Não foi possível detectar sua localização. Selecione um estado de seu interesse para ver as melhores ofertas. X

Blog da Tegra

Inspire-se com a decoração no estilo escandinavo

O Estilo Escandinavo conta com elegância, charme e muitas variedades para você experimentar na sua casa. Conheça as principais maneiras de aplicar e decorar seu lar ao estilo nórdico!

24/03/2020 • 10h00min • EM DICAS & DECORAÇÃO

inspire-se com o estilo escandinavo na decoração

Tal qual o seu próprio nome revela, o estilo escandinavo se tornou uma grande referência mundial em relação ao design dos países nórdicos da região, como a Finlândia, a Suécia, a Dinamarca e a Noruega.  

Nos últimos anos, esta tendência tem ganhado muitos adeptos entre arquitetos e especialistas do universo da decoração, devido à facilidade de adaptação do estilo em ambientes diferentes e a sua elegância instantânea.  

Estas características em particular são curiosas pois refletem também algumas dos principais traços culturais da região, onde seus nativos sempre demonstraram contar ambientes mais aconchegantes e amplos para receber seus visitantes em festas com todo o “quentinho” necessário, principalmente devido ao grande frio.  

Com isso, muitas pessoas começaram a prestar mais atenção na maneira como organizar e decorar suas casas, além de adotar essas medidas em seus estilos de vida. Quer saber mais sobre como este estilo surgiu? E também como aplicá-lo na sua vida?  

Em nosso artigo de hoje, vamos explicar mais sobre todas estas dúvidas e oferecer mais dicas para tornar sua casa em um pedacinho da Escandinávia! 

Vamos lá? 

O QUE É CONSIDERADA COMO DECORAÇÃO ESCANDINAVA?

Marcado principalmente pelo seu caráter minimalista, o Estilo Escandinavo é muito fácil de ser identificado. Ele é marcado por suas linhas retas que predominam por todo o ambiente, seja nos móveis ou em suas paredes.  

Além disso, também podemos notar uma grande presença de móveis em tonalidades claras, como branco ou amarelo claro, assim como outras cores neutras que complementam estas, como cinza, preto ou verde, em objetos espalhados pelo cômodo.  

Uma das principais características do Estilo Escandinavo é sua grande incidência de iluminação natural. Isso ajuda a criar uma grande fusão de elementos clássicos e modernos entre todos os móveis do ambiente, com tapetes também ajudando a transmitir mais aconchego para cada local. 

COMO ESTA DECORAÇÃO SURGIU? 

Por mais contemporâneas que as tendências com o Estilo Escandinavo sejam, suas origens são bastante antigas, começando na metade do Século 18 com o jovem Carl Larsson, um sueco nascido em maio de 1853.  

Natural da capital do país, Estocolmo, o garoto demonstrava um grande apreço pela arte desde muito pequeno, entrando em uma consagrada escola chamada Principskolan, que costumava preparar seus alunos para as aclamadas Academias de Arte espalhadas pela Europa.  

Após se formar e se estabelecer como um pintor em ascensão, Carl se mudou para Paris, buscando uma nova perspectiva para sua carreira enquanto artista, mas não conseguindo obter muito sucesso. Alguns anos depois, conheceu sua esposa, Karin Bergoo, que o inspirou a começar a pintar em aquarela enquanto ela investia em decorações de interiores.  

Essa convivência foi fundamental para o surgimento do Estilo Escandinavo, pois essa troca criativa fez com que Carl e Karin criassem um ambiente colaborativo que começou a criar novidades no campo da arte, utilizando a origem de Carl como inspiração para que ele e Karin criassem o verdadeiro Estilo Escandinavo, seguindo todas as características que mencionamos antes. 

O Estilo Escandinavo também começou a se tornar muito popular também em ambientes comerciais da região nórdica, que adotaram seus atributos para oferecer mais qualidade de vida e conforto para funcionários que frequentam os locais de trabalho. 

COMO DECORAR SUA CASA COM ESTE ESTILO? 

Para começar a decorar sua casa com o Estilo Escandinavo, é importante se atentar em um aspecto que pode passar despercebido em um primeiro momento: seu piso. É importante que sua escolha de piso não seja feita por materiais muito pesados e que ele seja discreto, contando com laminados que tragam cores neutras, como o branco.  

Depois, use e abuse da madeira. Ela é uma das suas principais aliadas na hora de complementar sua decoração com aspectos diferentes, principalmente em móveis ou objetos decorativos.  

E lembre-se: nada disso precisa ser perfeito, é justamente a imperfeição que garante o charme rústico do Estilo Escandinavo. 

Opte sempre por vasos e suportes para plantas com um ar mais antigo ou vintage, o que também pode ser aplicado para outros objetos, como seu tapete ou sua cortina, que devem possuir texturas marcantes ou rendas mais delicadas para finalizar seu ambiente. 

Veja também:  

 - Crie Uma Decoração No Estilo Industrial Com Nossas Dicas 

Gostou de conhecer mais sobre o estilo escandinavo? Não deixe de conferir as novidades no blog da Tegra. Temos certeza de que você irá adorar todas as dicas que separamos para você! 

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail


;