Encontre seu imóvel

Como aproveitar melhor o espaço do terraço?

dicasedecor

06/09/2023 • 09h00min

Aprenda a decorar o terraço com estilo, funcionalidade e autenticidade!

O terraço é uma extensão do apartamento, mas ao "ar livre". Funciona como um quintal e geralmente, essa área está ligada à sala ou cozinha. 

O tamanho pode variar conforme a metragem do imóvel e assim como a área externa de um projeto residencial plano, pode conter uma decoração repleta de estilo, funcionalidade e autenticidade. 

Dependendo do tamanho, pode contemplar várias ideias em um único local - desde um jardim com bancos e sofás para relaxar a um espaço gourmet. 

Terraço, Varanda e Sacada

Antes de mais nada, vamos esclarecer a diferença entre um terraço, uma varanda e uma sacada. É importante contextualizar as características principais de cada um desses espaços até para entender qual o melhor aproveitamento. 

As varandas podem ser abertas ou fechadas e ganhar diversas funções - se transformar em sala de estar ou jantar, recreação das crianças e até escritório. Já o terraço, é um espaço descoberto, como se fosse um quintal, mas localizado em andares superiores de um prédio.

Diferente das outras opções, a sacada não é como uma extensão do apartamento, pois não segue o alinhamento da parede. Na maioria dos casos, esse tipo de espaço está ligado a portas ou janelas. Ao olhar para um edifício com sacada, a impressão que temos é que ela está para fora do apartamento.

Como aproveitar melhor o espaço do terraço?

Nos últimos anos, tivemos um aproveitamento maior dos terraços, principalmente em projetos mais modernos, como os empreendimentos da Tegra Incorporadora. 

Equipamentos

O terraço gourmet, por exemplo, pode ser equipado com churrasqueira, cooktop, forno de pizza, entre outros equipamentos. É uma opção cada vez mais requisitada por pessoas que apreciam ter um espaço privativo e tranquilo. 

Piscina

É muito comum também a instalação de piscinas em terraços, inclusive pode ser uma opção no projeto do apartamento. Além da comodidade e privacidade em ter uma piscina disponível a hora que quiser, o morador tem mais liberdade para usufruir da sua área de lazer com amigos e familiares que não residem no condomínio.

Vale lembrar que a instalação da piscina é feita somente com autorização do condomínio e por profissionais da área que irão avaliar a viabilidade do projeto e executar a obra. 

Jardim

O bom do terraço é que a incidência de sol favorece a criação de um belo jardim, com o mais variado tipo de planta. 

Apesar de parecer simples, é fundamental avaliar alguns pontos antes de montar um jardim no terraço. A estrutura precisa suportar o peso da terra que servirá como base para as plantas, assim como as raízes e a água que será usada para regá-las constantemente. 

Desta forma, não é qualquer tipo de planta que deve ser instalada no terraço. Escolher a planta certa é tão importante quanto escolher os outros detalhes da decoração do espaço. E isso pode variar de acordo com aspectos diferentes, como a incidência de raios de sol no local, a presença de irrigação de água constante e muitos outros.

O auxílio de um decorador profissional e um jardineiro é essencial não só para a criação, mas também para a manutenção do jardim no terraço do apartamento.

Horta

Outra dica é aproveitar o espaço do terraço para cultivar alimentos. Imagine só produzir o próprio alimento, saudável e orgânico? No geral, é possível montar uma horta dos mais diversos jeitos: em vasos, jardineiras, prateleiras, suportes suspensos, entre outros. O que sempre será primordial é a luz solar, e a manutenção das plantinhas.

Móveis planejados

Os móveis planejados são ideais para aproveitar o espaço da melhor forma possível e criar um ambiente adequado. Entre as vantagens desse tipo de solução estão a funcionalidade e o imenso leque de cores e materiais, o que permite a criação de projetos personalizados.

Decks

Os decks ajudam a elevar o piso e a setorizar ambientes. É uma excelente alternativa para aproveitar melhor o espaço do terraço, além de deixar a decoração bem charmosa.

Espaço de meditação

Ter um lugar de contemplação para respirar e relaxar é fundamental para reorganizar os pensamentos em momentos que pedem calma e descanso e criar um ambiente de paz e tranquilidade é completamente viável no terraço.

Como deixar um terraço aconchegante?

Alguns itens que podem deixar um terraço mais aconchegante: poltronas, almofadas, futons, pufes e redes. Esses elementos decorativos ampliam a sensação de conforto e complementam o ambiente relaxante do espaço. O principal cuidado é na manutenção em dias de chuva, principalmente em um terraço totalmente aberto. 

Por falar em decoração, vale investir na pintura para criar uma atmosfera aconchegante. As cores neutras, por exemplo, trazem leveza e sofisticação, seja nas paredes ou nos detalhes do mobiliário e acessórios.

O que evitar?

Lembre-se de planejar o que será feito no terraço para não prejudicar o uso do espaço. Procure organizar os móveis e demais itens para deixar o caminho livre e permitir uma boa circulação. Isso é um dos pontos primordiais para um ambiente fluído, afinal, é bastante incômodo ficar esbarrando ou tropeçando em objetos. 

Receba nossas notícias e informações exclusivas no seu e-mail

Continue Lendo

Olá, eu sou a Clara!
Como posso ajudar?

Outros assuntos

Fornecedor | Corretor | Atendimento ao Cliente
ou outros assuntos, acesse nossa página de contato.