospital do Ipiranga. Para o dia a dia, a Maria Louca Casa de Pães é uma das padarias mais conhecidas, com um cardápio extenso de pães e doces. Para quem gosta de alimentos frescos, além dos supermercados Extra e Hirota, os moradores têm à disposição o Mercado Municipal do Ipiranga, com açougue, empório, rotisserie, floricultura, peixaria e restaurantes.

Você Sabia?

Você Sabia?

A reconhecida Árvore das Lágrimas (também conhecida como Figueira das Lágrimas) recebeu esse nome por ser o ponto de despedida entre as pessoas que iam para Santos. Durante a Guerra do Paraguai (1864 – 1870), ela também foi o local onde os pais se despediam dos seus filhos que partiam para o combate. O nome faz menção à quantidade de lágrimas derrubadas nessas despedidas.


Imóveis no bairro

;