10 Dicas para decorar apartamentos pequenos e otimizar espaços | Blog Tegra
Não foi possível detectar sua localização. Selecione um estado de seu interesse para ver as melhores ofertas. X

Blog da Tegra

10 Dicas para decorar apartamentos pequenos e otimizar espaços

Os apartamentos com menos de 45m² já correspondem a mais de 40% das unidades.

15/05/2018 • 00h00min • EM DICAS & DECORAÇÃO

Os apartamentos com menos de 45m² já correspondem a mais de 40% das unidades lançadas na cidade de São Paulo, segundo dados do Secovi-SP, órgão que representa o setor imobiliário. A procura por imóveis menores vem aumentando significativamente ao longo dos anos e reflete um novo estilo de vida que se espalha pelo país.

Seja pelo preço mais acessível, seja por uma localização privilegiada ou seja pela maior praticidade, os apartamentos pequenos estão em destaque, especialmente em grandes cidades. Ainda que o espaço seja pouco - o que pode parecer um problema para a mobília e decoração -, não faltam opções de como montar um ambiente aconchegante, funcional e cheio de estilo.

Profissionais do ramo estão cada vez mais preparados para criar projetos especiais para espaços reduzidos, mas se você deseja fazer tudo isso sozinho, não tem problema. Abuse da criatividade e tenha bom senso para deixar o seu espaço bonito e prático. O lema é escolher os móveis para aproveitar bem o espaço, sem atrapalhar a circulação e a decoração deve ser pensada para trazer harmonia e equilíbrio para o ambiente.

Aqui, separamos 10 dicas simples para você decorar o seu apartamento e otimizar cada centímetro do seu imóvel. Confira!


Aproveite os espaços verticais e não tenha medo de usar as paredes


Uma ótima maneira de otimizar o espaço é verticalizar o ambiente: já que não temos muito espaço horizontal disponível, vamos explorar o vertical. Isso ajuda a encontrar lugares para guardar coisas, decorar e até mesmo criar elementos visuais esteticamente interessantes.

Nessa linha, as paredes são as nossas melhores aliadas. Tire tudo o que puder do caminho e pendure nelas. Estantes, prateleiras, armários, quadros e outros acessórios podem ser suspensos, economizando espaço. Eles ainda são úteis para guardar seus objetos e dão um toque de originalidade ao ambiente.

Até a TV pode ser suspensa. Quando embutida em um painel na parede, dispensa mobílias de suporte, como racks, e abre espaço para outros equipamentos.

Use e abuse da paredes de forma inteligente, o ambiente fica mais limpo e melhor aproveitado.

Ainda, se tiver altura suficiente, considere a possibilidade de um mezanino. Pode agregar um lugar a mais no seu imóvel. E se o pé direito do mezanino não ficar muito alto, ele pode ser usado como dormitório para a altura do teto mais baixa que o normal não incomodar.


Elimine divisórias entre os cômodos


Integrar os cômodos é uma forma bastante eficiente de otimizar o espaço. Isso poupa o espaço ocupado das paredes e deixa o lugar maior.

Alguns exemplos mais comuns são a união da sala com o quarto, da cozinha com a sala e da lavanderia com a cozinha. Mas você pode, e deve, usar a sua imaginação para eliminar as divisórias do seu imóvel de acordo com a disposição dos cômodo. A única regra é criar o elementos de integração e fazer com que os cômodos conversem entre si.


Invista em uma boa iluminação


Um ambiente como pouca iluminação parece ainda menor do que realmente é. Evite isso e faça uso de uma boa luz para ampliar o seu apartamento.

A principal dica é aproveitar a iluminação natural. Explore a luz do dia que entra por cada janela, use cortinas e venezianas leves e claras, e evite que estantes ou outros móveis bloqueie a incidência de luz.

Se mesmo assim, você sentir necessidade de luz artificial, dê preferência para a indireta. Embora a luz branca direta amplie os ambientes, ela também os torna frios e com aspecto muito estéril. Para garantir um tom aconchegante e intimista, crie um jogo de luz, com pontos de luz amarela espalhados que destaquem cantos e objetos.


Use móveis para dividir cômodos


Se você não curte a ideia de deixar o seu quarto junto com a sala, pense em usar móveis para manter a separação. É possível usar estantes vazadas, balcões e muito mais para delimitar cada espaço, trazendo, ao mesmo tempo, privacidade e praticidade.


Considere móveis planejados e multiusos


Embora sejam mais caro que os móveis de pronta entrega, os planejados são ideais para otimizar o seu espaço. Vale a pena fazer uma cotação e investir neles, o resultado é um imóvel perfeitamente mobiliado, com o máximo de aproveitamento.

E já que os móveis serão feitos sob medida para a sua necessidade, pense em como torná-los 2 em 1, práticos e funcionais. Sofás que viram camas, mesas de centro com baú, mesas de abrir, escadas com gavetas, camas com baú…

São muitas as opções de móveis que possuem mais de uma utilidade. Você pode procurar por eles prontos ou mandar fazer de acordo com o que você precisa e imagina.


Use espelhos


O que parece uma dica boba é capaz de verdadeiros milagres. Os espelhos criam jogos visuais bem bacanas e praticamente dobram a amplitude do local. Abuse deles em paredes inteiras, na vertical ou na horizontal, nas portas dos armários e até mesmo nos móveis, como em aparadores e mesas de centro.

Se ficar com medo de arriscar em peças muito grandes, faça composições com espelhos menores espalhados para conferir mais leveza e suavidade.

Além dos espelhos, você também pode apostar em outras superfícies reflexivas. Vidro, laca e fórmica, por exemplo, cumprem legal o papel de refletir e ampliar o ambiente.

Troque as portas comuns pelas corrediças


Diferentemente das portas tradicionais, as portas de correr não ocupam espaço e otimizam a circulação, por isso, são uma ótima opção para apartamentos pequenos.

Pense na varanda, nas janelas, nos armários e no banheiro e considere substituir as suas portas pelas corrediças. Os materiais são os mais diversos: as portas de correr podem ser de vidro, vidro fosco, madeira, espelho (item anterior, lembra?). A escolha varia de acordo com a decoração do ambiente.

Além disso, as portas de correr podem ter papel essencial na integração de ambientes (primeiro item), ampliando o espaço e melhorando a circulação. A sua flexibilidade permite que se abram ou fechem espaços de acordo com a ocasião. Por exemplo, quando recebemos visitas, podemos simplesmente fechar os ambientes íntimos, escondendo a bagunça e preservando a intimidade.


Invista em objetos de decoração funcionais


É possível utilizar objetos rotineiros da vida doméstica, como eletrodomésticos e caixas, para compor a decoração do lugar. Muitas marcas têm investido em design e cores mais interessantes que vão além da funcionalidade do produto, transformando-no em objetos de decoração.

Você também pode usar os objetos comuns. Já pensou, por exemplo, em deixar à mostra suas canecas mais legais? Ou até mesmo pendurá-las na parede? As ideias são infinitas, basta usar a imaginação.


Aposte no cooktop


Essa dica é especial para a sua cozinha, mas já ajuda bastante a economizar espaço. Trocar o seu fogão tradicional por um fogão cooktop é uma ótima estratégia para economizar espaço ou melhorar a sua disposição. Com ele, você separa o fogão do forno e aloca cada um da melhor melhor maneira.


Aproveite cada centímetro


Um grande problema é encontrar espaço para armazenar todos os nossos pertences. E não estamos falando só de roupas, não. Uma casa exige muitas outras coisas que ocupam espaço como roupas de cama, panelas, produtos de limpeza, eletrodomésticos, produtos de higiene pessoal, documentos e muito mais.

Para conseguir armazenar tudo isso, utilize cada cantinho do seu apartamento. Coloque armários nas quinas, prateleiras nos cantos, até penduradores de bolsa e casacos ajudam na organização.

Gostou da dica? Quer saber mais?

Não deixe de conferir nenhuma novidade no novo blog da Tegra. Temos certeza que você irá se surpreender!


Chat
Olá! Como podemos te ajudar?
Quero comprar um Tegra Já sou cliente Quero trabalhar na Tegra Quero ser fornecedor
Ligue e fale com um corretor Tegra
11 3197-2990
Whatsapp
E-mail
Chat