Não foi possível detectar sua localização. Selecione um estado de seu interesse para ver as melhores ofertas. X

Blog da Tegra

Decoração afetiva: Dê um up no seu lar com suas memórias

Dicas de decoração para dar aquela renovada e ao mesmo tempo imprimir sua personalidade. Acesse e fique por dentro!

08/06/2020 • 11h11min • EM DICAS & DECORAÇÃO

Casal planejando criar uma decoração afetiva para o apartamento

Dicas para o dia a dia em casa são sempre bem-vindas. Em tempos de orçamento enxuto, usar a criatividade é a melhor saída para decorar gastando pouco. Liberar espaços e dar uso a objetos encostados já ajudam a dar um up no décor.

Um jeito fácil de deixar a decoração de um ambiente mais interessante é dar vida às paredes da sua casa com itens que despertam memórias afetivas. Além de utilizar cores, tecidos e papéis de parede estampados, é possível aproveitar os espaços vazios para exibir itens que falem um pouco sobre a história e os gostos de quem vive na casa. É o que se chama de decoração afetiva.

Se você quer dar aquela renovada no seu lar e ao mesmo tempo imprimir sua personalidade, separamos neste post várias ideias fáceis. Aproveite o tempo dentro de casa para garimpar aqueles itens esquecidos no fundo do armário. Confira! 

Objetos familiares

O conceito de lar remete ao local onde uma pessoa vivencia o senso de pertencimento, aconchego e amor. Nesse aspecto, a decoração afetiva se encaixa com a proposta de escolher itens repletos de lembranças e que se conectam com o estilo do morador.

Um exemplo são as peças de identidade familiar: aquelas que são herdadas, como relógios, espelhos e molduras antigas; e as que nos remete a momentos leves da vida em família, como os troféus dos filhos, o primeiro desenho, móveis antigos, os cartões de aniversário, as louças etc.

Para ter ideia de composição, faça um exercício: separe todos os objetos que você deseja usar na decoração e coloque-os no chão, próximo à parede que será ocupada. Para fixá-los, é necessário avaliar a forma e o material de cada um.

 

Como fazer:

• Você pode usar prateleiras ou nichos para criar uma parede vintage, por exemplo, com máquinas antigas (fotográficas, de escrever etc.);

• Ganchos podem exibir a coleção de medalhas dos campeões da família;

• Um desenho do seu filho pode ficar interessante dentro de uma moldura bonita.

Coleções

É muito provável que você tenha alguma coleção - discos de vinil, lembranças de viagem, pratos, cestarias, revistas em quadrinhos e por aí vai. Diversos artigos cheios de história que acabam esquecidos em alguma caixa.

Que tal aproveitá-los em um cantinho especial ou preencher aquela parede da sala que ficou vazia? Siga estas dicas para inserir os itens colecionáveis na decoração da sua casa sem deixar o visual poluído ou exagerado.


Como fazer:

• Agrupe as peças semelhantes para que sejam expostas de um jeito ordenado e harmonioso, caso contrário, a estética pode ficar desastrosa;

• Planeje o lugar onde vai colocar sua coleção, pois alguns objetos precisam de cuidados especiais. Por exemplo, se quiser colocar pratos de porcelana na parede, deve usar suportes apropriados para não os danificar;

• Para fixar itens miúdos, como ingressos, moedas antigas e chaveiros, você pode colocá-los dentro de molduras;

• Se você tiver muitas coleções, evite colocá-las em um mesmo ambiente; mas se tiver um cômodo exclusivo para isso, deixe os objetos agrupados.

Varal de fotos

Ao longo da vida, registramos muitos momentos que são atualizados nos porta-retratos. Mas, o que fazer com as fotos que ficam guardadas? Existem outras opções além dos tradicionais quadros. Se a sua ideia é dar um toque mais despojado, use pranchetas para pendurar as fotos. Para dar um efeito mais lúdico, você pode montar uma exposição diferente, criando um varal de memórias.


Como fazer:

• Com o barbante ou corda em mãos, meça a distância que você deseja fazer o varal; corte deixando uma pequena margem;

• Com um lápis, marque na parede onde os pregos serão colocados;

• Fixe os pregos e amarre o barbante ou a corda; você pode escolher se prefere o varal mais esticado ou mais frouxo;

• Prenda suas fotos com pequenos pregadores e pronto!

Plantas

Sim, muitas pessoas têm memórias afetivas com as plantas. Elas podem representar algo significativo, como um presente de alguém querido. Usar plantas na decoração é uma tendência e um grande exemplo de como podemos trazer um pedacinho da natureza para dentro de casa.

Você pode simplesmente pendurá-las no canto da parede, colocá-las em prateleiras, escadas ou criar um jardim vertical, que nada mais é do que um grupo de plantas fixadas em alguma superfície. Já falamos aqui no blog sobre como criar um jardim vertical.

Tem coisa melhor do que deixar o nosso lar com a nossa cara? Aproveite e conheça mais dicas de décor aqui no Blog da Tegra!


Leia também:

Veja como organizar lembranças de viagens de forma criativa

10 Dicas para decorar apartamentos pequenos e otimizar espaços

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail


;