Encontre seu imóvel

Como escolher o melhor bairro para morar em São Paulo?

lifestyle

20/06/2023 • 09h00min

Se você está com dúvidas sobre como escolher o melhor bairro para morar na capital paulista, siga estas dicas.

Uma cidade grande como São Paulo, cosmopolita, com mais de 12 milhões de habitantes, constituída com uma pluralidade sem igual ao longo dos anos, agrada aos mais diferentes estilos de vida. 

Basta ir de Leste a Oeste para entender como São Paulo é uma cidade com várias cidades dentro dela. Estamos falando de mais de 90 bairros. E isso é uma grande vantagem, pois aumentam as chances de você escolher um bairro que ofereça o que você precisa.

Mas, se você está com dúvidas sobre como escolher o melhor bairro para morar na capital paulista, aqui vai a primeira dica: conheça, primeiro, o seu estilo de vida e as suas necessidades. 

Confira as dicas que selecionamos para te ajudar a escolher a melhor região para você. 

Defina suas prioridades

A primeira coisa que você deve saber antes de começar a pesquisar sobre o melhor bairro de São Paulo para morar é quais são as suas prioridades, ou seja, o que não pode faltar no bairro. Faça um checklist considerando a sua rotina, seus compromissos, o trabalho, a interação social e o lazer, por exemplo. 

É importante analisar se a região atende às suas necessidades. Considere também o estilo de vida da sua família, o que eles gostam ou não. O bairro precisa ter características que facilitem o dia a dia de todos os moradores da casa.

Pesquise no mapa

Algum bairro chamou a sua atenção? Então, faça um levantamento na internet e “caminhe” virtualmente pelos bairros no Google Maps, assim você já terá uma boa base para fazer um filtro e selecionar as regiões que mais lhe interessa. 

Com essa ferramenta, é possível enxergar todas as ruas do bairro e traçar rotas para outras áreas da cidade. Considere os deslocamentos para chegar onde você precisa. Por exemplo, bairros mais próximos do trabalho ou da faculdade, a poucos minutos de grandes avenidas e/ou a transportes públicos. Além de ganhar tempo, você terá mais qualidade de vida. 

Avalie a infraestrutura local

É importante para você morar em um bairro com comércios e serviços próximos, escolas e transporte público? Escreva em um papel os prós e contras dos bairros considerando o que é prioridade para você.   

Em cidades grandes, como São Paulo, é possível perder horas no trânsito ou no transporte público, por isso ter uma boa infraestrutura de comércios e serviços perto de casa pode facilitar bastante a sua rotina. 

Aproveite o tour virtual pelo Google Maps para observar se o bairro tem supermercados, farmácias, hospitais, escolas, agências bancárias e demais serviços essenciais. 

Informe-se sobre segurança 

Além de avaliar se o bairro é agradável, se tem infraestrutura e atende às suas necessidades de rotina, é importante se informar sobre a questão da segurança. 

Uma dica é procurar informações em notícias recentes sobre a região e também indicadores que avaliam a segurança, como o Índice de Exposição aos Crimes Violentos (IECV), do Instituto Sou da Paz, que lista e classifica os bairros mais seguros de São Paulo.

Pesquise informações sobre o bairro nos sites das subprefeituras, nos portais de notícias e até mesmo em grupos nas redes sociais. 

Escolha pelo seu perfil de lazer

Qual o seu perfil de lazer? Em São Paulo, há bairros com opções para todos os estilos de vida - do agitado ao mais tranquilo, do mais noturno ao mais diurno, do adulto ao infantil.  Se você procura lazer ao ar livre, morar próximo a praças, parques e ciclovias incentiva a prática de atividades físicas e traz inúmeros benefícios para o bem-estar físico e mental.

Pense também na proximidade a restaurantes, bares, cafés e sorveterias, se você gosta de passeios gastronômicos, ou baladas, se você gosta de curtir uma noitada animada. Aliás, pesquisar sobre a vida noturna da região de seu interesse é fundamental para evitar problemas também.

Visite o bairro em diferentes dias e horários

É recomendável visitar o bairro em diferentes dias e horários, para não ter surpresas desagradáveis. Durante o dia, a movimentação nas ruas e a atmosfera da região pode ser completamente diferente da noite. Além da segurança, é preciso observar se há bares na vizinhança, pois, em sua maioria, o funcionamento é noturno.

Converse com a vizinhança

Quer conhecer o bairro de verdade? Converse com os moradores para pegar diferentes pontos de vista. Assim, você pode descobrir se a região é tranquila, segura, se há problemas de abastecimento de água, energia e outras adversidades. Aproveite para saber sobre as redes de internet que operam na região, além de serviços que você costuma utilizar. 

Receba nossas notícias e informações exclusivas no seu e-mail

Continue Lendo

Olá, eu sou a Clara!
Como posso ajudar?

Outros assuntos

Atendimento ao cliente, ouvidoria ou outros assuntos, acesse nossa página de contato.