Higienópolis, São Paulo

Aptos 1 ou 2 dorms, studios
e espaços para trabalhar

Mais detalhes:
Rua Cel. José Eusebio, 145
Conheça Higienópolis São Paulo

Higienópolis é um dos bairros mais nobres de São Paulo. A região se destaca pelas suntuosas árvores e pelo projeto arquitetônico modernista presente nos antigos prédios, que se misturam com os novos empreendimentos. Além disso, oferece ótima qualidade de vida, com uma infraestrutura que conta com espaços culturais, parques e restaurantes.

 

O bairro foi um dos primeiros distritos planejados da cidade, em 1893, com o intuito de atrair a elite paulistana com imóveis de alto padrão e belíssimos casarões – que não passam despercebidos pelos que visitam a região até hoje.  

 

Naquela época, o bairro levava o nome de Boulevard Bouchard, em homenagem a um dos desenvolvedores do projeto de construção do bairro, o alemão Martinho Buchard. Assim como outras importantes regiões da capital, o bairro era o local escolhido para a moradia dos barões do café. As ruas, inclusive, levam os nomes das filhas desses grandes cafeicultores, como é o caso das ruas Maria Antônia e Dona Veridiana, e da avenida Angélica. Para formar o que hoje conhecemos como Higienópolis, houve a união dos sítios de Dona Veridiana e Dona Angélica.

 

O nome Higienópolis, que significa “cidade da higiene”, se deu por ser o primeiro bairro a ter redes de esgoto e água, linhas de bonde e possuir iluminação a gás. A região também fica em um ponto alto da cidade, onde, naquele tempo, não aconteciam enchentes, evitando, assim, a contaminação dos moradores por Malária, Febre Amarela e Tifo.

 

O bairro sempre foi um polo cultural, ao abrigar arquitetos importantes como Rino Levy, Jacques Pillon, Artacho Jurado, Victor Reif, Adolph Franz Heepe e Roberto Cerqueira César, responsáveis também por criarem a identidade modernista da região.

 

Outras figuras importantes para a cidade e para o Brasil também viveram e vivem no Higienópolis, como Fernando Henrique Cardoso, Tarsila do Amaral, Dom Luís Gastão de Orléans e Bragança e Franz Muller.

 

De acordo com o CRECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis), Higienópolis é classificado como Zona de Valor A, sendo um dos mais valorizados bairros de São Paulo. Além disso, ele concentra a maior população judaica do país, bem como o maior número de sinagogas. 

Saiba mais
;