Como montar um home office produtivo? Veja 7 dicas! | Blog Tegra
Não foi possível detectar sua localização. Selecione um estado de seu interesse para ver as melhores ofertas. X

Blog da Tegra

Como montar um home office produtivo? Veja 7 dicas!

Tendência cada vez mais crescente, o home office é ótima opção para quem quer fugir do caos urbano e ter mais flexibilidade. Mas é preciso ter foco e disciplina para garantir a produtividade. Confira nossas dicas de como montar um escritório em casa produtivo e funcional!

03/08/2018 • 16h10min • EM DICAS & DECORAÇÃO

O home office é o sonho de muita gente. Fugir do caos urbano, horário flexível, tempo de deslocamento economizado e autonomia são os principais motivos que justificam essa tendência. No entanto, para manter a produtividade trabalhando de casa, é preciso muita disciplina e foco, além de um espaço de trabalho agradável e funcional. Se você está entre os profissionais que pretendem começar a trabalhar de casa, confira as dicas de como montar um escritório com tudo que você precisa!


Local

O primeiro passo para montar o seu escritório em casa é escolher o local adequado para a atividade que você pretende realizar. E não é porque você vai trabalhar de casa que ela toda vai virar escritório. Ter o seu canto profissional é importante para delimitar o seu trabalho, separar o profissional do pessoal e colocar maior disciplina na sua rotina.

Encontrar o espaço físico ideal não é tarefa fácil. Apartamentos mais antigos costumam ter cômodos maiores ou quartos extras para serem usados como escritório. Mas se esse não é o seu caso, a melhor saída é dividir um dos cômodos ou utilizar uma parede da sala ou do quarto – o que tiver mais espaço sobrando – e montar o seu home office ali.


Móveis

Com o local já escolhido, é o momento de pensar nos móveis do seu escritório. Para começar não tente ousar demais. É natural que você queira um ambiente estiloso e diferente dos demais, mas não invente: o seu home office deve ser, acima de tudo, prático, funcional e confortável. E os móveis devem acompanhar essa ideia. O kit mais básico que você precisará é: mesas, cadeira, gavetas e estantes para guardar os documentos.


Mesas

Escolha uma mesa que comporte o seu trabalho, que tenha o tamanho ideal para o que você. Se o cômodo inteiro for para o seu escritório, aposte numa mesa tradicional mesmo, sobre a qual você possa espalhar seu material à vontade. Se o espaço for reduzido, pense em uma bancada mais estreita na largura, mas comprida.

A qualidade também é importante. Uma mesa pronta pode ser bastante cara, mas, por muitas vezes, vale o investimento, já que um bom material dura por muito tempo.

Se a grana estiver mais curta, construir a sua própria mesa pode ser uma saída. Basicamente, uma mesa é um pedaço de madeira sobre pés. Em lojas de decoração é possível encontrar cavaletes de madeira ou de metal prontos para servirem de base para a sua mesa. Você economiza um dinheiro e ainda dá um toque pessoal pro seu escritório.


Cadeiras

Esse é outro item indispensável. E já vamos deixar avisado: cadeira é caro! Mas economizar nela pode render muitos problemas, inclusive de saúde se a sua coluna ficar o dia inteiro em uma posição errada. Além disso, uma cadeia desconfortável pode acabar com a sua produtividade, já que você vai tentar ficar encontrando uma posição melhor para sentar ou ficar levantando várias vezes para aliviar o desconforto.

Cada vez mais, estão surgindo opções mais tecnológicas de cadeiras ergonômicas que prometem facilitar a vida de quem passa o dia na frente de um computador. Como coringa, a dica é apostar em uma cadeira com rodinhas e com apoio de braço.

Só tome cuidado, pois algumas rodinhas pode danificar o seu piso ou ficar escorregando pelo chão. Coloque um tapete embaixo e pronto!


Estantes e gavetas

Abuse e use de gavetas e estantes para guardar e manter organizados os seus documentos e os itens de papelaria. Pense no que é mais adequado para as suas necessidades.

Use as paredes para colocar esse móveis, assim você economiza espaço e pode deixar tudo mais perto de você.

Além disso, ponha etiquetas nas gavetas para saber onde está cada coisa. Isso vai economizar tempo e evitar distrações.


Quadros de escrever e de avisos

Quadros possuem infinitas utilidades, desde organizar tarefas e auxiliar na explicação até brainstorm e processamento de ideias. É uma ótima peça para deixar a mente fluir criativamente.

No mercado, há diversas opções de quadros para você escolher de acordo com o seu gosto e necessidade.

  • Os quadros brancos são baratos e resolvem rapidamente o problema. Também são fáceis de limpar e podem ter diversos tamanhos e suportes.
  • Os quadros negros estão bastante em alta e podem dar um toque de personalidade ao seu escritório. Os lançamentos no mercado são aqueles feitos de tinta especial ou papel adesivo aplicados diretamente na parede. São fáceis de limpar e ainda economizam bastante espaço.
  • Os quadros de vidro são, sem dúvida, os mais elegantes. E ainda permitem brincar com a cor do fundo para combinar melhor com o ambiente. No entanto, são os mais caros.


Também temos os quadros de cortiça e os de metal para fixar recados, fotos e outros documentos que são importantes e precisam ficar sempre à vista.


Outros itens

Além dos itens primordiais para o escritório, considere aquele que trarão ainda mais conforto para a sua rotina. Apoio para pés, mouse pads com apoio para o pulso, entre outros melhoram a sua experiência e diminuem o estresse. Tudo que torne o seu dia-a-dia mais agradável e evite interrupções é bem-vindo.

E por que não colocar uma máquina de café espresso por perto? Você, com certeza, toma café durante o seu dia. E para não perder tempo de ficar indo toda hora até a cozinha, coloque uma cafeteira no seu escritório. É simples e eficaz!


Iluminação

Uma boa iluminação é essencial. Dependendo da iluminação do ambiente, podemos sentir sono, preguiça ou dificuldade de concentração. Portanto, preste atenção na luz que entra no seu escritório e na necessidade de luz artificial.

Idealmente, você deve procurar fazer o melhor uso possível da luz natural no seu escritório. A luz solar é a melhor fonte de luz branca que podemos encontrar, por isso, aproveite ao máximo a iluminação que entra pela janela. Só cuidado para não criar reflexos nem sombras. Para evitar isso, observe os ângulos de incidência da luz e verifique como eles mudam ao longo do dia.

Muito provavelmente, a luz natural da sua casa não é suficiente para o que você precisa. Assim, você terá que investir numa boa disposição de luz artificial. Utilize luminárias e pontos de luz que fiquem acima da mesa. Também utilize lâmpadas que imitem a luz do dia - há várias disponíveis no mercado. E independentemente da luz escolhida, lembre-se de não colocar uma fonte de luz diretamente na frente da sua tela do computador, isso vai causar reflexo e incomodar a sua visão.


Cores

A psicologia das cores é real e pode te ajudar bastante na hora de montar um home office produtivo. As cores são, comprovadamente, capazes de provocar reações emocionais e físicas, impactar o humor e o nível de energia. Por isso, preste atenção na escolha das cores para o seu escritório.


Tons de azul, violeta

São considerados tons frios. Essas cores evocam paz e relaxamento. O azul pode dar o aspecto frio e deixar as pessoas com sono. É ideal para um dormitório, mas não para um escritório.


Verde

Como tom predominante na natureza, o verde é considerado neutro e agradável. Essa cor traz a ideia de frescor e repouso e pode estimular a concentração e adicionar vitalidade ao ambiente de trabalho.


Amarelo

O amarelo chama atenção, traz o sentimento de felicidade e evoca o otimismo. Por outro lado, um amarelo muito vibrante pode distrair ou até causar um certo grau de ansiedade.


Vermelho

Vermelho é energético. Essa cor produz sentimentos fortes e entusiasmo. O ideal é usá-lo apenas nos detalhes.


Branco e Off-white

Esses tons e seus derivados (cinza claro, areia e outros) são neutros e não causam distração. São ótimos para o seu escritório, ainda mais se você usar detalhes em outra cor para adicionar vitalidade e energia ao ambiente.


Roxo

Essa é a cor da imaginação. Tons de roxo e lavanda estão bem no meio entre as cores frias e as quentes e podem evocar respostas favoráveis no quesito foco e concentração.


Tecnologia

O home office está intimamente ligado à tecnologia, afinal, foi ela quem permitiu levar o escritório para casa e continuar conectado aos clientes, fornecedores e parceiros. Portanto, invista pesado nesse tipo de infraestrutura. Adquira um bom computador, com o desempenho que você e sua atividade demandam. Contrate um bom plano de internet e de telefone para se comunicar com todo mundo. Para não misturar o office do home, pense em ter uma linha telefônica, fixa ou móvel, específica para o trabalho.

Outra necessidade bastante comum é uma boa impressora. Para não ocupar tanto espaço, aposte nas multifuncionais. Há diversas opções no mercado.

Mais uma ferramenta bastante interessante que pode facilitar bastante o seu trabalho em casa é o armazenamento em nuvem. Ela é a melhor opção para quem trabalha de casa, mas precisa compartilhar os seus arquivos com outras pessoas. Isso vai proporcionar a você uma flexibilidade e autonomia muito grande. Você e os outros envolvidos no seu trabalho poderão acessar os arquivos de qualquer lugar.

De início, você pode trabalhar com o Google Docs, que é grátis e fornece algumas ferramentas bem úteis para as tarefas mais básicas do dia-a-dia. Conforme a sua demanda aumente, você pode investir em ferramentas com maior potencial de armazenamento.


Decoração

Finalmente chegamos na parte mais divertida de todo esse processo de montar o seu home office: deixá-lo a sua cara!

E isso não é menos importante que o resto, afinal, esse espaço será onde você passará a maior parte do seu dia. Ele deve combinar com o seu estilo e ser agradável visualmente.

Por outro lado, você não pode esquecer que um escritório é um ambiente de concentração. A sua decoração deve contribuir para a harmonia do lugar, caso contrário, será apenas um elemento de distração. Pense em itens que trazem alegria ao seu escritório, mas sem tirar o seu foco.


Rotina

Depois de montar todo o seu escritório, está na hora de você se planejar e se preparar mentalmente para essa nova jornada profissional. Você tem que ter em mente que trabalhar em casa é totalmente diferente de trabalhar em empresas tradicionais e que perder o foco é muito mais fácil. Então, para manter a disciplina e garantir a produtividade, estabeleça uma rotina.

Crie horário para começar e terminar de trabalhar. Não misture o profissional ao pessoal e não deixe as outras pessoas te atrapalharem. Pode ser muito difícil para pessoas de fora entenderem que não é por que você está em casa que você não está trabalhando. Explique para elas o que está acontecendo, peça compreensão e não permita que elas te distraiam no meio do expediente.

A roupa também é importante. Nem pense em começar a trabalhar de pijama. A ideia pode parecer tentadora e aconchegante, mas, com o tempo, você vai perceber que isso só vai dar preguiça e sono ao longo do dia, fazendo você render muito pouco. Vista-se como se fosse sair de casa mesmo.


Gostou da dica? Quer saber mais?

Aproveite e leia:


Não deixe de conferir nenhuma novidade no novo blog da Tegra. Temos certeza que você irá se surpreender!