Encontre seu imóvel

Como usar a cromoterapia na decoração do apartamento

dicasedecor

10/11/2022 • 11h30min

Separamos algumas dicas de como utilizar a cromoterapia no processo de decoração do seu apartamento. Acompanhe.

As cores são peças fundamentais para deixar qualquer ambiente visualmente elegante e agradável. Mas se engana quem pensa que elas são utilizadas apenas na decoração de um ambiente. As cores também atuam para melhorar o bem-estar e a saúde dos moradores. 

Essa técnica é conhecida como cromoterapia na decoração, muito utilizada para proporcionar maior qualidade de vida dentro do apartamento, além de ser bem simples e fácil de aplicar.

Para te ajudar a entender melhor o tema, separamos algumas dicas de como utilizar a cromoterapia no processo de decoração do seu apartamento. Confira mais informações abaixo!

Afinal, qual o conceito de cromoterapia?

Cada cor transmite sua própria onda. É assim que diferenciamos cada uma delas a fim de nos afetar de maneiras distintas. Com a cromoterapia, essas emissões de ondas são usadas de formas estratégicas para aumentar o bem-estar, o conforto e estimular diversos outros sentimentos.
A junção “cromo” com “terapia” significa utilizar as cores como uma forma de tratamento complementar à saúde e ao bem-estar. Com mudanças pequenas na decoração ou cores de parede, sua rotina e motivação podem mudar consideravelmente. Bacana como as cores têm poder sobre a gente, não é mesmo?


Na cromoterapia, qual o significado das cores?

Uma imagem mostrando várias cores da Cromoterapia

Vamos aplicar as cores no nosso dia a dia: você está dirigindo para levar seus filhos à escola e o sinal de trânsito passa do verde para o amarelo, seguindo, segundos depois, para o vermelho. Essas cores foram escolhidas por um motivo: hospitais usam cores mais sóbrias e os fast foods têm cores avermelhadas e alaranjadas. Tudo tem um porquê.
Para que tudo isso faça sentido para você, é importante que você entenda o que cada cor significa e o que elas podem causar em nós, seres humanos. Separamos um guia abaixo:

Uma imagem mostrando a decoração de um apartamento na cor azul
Azul: Por ser uma cor mais fria, ela consegue passar a sensação de calma e relaxamento. Por ter essa capacidade é considerada uma cor curativa.

Uma imagem mostrando um apartamento decorado na cor verde
Verde: Essa cor fica entre um tom quente e um tom frio. É considerada uma cor regenerativa, que proporciona segurança.

Uma imagem de um apartamento decorado na cor amarela
Amarelo: Opa, atenção! É exatamente essa a sensação que a cor amarela nos transmite. A atenção é sútil, sem causar alarde.

Imagem mostrando um ambiente na cor laranja
Laranja: Cor quente que estimula a interação social.

Figura de um ambiente decorado com a cor vermelha
Vermelho: Também é uma cor quente e, por isso, é estimulante e chamativa. O diferencial é que ela tem o dom de abrir nosso apetite.
Mas o uso da cromoterapia pode ir muito além de regular o comportamento humano. Ela pode ser usada para melhorar nossa qualidade de vida, bem-estar e saúde, principalmente a mental. 
Agora imagina isso tudo sendo revertido na decoração da sua casa. Com as cores certas você proporciona um ambiente mais seguro para sua família.


Quais são os benefícios da cromoterapia?

A cromoterapia tem inúmeros benefícios. Dentre eles é válido destacar alguns que são pontos-chave para uma melhora na qualidade de vida e saúde. São eles:

  • Melhora do bem-estar físico e mental;
  • Diminuição do cansaço físico;
  • Diminuição dos transtornos do sono;
  • Auxílio no tratamento de dores de cabeça;
  • Estimulação do Sistema Nervoso Central.

Uma das formas de utilizar as cores para atingir o objetivo que deseja é por meio da decoração. O nosso olhar está atento a tudo e, mesmo que não perceba, você estará captando exatamente o que aquela cor quer transmitir.

Como aplicar a cromoterapia na decoração?
 

Para te ajudar a conciliar a cromoterapia com a decoração da sua casa, separamos algumas dicas. Vamos nessa?


Uma figura de um apartamento da Tegra decorado na cor neutra


Escolha entre cores quentes e cores frias


Para que você decida entre os tons da sua decoração, é importante saber a diferença entre cores frias e cores quentes. De modo geral, podemos afirmar que as cores frias trazem mais calma, relaxamento e causam aquela sensação de tranquilidade e leveza para o ambiente. Já as cores quentes são vibrantes, estimulantes e puxam para a interatividade. É perfeita para ambientes sociais. 

Uma figura de um apartamento Tegra decorado com várias cores representando a Cromoterapia
Os quartos, por exemplo, são ideais para cores frias como azul, lilás ou violeta. Isso porque ali iremos descansar e aliviar a mente após um dia cansativo de trabalho, estudo ou qualquer outra atividade rotineira. Já para a sala de jantar, um tom mais vivo e quente, como o laranja, ficaria ótimo, já que ali as pessoas costumam interagir e buscar a socialização.

Confira também: diferença entre apartamento decorado e personalização


Saiba para que cada cor serve
 

Quando falamos em cores, é importante saber que cada uma delas tem sua propriedade. Entenda o que cada cor significa e o que ela pode agregar para o dia a dia da sua casa. O vermelho, por exemplo, afasta o desânimo e desperta a animação. O amarelo é a cor da criatividade. O verde é equilíbrio e calma. Já o azul melhora a qualidade do sono


Conheça as formas de distribuir as cores pelo ambiente

Um ponto importante quando se trata de cor é saber distribuí-la pelo ambiente. Isso porque muita cor em um único ambiente pode sobrecarregar e acabar impactando no efeito que procura. Além disso, ter uma boa iluminação é fundamental para que as cores sejam realçadas. 
A cromoterapia é uma técnica simples e muito eficiente, além de acessível. Apesar de poucos conhecerem, é importante utilizá-la para, além de trazer sofisticação para o seu imóvel, construir um ambiente saudável e vibrante. 
 

Receba nossas notícias e informações exclusivas no seu e-mail

Continue Lendo

Olá, eu sou a Clara!
Como posso ajudar?

Outros assuntos

Atendimento ao cliente, ouvidoria ou outros assuntos, acesse nossa página de contato.