Encontre seu imóvel

Decoração de Natal 2022: Confira nossas dicas especiais

dicasedecor

06/12/2022 • 14h02min

Confira algumas inspirações para você caprichar e deixar a decoração de Natal mais aconchegante na sua casa. Acesse e veja nossas dicas.

 

Uma curiosidade sobre o Natal: você sabia que existe um dia específico para montar a árvore? Na tradição cristã, deve-se colocar os enfeites no primeiro domingo do período advento (quatro semanas antes do Natal), ou seja, no dia 27 de novembro de 2022. 

E quando desmontar? Assim como existe uma data para montar a decoração, existe também o dia para retirá-la. Em 6 de janeiro, Dia de Reis, tudo deve ser guardado para o próximo Natal.

Agora que você já sabe essa curiosidade, confira esta seleção de inspirações para caprichar e deixar a decoração de Natal mais aconchegante para receber a família e os amigos. 

Como surgiram as cores do Natal

Não existe uma história definitiva sobre a origem das cores do Natal. O vermelho e o verde são as cores tradicionais que simbolizam a ocasião, mas outras opções foram ganhando espaço, como o azul e o dourado.  O verde é comumente associado à natureza, por isso a representatividade da árvore. 

Uma imagem de uma bola de Natal mostrando o mundo

Nos Estados Unidos e na Europa, por exemplo, quando chega o Natal, o período é de extremo frio e a paisagem é tomada pelo azevinho, uma árvore de pequenas frutas vermelhas que é comum nessa época. Por isso, o arranjo de folhas com as frutinhas virou um dos símbolos natalinos. No Reino Unido, por sua vez, o verde, o vermelho, o dourado, o púrpura e o azul são associados à Era Vitoriana. 


Estilos e cores na decoração de Natal

Elegante, infantil, minimalista. Qual será o estilo da decoração de Natal na sua casa? E mais: quais cores serão usadas? É preciso definir essas duas questões antes de comprar qualquer enfeite, até mesmo a árvore de Natal. 

Uma ilustração de uma mão colocando enfeite na árvore de Natal

Muito além das cores tradicionais, é possível encontrar variações e combinações para todo tipo de decoração de Natal. Luzes de LED, guardanapos estampados, bolas ornamentadas, sem falar nas opções de árvores artificiais, das clássicas verdes às brancas e coloridas.

Tendência na decoração de Natal

Uma tendência na decoração natalina é trazer personalidade e combinar com o décor da casa. Isso pode ser percebido nos detalhes. 

Uma fotografia de uma decoração de Natal com árvores e presentes

A decoração de Natal pode harmonizar com o restante da casa, como neste exemplo que traz uma decoração no estilo Hygge. A árvore e os enfeites combinam com as cores dos outros elementos da sala - o sofá, a manta, a cortina, a parede, entre outros.

Uma imagem de uma decoração de Natal minimalista no tom de azul com árvore e poltrona

Em um estilo sóbrio e/ou minimalista também é possível celebrar o Natal na simplicidade dos detalhes, com a escolha de poucos elementos decorativos, como luzes, presentes e enfeites para pendurar na árvore.

Uma imagem de enfeite de Natal

Capriche nos enfeites

Depois de definir o estilo e as cores, chegou o momento mais esperado: escolher os enfeites de Natal. Eles são fundamentais para criar a decoração que se deseja. São árvores, pisca-piscas, presépios, enfeites de mesa, entre outros, que ajudam a construir o clima natalino. 

Uma ilustração de enfeites de Natal

Os enfeites artesanais dão um toque de personalidade e imprimem o estilo dos moradores. Há diversos tutoriais no YouTube que ensinam a fazer enfeites no melhor estilo DIY (Do It Yourself) ou como falamos “faça você mesmo”. 

As velas são uma excelente alternativa para trazer aconchego na decoração natalina. Elas remetem à sensação de tranquilidade, além de criar um momento especial para a ocasião. 
Uma imagem de velas de natal com decoração vermelha

Decoração de árvore de natal

Foi-se o tempo em que a decoração da árvore de Natal se resumia a bolas, sininhos, cartões e estrelas. A criatividade não tem limites e não demorou para chegar ao dia 25 de dezembro. Com elementos que inspiram a data festiva, é possível encontrar quase tudo que se possa imaginar de enfeite para essa época.
Uma imagem de bolas de Natal nas cores pratas e douradas

As clássicas bolas de Natal não podem faltar na árvore. Mesmo que elas não sejam as protagonistas, com tantas opções de cores, é possível deixar a decoração mais personalizada, de acordo com o estilo do ambiente.

Uma imagem de decoração de Natal com árvores que mesclam o verde com o branco

Quem busca fugir um pouco da tradicional, pode optar pelas árvores que mesclam o verde com o branco e lembram os flocos de neve. Para complementar, os enfeites diferentes, como floco de neve, nozes e pinhas pintadas, ajudam a compor a temática da decoração. 
Uma imagem ilustrando uma decoração de Natal para mesa

Decoração de Natal 2022 para mesa

Saber montar uma mesa de jantar é uma arte: envolve delicadeza e técnica. Ainda mais quando se trata de uma ocasião especial. Em datas comemorativas, como o Natal, em que temos uma temática a seguir, a decoração deixa tudo mais charmoso e convidativo para receber a família e os amigos. 

Uma imagem de uma decoração de Natal com velas vermelhas, pratos e talheres

A decoração da mesa de Natal deve seguir a mesma ideia do que foi planejado para o restante do ambiente. Coerência e harmonia são as palavras que definem a escolha dos elementos que devem compor a mesa.

 

Os itens essenciais para montar uma clássica mesa de jantar:

Jogo americano ou sousplat;
Aparelho de jantar: prato raso, prato fundo e prato de sobremesa;
Talheres: garfo e faca de mesa; garfo, faca e colher de sobremesa e colher de sopa;
Taças específicas para cada tipo de bebida;
Guardanapo;
Arranjos;
Enfeites de mesa;
Anéis para guardanapo;
Castiçais.
 

 

Receba nossas notícias e informações exclusivas no seu e-mail

Continue Lendo

Olá, eu sou a Clara!
Como posso ajudar?

Outros assuntos

Atendimento ao cliente, ouvidoria ou outros assuntos, acesse nossa página de contato.