Encontre seu imóvel

Pompeia SP: Saiba tudo sobre o bairro

lifestyle

16/02/2023 • 09h00min

Conheça a história e as principais características do bairro Pompeia de São Paulo

Localizado na Zona Oeste de São Paulo, a Pompeia é um bairro arborizado, com localização estratégica, e fácil acesso a qualquer canto da cidade pelas marginais e grandes avenidas.

Abriga uma ampla vida cultural, com o famoso Sesc Pompeia, além de praças, parques, teatros, shoppings e estádios de futebol. 
Vizinho de bairros como Perdizes e Lapa, que também apresentam bons roteiros de diversão e gastronomia, a Pompeia é uma região estratégica para deslocamentos e bastante valorizada.

Confira algumas curiosidades da Pompeia.

História da Pompeia SP

Quem conhece a Pompeia como é hoje não imagina a história por trás da sua criação. Muitos bairros foram desenvolvidos a partir da ocupação predominante da época no local, como os cafezais e engenhos, as olarias e as fazendas, por exemplo. 

A história da Pompeia, bairro localizado na Zona Oeste de São Paulo, envolve planos ambiciosos de um empresário, homenagem a uma mulher e o fomento às indústrias da região. Tudo indica que a Pompeia teve início entre os séculos XIX e XX, a partir da compra da fazenda Bananal por Rodolpho Miranda, dono da Companhia Urbana Predial.

O que se sabe é que, em meados da década de 1910, o empresário comprou uma extensa área de terras com o objetivo de construir um bairro para a classe média paulista, em uma época de industrialização na cidade. E foi o que fez: abriu ruas, loteou terrenos e construiu uma grande avenida até a linha de bondes de Água Branca.

A oferta de empregos no polo industrial da região foi o grande atrativo para centenas de famílias, entre imigrantes italianos, portugueses, espanhóis, japoneses e alemães que começaram a ocupar os loteamentos. 

E o nome? Alguém deve ter perguntado a Miranda como se chamaria aquele novo bairro. Ele resolveu homenagear sua esposa, Aretusa Pompeia, e batizou a região com o nome dela. 

Por que morar no bairro da Pompeia?

Entre os bairros Perdizes, Água Branca, Lapa e Sumaré, está a Pompeia, um pedaço de São Paulo repleto de facilidades para o bem viver do paulistano, que preza por qualidade de vida e não abre mão de morar em um bairro desenvolvido.

Principais características do bairro

Vida tranquila mesclada à modernidade

Como parte do distrito de Perdizes, a região apresenta um dos melhores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), sendo uma excelente opção para quem busca uma vida tranquila mesclada à modernidade.

É possível sentir um pouco da história preservada nas casas tradicionais e ruas de paralelepípedo ainda presentes por ali, dividindo espaço com prédios novos e sofisticados, em uma região conhecida pela intensa atividade cultural e comercial.

Localização dos sonhos

O bairro da Pompeia tem uma localização muito desejada pela proximidade ao centro da cidade, cerca de 35 minutos de distância, e às saídas para as marginais Pinheiros e Tietê. Ao olhar a região no mapa, é possível entender como a localização é realmente estratégica, cercada de facilidades e deslocamento acessível para qualquer canto da cidade.

Com aproximadamente 3 quilômetros de extensão, a Avenida Pompeia cruza a Avenida Francisco Matarazzo e interliga a Avenida Nicolas Boer a Marquês de São Vicente, na Barra Funda. Leva 10 minutos para chegar à Marginal Tietê e 15 minutos à Marginal Pinheiros.

O que fazer na Pompeia SP

Lazer garantido

O bairro da Pompeia é um lugar arborizado, com excelentes espaços verdes para curtir e fazer atividades ao ar livre, como a Praça Homero Silva, conhecida também como Praça da Nascente. Outra opção próxima à região é o Parque da Água Branca, um refúgio para muitas pessoas, sendo um dos pontos mais recorrentes de feiras de artesanato, feiras naturais, exposições e muito mais.

O local conta com uma grande área de hipismo para andar a cavalo, assim como parquinhos, carrossel, lagos para peixes, pula-pula e diversos animais soltos pelo lugar, como patos e gansos. O cenário perfeito para fazer piqueniques nas áreas verdes.

O Sesc Pompéia, um dos centros culturais e esportivos mais queridos da região, realiza grandes eventos e é referência na arquitetura da cidade. O prédio era uma antiga fábrica reformada pela renomada arquiteta Lina Bo Bardi. O Shopping Bourbon e a Allianz Arena completam o lazer do bairro, com opções de entretenimento para toda a família.

Gastronomia para todos os gostos

Pelo histórico de imigrantes da região, é possível encontrar uma riqueza de sabores de diversas espacialidades: alemã, tailandesa, árabe, italiana, lanchonetes, pizzarias e muito mais. O Degas Pompéia, fundado por um imigrante português, diz ter o melhor filé parmegiana de São Paulo, gratinado no forno a lenha, uma tradição de 40 anos.

O Piracás Bar e Gastronomia dispõe de um cardápio contemporâneo, com pratos elaborados e apresentação de encher os olhos, destaque para burrata, croquetas, tartar de salma~o e risoto trufado com filé mignon, além de drinks que são sucesso da casa.

Entre as opções mais sofisticadas, o Des Cucina é um bistrô refinado especializado na culinária italiana. Já o Petí Gastronomia traz a gastronomia contemporânea nos pratos e o Ecully apresenta criações com raiz francesa e influências brasileira e italiana.

Para petiscar no melhor estilo comida de boteco, vale sentar nas mesinhas da calçada do Petiskin do Bob para sentir o clima aconchegante do bairro da Pompeia. Serve polvo a vinagrete, camarão alho e óleo, além de moquecas e pratos típicos, como pirão e banana da terra grelhada.  

Receba nossas notícias e informações exclusivas no seu e-mail

Continue Lendo

Olá, eu sou a Clara!
Como posso ajudar?

Outros assuntos

Fornecedor | Corretor | Atendimento ao Cliente
ou outros assuntos, acesse nossa página de contato.