Encontre seu imóvel

Como é morar em Perdizes?

lifestyle

27/11/2023 • 10h45min

Tudo que você precisa saber sobre o bairro Perdizes em São Paulo

Localizada na zona oeste, Perdizes é uma das regiões mais nobres e tradicionais da capital paulista. Basta caminhar pelas ruas arborizadas e tranquilas para se encantar com o charme das ladeiras repletas de histórias e em sintonia com a vida moderna.

Neste artigo, selecionamos as principais características do bairro. Confira!

Como surgiu o bairro?

A história do bairro começou por volta de 1850, quando os primeiros moradores se instalaram em uma grande chácara nas proximidades do Pacaembu. Depois de algum tempo, a propriedade foi loteada e vendida, dando origem ao bairro que conhecemos hoje como Perdizes. 

Por ser uma área repleta de perdizes, uma espécie de ave, ficou conhecida como "campo dos perdizes", mas só em 1897 foi oficializada como um bairro na planta da cidade de São Paulo.

Como é a infraestrutura do bairro Perdizes?

Uma das infraestruturas mais completas da cidade, com diversidade de comércios e serviços. É possível encontrar locais modernos, que acompanham as demandas da vida contemporânea, e locais tradicionais, que preservam suas raízes e a história da região.

Entre ladeiras, ciclovias, feiras, bares, restaurantes, parques e galerias, Perdizes é conhecido como um bairro acolhedor, e tem o terceiro melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da capital paulista. 

A apenas cinco quilômetros do centro, é vizinho dos bairros Sumaré, Pacaembu e Vila Pompéia, o que garante ainda mais opções a poucos minutos de distância. 

Transporte

Quando o assunto é mobilidade urbana, uma das principais vantagens é a localização estratégica que permite deslocamento fácil pelas avenidas Sumaré, Pacaembu e Francisco Matarazzo a regiões centrais, como República, Consolação e Paulista. 

Outra vantagem é o acesso às linhas vermelha e verde do metrô, duas das principais com ligações a outras linhas de metrô e da CPTM. No bairro Perdizes, estão as estações Barra Funda (linha vermelha e terminal rodoviário) e Sumaré (verde), e em construção a estação Perdizes (linha laranja). 

Lazer

Quanto ao lazer, Perdizes possui opções para todos os gostos e idades. 

- Parques: com jeitinho de fazenda, o Parque da Água Branca oferece aulas de equitação, parque de leitura, playground infantil e aquário. Tudo isso com galos, galinhas e pintinhos soltos pelo local e que divertem as crianças. Quem prefere esportes radicais pode frequentar o Parque Zilda Natel, que oferece pistas de skate e patins com obstáculos de diversos níveis.

- Allianz Parque e Pacaembu (Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho): os amantes de futebol contam com dois estádios próximos que também são espaços de eventos e grandes shows musicais.

- Museu: dentro do Pacaembu está o Museu do Futebol, que sempre tem uma exposição interativa aberta ao público. Outras opções são o Museu das Invenções, Museu da Gravura Brasileira, Museu da Cultura (mantido pela PUC) e o Museu de Arte Brasileira (mantido pela Faap).

- Teatro: entre os mais próximos, estão o Tuca, Tucarena, Viradalata, Faap, UOL e Bradesco, com estilos variados, que vão de peças de vanguarda a grandes produções. 

- Shoppings: Pátio Higienópolis, Bourbon Pompéia e West Plaza são opções próximas e agregam dezenas de serviços e ótimas salas de cinema. 

- Sesc Pompéia: projetado por Lina Bo Bardi, reúne as principais tendências culturais da cidade, com exposições, peças e intervenções adultas e infantis. 

- Ciclovia: uma extensa ciclovia divide ao meio a avenida Sumaré e tem se tornado um símbolo do bairro. 

Gastronomia

A oferta de restaurantes de diversas especialidades vem crescendo ao longo dos anos na região. Atualmente, é possível experimentar deliciosos pratos culinários da gastronomia alemã, tailandesa, árabe e italiana, por exemplo. Além disso, não faltam opções de lanchonetes, padarias, pizzarias e bares. 

Educação

Existem diversas opções de colégios privados para os ensinos infantil, fundamental e médio, além de faculdades e cursos técnicos. 

- Entre os colégios, podemos citar como exemplos o Objetivo, Santa Marcelina, Pentágono, Alfredo Castro e São Domingos; 

- Entre as escolas de ensino superior, estão a Pontifícia Universidade Católica (PUC), Faculdade Santa Marcelina, Centro Universitário São Camilo, Instituto Educacional Oswaldo Cruz e Uninove; 

- Entre as escolas de idiomas, estão o Centro Britânico Idiomas, CCAA, Wise Up, It's Cool, Red Balloon e Chez Soi Francês.

Saúde

É sempre bom saber que se pode contar com serviços de saúde perto de casa. Em Perdizes e nas proximidades, há farmácias, clínicas, laboratórios e hospitais em abundância. 

É possível encontrar unidades dos hospitais Sírio Libanês, São Camilo, Einstein, HC/FMUSP - Faculdade de Medicina da Universidade de SP, entre outros.

4 motivos para morar em Perdizes

1 - Localização privilegiada

Acesso a grandes avenidas da cidade e facilidade de deslocamento seja de carro ou transporte público. Vizinho a importantes bairros, tais como Barra Funda, Sumaré, Água Branca, Vila Pompéia e Pacaembu.

2 – Boa infraestrutura

Com escolas, hospitais, clínicas, supermercados, padarias, restaurantes, lojas, farmácias, clínicas, hospitais, entre outros comércios e serviços. É possível resolver as pendências do dia a dia sem precisar sair do bairro.

3 - Qualidade de vida

Proporciona um estilo de vida com acesso a espaços culturais e de lazer; mobilidade urbana; menos tempo no trânsito; facilidades para resolver as pendências do dia a dia sem sair do bairro; tranquilidade e segurança.

4 - Empreendimentos de qualidade para morar ou investir

Perdizes abriga apartamentos e studios modernos e completos, localizados nos melhores pontos, próximo a shoppings, parques, metrôs e serviços. Confira uma seleção da Tegra Incorporadora:

Gravura Perdizes - Em construção
Aptos. de 157m²

Fotografia do apartamento decorado do Gravura Perdizes.

O Gravura Perdizes está localizado em uma área residencial tranquila, com bastante verde e com o privilégio de estar a 350m da estação Vila Madalena. Saiba mais sobre este empreendimento.

Ode Perdizes - Em construção
Aptos. de 156m²

Fotografia do apartamento decorado do Ode Perdizes.

Localizado na rua Bartira, uma das mais emblemáticas do bairro, por sua extensão e pela presença de colégios, bares e restaurantes famosos. Saiba mais sobre este empreendimento.
 
Soma Perdizes - Em construção
Studios e aptos. de 1 dormitório

Fotografia do apartamento decorado do Soma Perdizes.

Um empreendimento mixed-use, prático e funcional, com lazer elevado no rooftop. Saiba mais sobre este empreendimento.

Lira Perdizes - Em construção
Studios de 22m² 

Perspectiva ilustrada do Lira Perdizes.

Sinônimo de exclusividade, um projeto que combina o bem-estar das modernas áreas de lazer com a qualidade de vida de um bairro bem estruturado. Saiba mais sobre este empreendimento.
 

Receba nossas notícias e informações exclusivas no seu e-mail

Continue Lendo

Olá, eu sou a Clara!
Como posso ajudar?

Outros assuntos

Fornecedor | Corretor | Atendimento ao Cliente
ou outros assuntos, acesse nossa página de contato.