Encontre seu imóvel

As melhores plantas para ter no banheiro e na sala

dicasedecor

29/09/2022 • 16h20min

Saiba como escolher a planta ideal para decorar o seu banheiro e a sua sala de estar ou jantar. Confira as dicas!

O primeiro ponto de partida antes de escolher as plantas para qualquer ambiente é avaliar a luminosidade natural. A luz é muito importante para a sobrevivência das plantas e para o seu desenvolvimento. Sem luz, qualquer espécie não sobrevive em um curto prazo de tempo.

Desta forma, os espaços que não têm janela ou que são totalmente escuros não são apropriados para cultivar plantas. 

Outro ponto é avaliar a distância da entrada de luz. Quanto mais longe da janela a planta ficar, maior será a sua dificuldade de fazer a fotossíntese. O recomendado é evitar colocar as plantas a mais de três metros da janela

É importante avaliar três fatores antes de comprar plantas para decorar os ambientes do seu apartamento: a luz, a umidade e a temperatura. 

Neste artigo, você vai conhecer as melhores plantas para cultivar no banheiro e na sala de estar e/ou jantar do seu apartamento. Confira!

Plantas para banheiro

O banheiro pode deixar de ser um simples cômodo da casa com a utilização de plantas.  Elas trazem vida e alegria, e até melhoram a atmosfera do espaço.

As folhagens podem ser usadas conforme o tamanho do banheiro. Existem plantas que ocupam melhor o espaço de banheiros maiores e espécies que funcionam bem em espaços pequenos.

A luminosidade deve ser favorável ao desenvolvimento de folhagens dentro do banheiro. Além disso, é importante escolher as espécies que gostam de umidade, estas irão aproveitar muito bem o vapor de água que sai do banho. 

Samambaia Havaiana
Uma fotografia mostrando Interior elegante do banheiro com espelho redondo, bancada e uma samambaia pendurada.

A Samambaia Havaiana é uma boa escolha para ambientes internos como o banheiro. Por ser uma planta tropical, ela gosta de climas mais úmidos, mas não é fã de correntes de vento. O vaso deve ficar em um local com boa incidência de luz indireta, ou seja, onde o sol não chegue diretamente em suas folhas.

Por ser uma planta que gosta de umidade, é importante fazer regas frequentes, em pouca quantidade para que o substrato esteja sempre úmido, inclusive borrifando suas folhas. 

Jibóias

Uma fotografia mostrando parede branca em primeiro plano com planta em vaso, uma banheira e uma estante parecendo uma escada, banheiro brilhante clássico e uma planta jiboia pendurada

Outra planta muito comum para ser cultivada dentro do banheiro, pois se adaptam muito a esse cômodo, são as Jiboias.

O interessante dessa planta é a versatilidade que pode ser utilizada na decoração: em vasos suspensos, para formar cascatas de folhas lindamente pendentes ou cultivá-las com apoio de um tutor (uma espécie de estaca de xaxim) para crescerem “em pé” no vaso. 

Da família das trepadeiras, as Jiboias se tornaram famosas na decoração estilo “urban jungle” nos apartamentos, justamente pelo fácil cultivo e resistência em ambientes com pouca intensidade de luz. Para a rega, se o substrato ainda estiver úmido, não há necessidade de molhar a planta. 

Por ser uma planta que não gosta de temperaturas baixas, a Jiboia se adapta bem em ambientes mais quentes como o banheiro, que acaba tendo variação de temperatura pelo uso do chuveiro. 

Lírios da Paz

Uma fotografia mostrando Lindas plantas verdes perto da pia do vaso na bancada do banheiro

A elegância do Lírio da Paz chama a atenção na decoração de ambientes, ainda mais nas versões mais voluptuosas da espécie. Mas há também opções menores para ambientes pequenos, conhecidas como a versão miniatura do Lírio. A escolha vai de acordo com a composição e tamanho do banheiro.

Apesar de ser uma planta de meia sombra, a falta de luminosidade pode afetar o desenvolvimento do Lírio. Como saber se a luminosidade está adequada? Se ela não florescer, precisa de mais luz. Uma dica é levar o vaso para tomar um banho de sol pela manhã e conferir se o substrato está sempre úmido, mas não encharcado.

Plantas para sala de estar e/ou jantar

Aqui estão as melhores plantas para ambientes mais sombreados, como a sala de estar ou jantar. Vale ressaltar que locais sombreados são aqueles bem iluminados, com luz natural indireta.

Aglaonema
Uma fotografia mostrando Plantas de casa exóticas com belas folhas e escada decorativa perto de parede leve dentro de casa

De origem asiática, a Aglaonema possui folhas de beleza exuberante, que mesclam o verde com tons rosados ou manchas brancas. Tem uma ampla variedade de espécies, como a Aglaonema Crispum, a Commutatum, a Iawan, a Rosa e a Vermelha.

É um tipo de planta que, quanto mais iluminação receber, mais forte serão suas cores. Esse é um importante sinal de que você escolheu o lugar adequado para ela. De fácil manutenção, não precisa de rega frequente, porque suporta bem climas secos. 

Como saber se a Aglaonema está recebendo muita água? Com excesso de água, o solo fica encharcado e a planta começa a apresentar um tom amarelado nas folhas. O ideal é deixar o substrato secar entre as regas.

Philodendron Brasil

Uma fotografia mostrando grupo de plantas de casa em vaso de philodendron Brasil crescendo em uma escada encostada em uma parede.

Uma espécie da família botânica Araceae, repleta de gêneros de cultivo ornamental, as lindas folhagens marmorizadas entre verde claro e escuro da Philodendron Brasil se destacam em meio a outras plantas. 

Cultivada principalmente em ambientes internos, mais sombreados, a Philodendron se assemelha com a Jiboia e a Peperômia, e até mesmo por isso é comumente confundida com essas espécies. A diferença está na delicadeza das folhas, mais macias, maiores e firmes, com um pronunciado formato de coração.


Gostou dessas dicas? Não deixe de navegar aqui pelo blog para conferir outros posts que falam sobre plantas para apartamentos. 
 

Receba nossas notícias e informações exclusivas no seu e-mail

Continue Lendo

Olá, eu sou a Clara!
Como posso ajudar?

Outros assuntos

Fornecedor | Corretor | Atendimento ao Cliente
ou outros assuntos, acesse nossa página de contato.