Encontre seu imóvel

Como diminuir o efeito da maresia nos móveis

dicasedecor

11/10/2022 • 11h07min

Confira os cuidados que você deve ter para proteger da maresia e garantir a longevidade dos móveis, estofados e eletrodomésticos.

Uma névoa fina e úmida, composta por gotículas de água do mar, sal e sujeira, conhecida como maresia, é o terror dos móveis de madeira, estofados e utensílios domésticos. Quem mora em cidades litorâneas sabe o desafio que é manter a limpeza e a durabilidade desses itens.

Neste artigo, reunimos alguns cuidados básicos para que você possa proteger os móveis, os estofados e os eletrodomésticos da maresia. Confira!

Afinal, o que é maresia

A maresia é o resultado da evaporação da água do mar, quando bilhões de minúsculas gotas de vapor sobem para o ar. Com a ajuda do vento, essa névoa úmida cheia de sal e sujeira chega às casas litorâneas e se acumulam nas superfícies.

Corrosão nos móveis de madeira

A maresia é um fenômeno inevitável nas regiões litorâneas e quem possui apartamento perto do mar precisa ter cuidados redobrados com os móveis de madeira. A exposição contínua à umidade causa deformidade nas fibras da madeira, um material poroso e extremamente absorvente. Com o tempo, as gotículas salgadas, que carregam também sujeira, podem causar mofo e mal cheiro.

Por isso, a escolha do móvel faz toda diferença. Para garantir longevidade, a melhor opção é  a madeira impermeabilizada ou envernizada. Além disso, é importante fazer a limpeza regularmente. Para manter preservado o acabamento de armários, portas e mesas, o óleo de peroba é uma ótima alternativa, além de acessível e fácil de encontrar.

No caso dos decks da varanda, área muito exposta ao sol, vento e maresia, a melhor opção para proteger a superfície é aplicar verniz naval/marítimo uma vez ao ano.

Como proteger o estofado da maresia

Uma fotografia mostrando metade do sofá, uma almofada no chão e cortinas no tom cinza claro

Não podemos esquecer que os tecidos também sofrem com a umidade e correm o risco de mofar, por isso, os estofados das poltronas, cadeiras e sofás devem ser revestidos com tecidos não permeáveis, como os materiais à base de poliéster.  

Se os estofados não possuem revestimento apropriado para evitar a umidade, existem produtos específicos que criam uma barreira capaz de proteger a superfície. É recomendado procurar empresas especializadas em impermeabilização de tecidos para fazer o serviço.   

Dica extra: Como proteger os eletrodomésticos da oxidação

Os eletrodomésticos devem ficar protegidos da exposição direta aos ventos do mar. Mantê-los em armários fechados e ter uma rotina de limpeza são ações que prolongam a vida útil desses objetos, mesmo aqueles compostos de materiais não corrosivos, como plástico e inox.

Usar desumidificadores na parte interna dos móveis pode ajudar a evitar o excesso de umidade e o mofo.

Materiais mais indicados para diminuir o efeito da maresia

A madeira sofre desgaste com a exposição à maresia, assim como os metais sofrem oxidação. Isso não significa que não se pode ter móveis e objetos de madeira na casa. Nesse caso, a solução é proteger a superfície com produtos impermeabilizantes. 

Agora, quando o assunto é o metal, o ideal é trocá-lo pelo inox, alumínio ou aço galvanizado. Mas nem sempre é possível fazer essa troca, como é o caso de pregos, parafusos e dobradiças. Geralmente, esses pequenos objetos de ferro são os primeiros a oxidar e acabam atrapalhando o uso do mobiliado. 

Como tirar a ferrugem 

Ao menor sinal de corrosão, é preciso agir rapidamente.

Confira o passo a passo:

- Para tirar ferrugem em pequenas superfícies, como dobradiças: use uma lixa fina própria para metais, retire a parte enferrujada do material, limpe qualquer pó com um pano e finalize com uma camada de esmalte incolor (usado para pintar unha). Desta forma, a ferrugem não irá se espalhar. É importante fazer a manutenção de limpeza com um pano seco para retirar a umidade do dia a dia.

- Para tirar corrosões maiores, como ferrugem em uma geladeira ou fogão, o ideal é contratar um profissional para a manutenção do equipamento.

Limpeza redobrada

Manter a limpeza em dia é essencial para manter a maresia longe. Quem mora em regiões litorâneas precisa ter uma rotina redobrada, afinal, a exposição à maresia é constante.

O acúmulo de sais, água e sujeira forma uma espécie de camada nos eletrodomésticos, móveis, sofás, cadeiras, portas, janelas e itens decorativos, por exemplo. Com o tempo, esses objetos perdem o brilho, além dos danos funcionais. 

No caso dos objetos de madeira, o ideal é usar um pano úmido com água e sabão neutro para higienizar as superfícies. É necessário usar um pano seco para finalizar, pois esse tipo de material não pode ficar molhado.

Já os eletrodomésticos podem ser limpos com a parte não abrasiva da bucha, água e detergente. Lembre-se sempre de consultar as orientações do manual do equipamento.

Receba nossas notícias e informações exclusivas no seu e-mail

Continue Lendo

Olá, eu sou a Clara!
Como posso ajudar?

Outros assuntos

Atendimento ao cliente, ouvidoria ou outros assuntos, acesse nossa página de contato.