Encontre seu imóvel

Pegboard: 10 ideias para você organizar e decorar a sua casa

dicasedecor

20/05/2022 • 14h56min

Tire suas dúvidas sobre Pegboard, o painel decorativo que traz um charme para qualquer ambiente. Acesse e confira!

Em tradução livre, a palavra “pegboard” vem do inglês peg + board, que significa pino + painel. Nada mais é do que um painel funcional perfurado que você pode colocar alguns ganchos, pinos ou prateleiras para organizar ferramentas, itens de cozinha, artesanato e plantas, por exemplo, além de servir para decoração de um ambiente

Como fazer um pegboard

Existem duas maneiras fáceis de fazer um pegboard. 

Fibra de madeira

A maneira mais fácil de fazer um pegboard é com uma chapa de fibra de madeira, que já vem com furinhos prontos para essa finalidade. Basta fixá-lo na parede com parafusos do tipo L. 

Chapa de compensado

Outra opção é a chapa de compensado, se você quiser personalizar a quantidade de perfurações no seu pegboard. É muito simples fazer os furos com uma furadeira e broca para madeira. Depois, é só fixá-lo bem na parede.

A seguir, alguns modelos para você se inspirar.

1. Organizador de utensílios na cozinha

Uma fotografia de uma cozinha moderna.O pegboard funciona muito bem na cozinha, como um painel multiuso para organizar os utensílios e deixar à mão o que você mais usa no dia a dia. Uma facilidade e tanto na hora de cozinhar. 

Uma fotografia de um pegboard na cozinha.Com os ganchinhos, é possível pendurar talheres, xícaras, panos de prato e até mesmo papel toalha, com o suporte adequado para ele.

Para a área da cozinha, prefira painéis de aço, plástico ou qualquer outro tipo de material impermeável para evitar danos pela exposição à água e à gordura.

2. Painel de recados no escritório

Uma fotografia de um painel no escritório. O que fazer com uma parede vazia no escritório? O pegboard é um jeito simples de dar um toque de decoração, além de ser muito útil para fixar recados. 

3. Ferramentas soltas? Nunca mais!

Uma fotografia de ferramentas no pegboardEssa é uma imagem que vale por mil palavras, não é? Organizar as ferramentas em um painel pode facilitar - e muito - na hora de encontrar o que se precisa. 

Embora as caixas sejam um ótimo recurso de organização, nem sempre são a melhor opção, como neste caso com peças de tamanhos e formatos diferentes. 

Além de otimizar espaços colocando as ferramentas em uma parede, ao separar visualmente cada tipo de ferramenta é possível perceber a falta de alguma peça. 

4. Pegboard minimalista

Fotografia de pegboard minimalista. Existem opções de pegboard modulares, ou seja, é possível montar pedaço por pedaço até ter o tamanho que se deseja. Se você quer um detalhe minimalista, um pequeno painel com poucos objetos pode servir bem ao seu propósito.

5. Pegboard colorido

Uma fotografia de um pegboard colorido. O pegboard pode dar aquele toque moderno na decoração, inclusive com itens que conversem com o restante do ambiente. Uma ideia para transformar uma simples parede em um ponto de atenção na medida certa. Para isso, uma boa saída é colocar um pegboard na mesma cor da parede.

6. Painel sustentável

Uma fotografia de um pegboard sustentável. Uma versão interessante de pegboard é o de madeira e com poucas perfurações, como neste exemplo. Nele, podem ser acomodadas algumas pequenas prateleiras e ganchos com o mesmo material, um estilo que remete ao natural e sustentável

É uma opção que pode ser feita sob medida por um marceneiro, se a madeira for muito densa. Basta ter o tamanho do painel que se deseja e a marcação dos furos. 

7. Charmoso painel verde

Uma fotografia de um painel charmoso. A versatilidade e as possibilidades de personalização fazem do pegboard um item curinga, que pode ser usado em todos os cômodos da casa cumprindo funcionalidades diferentes. Ele pode, inclusive, se transformar em um pequeno e charmoso jardim suspenso naquele cantinho perto da janela, trazendo mais verde para o ambiente.

8. Adeus linhas emboladas

Linhas de costura num pegboard. O pegboard tem realmente mil e uma utilidades. Se você acha que já viu todas as possibilidades, olha só esta ideia para organizar as linhas de costura, ideal para aquele espaço reservado especialmente para a atividade de costurar. Adeus linhas emboladas!

Fotografia de um pegboard num escritório home office.

9. Painel decorativo

Você já ouviu falar em decoração afetiva? Um jeito fácil de deixar a decoração de um ambiente mais interessante é dar vida às paredes da casa com itens que despertam memórias afetivas. 

Um pegboard pode ser perfeito para imprimir sua personalidade com objetos que contêm a história e os gostos de quem vive na casa.

Uma fotografia de um pegboard com chapéus pendurado. Nos últimos tempos, os chapéus de palha ganharam novas utilidades, diretamente das cabeças para as paredes das casas. Uma maneira prática e bem descontraída de dar um up no décor.

10. Pegboard para quarto de criança

Uma fotografia de uma criança mexendo no pegboard. Um jeito divertido de trabalhar a coordenação das crianças é montar um pegboard no quarto com os brinquedos preferidos delas. O legal é instalar o painel na altura delas para que possam retirar e colocar de volta os objetos.

Receba nossas notícias e informações exclusivas no seu e-mail

Continue Lendo

Olá, eu sou a Clara!
Como posso ajudar?

Outros assuntos

Atendimento ao cliente, ouvidoria ou outros assuntos, acesse nossa página de contato.