Encontre seu imóvel

Conheça os bairros mais seguros de SP

lifestyle

10/02/2023 • 09h00min

Pensando em mudar de bairro? Confira os mais seguros de São Paulo

Pretende comprar um imóvel na cidade de São Paulo? Encontrar a sua casa dos sonhos na maior metrópole do Brasil é uma tarefa que exige pesquisa, afinal, estamos falando de mais de 90 bairros divididos entre as zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Central. 

É comum começar as buscas pelo tamanho do imóvel, quantidade de quartos e demais ambientes, bem como as vantagens incluídas no condomínio, como tipos de lazer, tecnologia, comodidades e segurança.

Além desses itens, é fundamental pesquisar sobre a segurança do entorno, conhecer a infraestrutura do bairro, analisar a vizinhança - se é barulhenta e/ou perigosa, por exemplo – e consultar estatísticas do local. 

Conhecer os prós e contras do bairro é um cuidado importante antes de comprar um imóvel. Uma dica é procurar informações em notícias recentes sobre a região e também indicadores que avaliam a segurança, como o Índice de Exposição aos Crimes Violentos (IECV), do Instituto Sou da Paz, que lista e classifica os bairros mais seguros de São Paulo.

Outra forma de pesquisar dados é pela plataforma soudapazanalise.org que possibilita realizar análises e cruzamentos a partir dos dados oficiais publicados mensalmente pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo.

Quais os bairros mais seguros para morar em São Paulo?

Pela plataforma do Instituto Sou da Paz é possível comparar diversos índices por distritos policiais dos bairros, como total de ocorrências, roubo e casos de homicídio. 

O ranking de delegacias considera a taxa de ocorrências por 100 mil habitantes nos últimos 5 anos. Quanto maior a posição no ranking, maior é o registro de ocorrências.

Confira abaixo alguns dos bairros mais seguros de São Paulo (considerando a posição no número total de ocorrências) e conheça as características principais de cada região.

Perdizes

Perdizes é um bairro tradicional e bastante valorizado na Zona Oeste, com um entorno repleto de infraestrutura. O comércio local permite chegar a lojas, farmácias, agências bancárias e supermercados, muitas vezes apenas caminhando. A região tem conexões com importantes avenidas que levam para diversos bairros da cidade - como Pinheiros, Jardins e Higienópolis, além de estações de metrô ao redor.


O charme de Perdizes encontrou a funcionalidade de um empreendimento moderno como o Ode Perdizes, com ambientes inteligentes e múltiplas funcionalidades para que o seu espaço seja prático sem deixar de ser completo. 

Moema

A região de Moema tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade. Com suas ruas planas, é possível encontrar variados serviços em uma distância relativamente curta e realizar as atividades andando, de bicicleta (utilizando as ciclovias) ou de carro. 
 
A localização garante fácil acesso por grandes avenidas, como Indianópolis, Santo Amaro e Hélio Pellegrino. Além da proximidade do Aeroporto de Congonhas, o bairro conta com a linha 5 Lilás do Metrô e um amplo corredor de ônibus na Avenida Ibirapuera.


A área mais nobre de Moema, na emblemática Avenida Bem-te-vi, 221, recebe um empreendimento diferente de tudo que você já viu. Sofisticado e integrado à natureza, assim como o bairro, o Bem Moema chega para aqueles que buscam exclusividade.

Brooklin

Se existe um bairro que une praticidade com qualidade de vida, é o Brooklin. A região oferece muitas opções para ir e vir, além de estar cercado de conveniência. Por lá, é possível fazer muita coisa sem tirar o carro da garagem, além do fácil acesso a vias importantes, como a Marginal Pinheiros e Avenida Santo Amaro, a região é bem abastecida por transporte público, com diversas linhas de ônibus e estações de metrô no entorno.


É nesta localização privilegiada que está o Neo Brooklin, um empreendimento com lazer completo e sofisticado, com piscina, fitness center e muito mais, e os espaços compartilhados são modernos, conectados com novas formas de viver.

Lapa

O bairro da Lapa é daqueles lugares onde a tradição convive harmoniosamente com a modernidade, onde casarões residenciais que remetem à São Paulo antiga dividem espaço com empreendimentos de alto padrão, cercados de padarias, farmácias, grandes redes de supermercados, barzinhos, restaurantes e escolas. 

A região vive uma transformação urbana importante, com a ligação viária Pirituba-Lapa, que irá facilitar a interligação dos bairros da margem norte do rio, bem como a criação da primeira Rua Jardim de São Paulo, que irá valorizar ainda mais a Lapa, gerando mais mobilidade e qualidade de vida. É nessa região que nasce o Caminhos da Lapa, um projeto totalmente planejado.

Mooca

Um dos bairros mais tradicionais de São Paulo, na Mooca é muito comum encontrar ruas charmosas que lembram cidades do interior, com atmosfera bem acolhedora, muito próximas a avenidas movimentadas, como a famosa Paes de Barros.
 
Uma região também conhecida pelas tradições italianas, com as diversas cantinas, restaurantes e pizzarias, além de um entorno repleto de infraestrutura, com hospitais, colégios, faculdades, shoppings, supermercados e comércios.

Existem muitas vantagens em morar na Mooca. Além de ser um bairro acolhedor, cheio de charme e história, está muito próximo ao centro da cidade tendo grandes avenidas no entorno, como a Radial Leste e a do Estado. O TEG Mooca está localizado na região tradicional, a poucos metros da estação Bresser-Mooca. 

Receba nossas notícias e informações exclusivas no seu e-mail

Continue Lendo

Olá, eu sou a Clara!
Como posso ajudar?

Outros assuntos

Atendimento ao cliente, ouvidoria ou outros assuntos, acesse nossa página de contato.