Encontre seu imóvel

8 dicas de decoração para cozinha

dicasedecor

06/10/2022 • 12h41min

Começou a pensar na decoração da sua cozinha? Conheça alguns truques que ajudam a deixar o ambiente mais bonito e funcional. Acesse!

Há muito tempo que a cozinha deixou de ser um espaço estritamente funcional. Quem cozinha sabe a quantidade de tempo que se passa nesse ambiente e como é importante que ele seja agradável.

Além disso, a cozinha virou um local de confraternização e momentos divertidos com a família e amigos. Desta forma, a decoração precisa estar alinhada com os costumes e necessidades dos moradores.

Quando o assunto é decoração de cozinha, existem alguns truques que ajudam a deixar o ambiente mais bonito e funcional. A ideia é ganhar mais espaço na cozinha? Ou deixar o ambiente mais iluminado? Está faltando um toque charmoso no décor? 

Confira 8 dicas de decoração para a cozinha!

1 - Iluminação focalizada

Não dá para imaginar uma cozinha sem uma iluminação bem planejada. Via de regra, as áreas de serviço devem receber iluminação suficiente para a realização das atividades. Mas a cozinha vai além disso, sendo um espaço de confraternização entre a família e os amigos. Até mesmo por isso a iluminação precisa trazer também aconchego a esse ambiente.

Além de garantir melhor visibilidade no momento do preparo das refeições, a iluminação focalizada pode ser usada para ressaltar a decoração.

A arquiteta de interiores Débora Aguiar, responsável pelo decorado do empreendimento Skylux, optou pela aplicação de luzes brancas para ressaltar os elementos entre as prateleiras da cozinha e evitar a projeção de sombras na área da pia.

2 - Armários com puxadores invisíveis 

Uma das características do minimalismo é o “menos é mais”, um conceito que imprime a simplicidade com charme e sofisticação. Os armários com puxadores invisíveis, um design tecnológico conhecido como Push Open, são uma verdadeira tendência desse estilo de decoração.

Sem furos, recortes ou relevos, os móveis sem puxadores trazem mais leveza ao ambiente e, por serem mais neutros, podem ser facilmente incorporados em qualquer tipo de cozinha. Ou seja: são bem versáteis.A cozinha do decorado do empreendimento Ode Perdizes traz exatamente essa proposta nos armários com recurso Push Open, que permite a abertura de gavetas e portas apenas com um toque, sem utilizar puxadores. Uma verdadeira inspiração.

3 – Livros de receitas

Há diversas maneiras de imprimir a personalidade dos moradores na decoração do lar, principalmente com os objetos afetivos, itens que contam um pouco sobre a história e os gostos de quem vive na casa.

Os livros são um bom exemplo disso e podem ajudar a compor as prateleiras da cozinha ou um cantinho da bancada.

Quem gosta de cozinhar está sempre antenado nos livros de receitas, não é mesmo? Seja um livro de receitas de chefs de cozinha, seja um livro passado de geração para geração.

A ideia da decoração afetiva é dar um toque de charme e conectar lembranças, como nesta cozinha decorada do empreendimento Alenza Cambuí.

4 - Divisória para cozinha integrada

O conceito aberto é uma tendência que veio para ficar. Integrar a cozinha com os outros ambientes sociais do apartamento, como neste decorado do empreendimento Sartoria, proporciona uma maior sensação de espaço e amplitude.Neste exemplo de cozinha americana, a charmosa divisória do tipo “grade” permite ter uma visão dos outros ambientes, facilitando o convívio entre as pessoas e ao mesmo tempo deixando a função da área bem delimitada. É um artifício decorativo que chama a atenção pela sofisticação.

5 - Parede espelhada

Espelho na cozinha? Sim, o uso de espelhos já confere uma transformação significativa no visual. Se a cozinha é pequena, um bom truque é colocar um espelho na parede para dar a sensação de amplitude. Melhor ainda se for em todo o comprimento da parede, como nesta cozinha do apartamento decorado do TEG Mansões Sto. Antônio.

6 - Cozinha estilo gótica

O famoso pretinho básico, rei da elegância, também pode estar presente na cozinha.

Com mármores, bancos, armários e objetos decorativos em tons escuros, a cozinha do decorado do Gravura Perdizes é um bom exemplo do estilo gótico. Assinado pela arquiteta Fernanda Marques, o projeto é elegante, contemporâneo e cheio de estilo.

7 - Cozinha estilo industrial

Paredes sem acabamento, pisos de tijolo ou cimento, vigas à mostra e luminárias pendentes de metal são algumas das características das cozinhas com estilo de decoração industrial.

Com uma simples mudança na pintura da parede e alguns objetos curinga é possível transformar uma cozinha no estilo industrial. 

Vale investir nas paredes de cimento batido, papel de parede ou pintura para criar um efeito de tijolos ou concreto exposto.

Quem não quer mudar muito a estrutura da cozinha pode começar a investir em acessórios decorativos como bancos ou cadeiras em tons metálicos.Uma fotografia mostrando lustres em cima de uma mesa na sala de jantar

Neste decorado do empreendimento TEG Corazza, o lustre pendente é o toque industrial no projeto decorado realizado pela arquiteta Maithia Guedes.

8 – Plantas

As plantas com suas formas orgânicas e texturas criam contraste com a “dureza” dos móveis, do mármore e dos utensílios domésticos, trazendo suavidade e aconchego para a decoração.

Nesta cozinha decorada do empreendimento L’Harmonie, as plantas dão um toque colorido em meio a uma decoração com tons mais sóbrios.Uma fotografia mostrando uma cozinha decorada com móveis planejados e plantas

Receba nossas notícias e informações exclusivas no seu e-mail

Continue Lendo

Olá, eu sou a Clara!
Como posso ajudar?

Outros assuntos

Atendimento ao cliente, ouvidoria ou outros assuntos, acesse nossa página de contato.