Encontre seu imóvel

Como deixar seu apartamento Studio organizado

dicasedecor

26/10/2022 • 12h00min

Veja dicas de especialistas de como deixar seu apartamento Studio mais organizado.

 

Quando o assunto é apartamento pequeno, cada centímetro conta. Desde a planta à decoração, o planejamento de Studios de 25 m² ou 30 m², por exemplo, é muito diferente de imóveis com metragem maior.

Um projeto bem planejado, com cada espaço pensado para aproveitar ao máximo a metragem, ajuda a manter o apartamento organizado. 

Neste artigo separamos algumas dicas de especialistas para ajudar você a pensar estrategicamente na organização e decoração do seu apartamento Studio. Confira!  

Aproveite bem as paredes do Studio

Tudo que for possível elevar, deve ser elevado. Esse é um verdadeiro mantra da organização de espaços pequenos. Uma boa estratégia é elevar o máximo os objetos para deixar a circulação fluir. Ou seja: mais do que nunca as paredes são as grandes aliadas. A dica é olhar para as paredes como uma extensão do chão. 

Vamos pensar que as paredes são um painel de possibilidades para abrigar objetos, seja dentro de armários e nichos embutidos, sob prateleiras ou ganchos. Não vale a pena ocupar a área de circulação com elementos que podem ser suspensos. Vamos dar alguns exemplos baseados em projetos de grandes designers de interiores. 

Nichos embutidos

A técnica de criar um nicho embutido na parede é excelente para reduzir a ocupação espacial e ganhar alguns centímetros. É importante ter o acompanhamento técnico para realizar esse tipo de modificação no projeto. Explicando de um jeito simples, é preciso abrir um buraco na parede para que seja possível criar essa retração.

Onde colocar nichos embutidos 

Vale pensar onde seria interessante embutir móveis e elementos para conseguir melhorar a circulação e os espaços disponíveis. Um ambiente bastante comum é o banheiro, como um suporte para colocar os itens de banho – como xampu, condicionador e sabonete - na área do box.  

Uma imagem mostrando nichos embutidos em apartamento Studio

Neste banheiro do decorado do Soma Perdizes, o projeto de decoração traz uma solução inteligente para aproveitar o local da viga com a instalação de um armário embutido.

Outra possibilidade é usar na parede da televisão, pois, dependendo da espessura, o aparelho pode ficar muito projetado “para fora”. Se ficar em uma área de circulação, pode ser até perigoso ter que se desviar do aparelho. Dentro de um nicho embutido, a TV fica com uma retração que minimiza esse problema, fora que deixa o espaço mais confortável. 

Móveis sob medida 

Não tem opção melhor para aproveitar estrategicamente cada metro quadrado de um Studio do que os móveis planejados. Isto porque eles são personalizados justamente para ocupar os espaços da melhor forma possível. 

Quem não abre mão de ter tudo no lugar, deve apostar no mobiliário sob medida que podem ser produzidos de acordo com as necessidades e hábitos de vida dos moradores. O primeiro passo é analisar o que a mobília precisa ter para deixar o ambiente agradável, funcional e bonito.

Neste exemplo, temos o Studio decorado do Zahle, um empreendimento Tegra na região dos Jardins, em São Paulo. A cozinha ficou extremamente otimizada neste projeto que trouxe as prateleiras como elemento-chave na organização.

Uma figura mostrando móveis sob medida em apartamento studio

Neste outro ângulo do decorado temos a visão do guarda-roupa planejado, ocupando a área do hall de entrada. Os móveis sob medida favorecem o ganho de espaço do chão ao teto.
Uma imagem mostrando um guarda-roupa planejado

Estante divisória

A estante divisória é um clássico no quesito aproveitamento e delimitação/setorização de ambientes. Essa dupla função permite organizar e coordenar visualmente elementos em espaços pequenos, como neste decorado do DSG Itaim.

Uma figura ilustrando uma estante divisória em apartamento studio

Já no Studio decorado do empreendimento D’Oru Vila Nova Conceição é possível observar o toque decorativo que a estante divisória proporciona ao ambiente. Além de separar o quarto da sala, as prateleiras podem ser usadas para organizar objetos.

Uma imagem mostrando estante divisória no ambiente

Armários fechados

Há um provérbio que diz “o que os olhos não veem, o coração não sente”. Parafraseando para a próxima dica de organização para apartamentos pequenos, seria o equivalente a “o que os olhos não veem, não fazem ideia do que tem dentro do armário”. 

Brincadeiras à parte, é mais ou menos com essa ideia que os armários fechados trabalham a favor da organização e se tornaram a escolha unânime em projetos de Studios. Além de passar a impressão de que tudo está no lugar, as portas fechadas decoram e transmitem uma sensação de uniformidade, como podemos ver neste decorado do Ária Higienópolis.

Uma figura ilustrando armários fechados em um apartamento studio

Dicas para manter o apartamento organizado

Um projeto bem planejado, com cada espaço pensado para aproveitar ao máximo a metragem, ajuda a manter o apartamento organizado. Entretanto, é importante também manter hábitos de organização no dia a dia. Confira algumas dicas básicas:

- Setorize tudo: roupas, utensílios de cozinha, materiais de escritório, alimentos, itens de higiene, limpeza, entre outros, devem ser organizados por categoria. Dedique partes de armários e/ou prateleiras para cada tipo de setor. Exemplo: as blusas devem ser agrupadas e guardadas separadas das calças.

- Evite juntar coisas que não vai usar: separe um dia para avaliar os itens que você pode desapegar. Uma dica é dividir em três categorias: o que não serve para doar e irá para o lixo; o que irá para doação; e o que fica.
 

Receba nossas notícias e informações exclusivas no seu e-mail

Continue Lendo

Olá, eu sou a Clara!
Como posso ajudar?

Outros assuntos

Atendimento ao cliente, ouvidoria ou outros assuntos, acesse nossa página de contato.