Não foi possível detectar sua localização. Selecione um estado de seu interesse para ver as melhores ofertas. X

Blog da Tegra

5 Dicas para reduzir o consumo de energia elétrica na sua casa

É sempre importante ficar atento para não gastar demais com sua eletricidade! Separamos aqui 5 dicas especiais para que sua conta seja menor. Acesse e confira!

20/02/2020 • 10h00min • EM DICAS & DECORAÇÃO

Dicas de como economizar energia

A conta de energia elétrica tem se tornado uma grande dor de cabeça na vida dos brasileiros. Com aumentos recorrentes nos últimos anos, a população começou a tomar medidas particulares para evitar gastos desnecessários ao final do mês.

Mas ainda assim, muitas pessoas enfrentam certa dificuldade em entender quais são essas medidas, como começar a implementá-las e quais são as dicas mais apropriadas para a sua rotina. Para isso, separamos aqui 5 dicas preciosas, simples e rápidas que irão ajudar a todos a poupar seu bolso no começo de cada mês.

Venha conferir!

1.  FAÇA COMPARAÇÕES COM CONTAS DE MESES ANTERIORES

Sua primeira medida é bastante óbvia, mas faz uma diferença enorme. Comece a comparar seu gasto médio ao longo dos últimos seis meses, se possível, e depois faça a seguinte conta: 

(Leitura Atual) – (Última Leitura) / quantidade de dias restantes = consumo médio diário

Ao subtrair as duas últimas leituras e dividir pela quantidade de dias restante no seu mês vigente, você terá uma ideia de qual é o seu consumo médio diário. Ao ter essa conta pronta, você sabe o quanto poderá gastar diariamente e começar a sua economia. 

2.  DEIXE A ILUMINAÇÃO NATURAL DA SUA CASA BRILHAR

Uma maneira de economizar energia e diminuir o valor da sua conta é, obviamente, utilizar cada vez menos luz dentro de casa. Por isso, combine sua pintura com tintas claras, que realça a claridade do cômodo (evitando um erro muito comum em ambiente que recebem diretamente a luz solar) e sempre conte com a ajuda de uma janela aberta para permitir a maior incisão de raios solares.

3.  MUDE SEU CHUVEIRO PARA O MODO VERÃO

Durante o verão, é importante saber dosar a potência do seu chuveiro, especialmente o chuveiro elétrico. Em épocas mais quentes, sempre reverta o modo do seu chuveiro para o modo “verão”, que utiliza menos eletricidade por não ter a necessidade de tornar a água tão quente.

4. TROQUE SUAS LÂMPADAS INCANDESCENTES POR FLUORESCENTES

Uma troca de lâmpada, pode ajudar a economizar quase 70% na sua conta de luz. As lâmpadas tradicionais, também conhecidas como incandescentes, têm a cor mais amarelada e gastam, pelo menos, 75 watts. Ao trocá-la por uma fluorescente, que tem a iluminação mais branca, seu consumo pode passar para 15 watts.

5.  EVITE UTILIZAR ELETRODOMÉSTICOS QUE GASTAM MUITA ENERGIA

Por incrível que pareça, não é seu chuveiro ou seu computador que gasta muita energia. Alguns dos eletrodomésticos da cozinha e da sala são os maiores vilões da sua conta. Sempre verifique se sua geladeira está funcionando da maneira correta e se ela não está ficando aberta.

Com a sua máquina de lavar, sempre deixe muitas roupas acumularem para serem lavadas em conjunto para evitar diversas lavagens e, assim, mais gasto de energia. E agora, o grande vilão: o ar condicionado. Sempre use a função ‘timer’ para programar que o aparelho desligue sozinho enquanto você dorme, para que ele não fique ligado durante toda a noite.


Gostou de saber mais sobre todas essas dicas?

Não deixe de conferir todas as novidades que estão no blog da Tegra. Temos certeza de que você irá adorar todas as dicas que separamos para você!

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail


;