Encontre seu imóvel

4 Melhores bairros do Rio de Janeiro para viver

lifestyle

02/09/2022 • 12h30min

Quem está procurando um apartamento para comprar no Rio de Janeiro, se depara com bairros cheios de personalidade e peculiaridades. Para ajudar na escolha, selecionamos os melhores. Conheça!

O que você vai ver neste artigo:

Quem está procurando um apartamento para comprar no Rio de Janeiro, se depara com bairros cheios de personalidade e peculiaridades. Há também outras regiões bem localizadas na cidade vizinha, Niterói. 

Para ajudar na escolha, selecionamos alguns dos melhores bairros para se viver no estado do Rio. Conheça!

Quais são os melhores bairros do Rio de Janeiro?

1. Barra da Tijuca 

Margeado por uma praia de 18 km e cortado por inúmeros rios e lagoas, a Barra da Tijuca é o bairro do Rio de Janeiro que mais cresceu nos últimos quarenta anos. Localizada na Zona Oeste, tem como vizinhos os bairros de Itanhangá, São Conrado, Recreio dos Bandeirantes, Curicica, Joá e Jacarepaguá.

Cortada por importantes vias, como a Avenida Lúcio Costa e a Avenida Ayrton Senna, a região facilita bastante a locomoção. Pela principal local, a Avenida das Américas, é possível transitar pela Lagoa da Tijuca e a praia.Uma fotografia aérea do bairro Barra da Tijuca no Rio de Janeiro

E o que falar da gastronomia? A Barra da Tijuca oferece diversas possibilidades incríveis tanto para os moradores do bairro quanto para os cariocas que se deslocam até a região. 

O lazer também é um destaque. Na Barra, o roteiro de passeios pode começar no entre o quebra-mar e o Posto 2, na Praia do Pepê, ideal para a prática de windsurf, surf, kitesurf e bodyboard. 

Próximo ao Barra Shopping está a região do Parque das Rosas, cercada de infraestrutura de comércio e serviços, além de espaço verde de lazer com Parcão - parte do parque é cercada para os cachorros. 

Outras excelentes opções são o Sítio Roberto Burle Marx, que possui um acervo botânico de 3.500 espécies, com ênfase em plantas tropicais, e o Parque Nacional da Tijuca, com suas montanhas, grutas, cachoeiras e trilhas - inclusive para a Pedra da Gávea, um dos mirantes mais bonitos da cidade. 

Quem prefere um passeio mais urbano não pode deixar de conhecer a Cidade das Artes, complexo cultural com espetáculos de dança, música, teatro, cinema e artes plásticas, e o Downtown, um grande shopping a céu aberto, com calçadas arborizadas, bares, cinema e restaurantes.

Ah, e vale esclarecer - até mesmo para não gerar dúvidas - que a Barra da Tijuca fica na Zona Oeste e não tem nada a ver com a Tijuca, outro bairro do Rio, mas localizado na Zona Norte do Rio.Uma fotografia aérea do Pão de açúcar, mostrando o bondinho e parte do mar no Rio de Janeiro

2. Botafogo

Eleito um dos 50 bairros mais descolados do mundo, de acordo com a plataforma de turismo e entretenimento Time Out, Botafogo é uma região próxima à Baía de Guanabara, com vistas para a enseada de Botafogo, Pão de Açúcar e Cristo Redentor. É um verdadeiro convite à contemplação dos mais belos cartões postais da cidade maravilhosa, e muito mais do que isso.

Efervescência cultural com cinemas, teatros e museus, gastronomia vibrante e vida noturna agitada completam o pacote de um dos bairros mais privilegiados e descolados da Zona Sul carioca. 

Não há melhor opção de lazer ao ar livre na região do que caminhar pelo calçadão de Botafogo enquanto se observa o Pão de Açúcar, mas esse não é o único encanto da região. É possível acessar algumas das melhores vistas do Rio de Janeiro em locais próximos ao bairro, como no Morro da Urca, Mirante Dona Marta e claro, o bondinho do Pão de Açúcar. 

A feira de produtos orgânicos Junta Local é a oportunidade perfeita para comprar uma grande variedade de produtos orgânicos direto dos produtores. Já o Be+Co é um hub gastronômico aberto onde são servidos pratos de diferentes restaurantes, com sabores, cores e cheiros diversos.

A alta gastronomia está presente no Lasai, do chef Rafa Costa e Silva, agraciado com uma estrela Michelin por suas criações inspiradas no país Basco. Opções também não faltam para os amantes da cerveja, com a cervejaria artesanal Hocus Pocus DNA, e de vinho, na Winehouse e Cave Nacional.

Os amantes da cultura encontram no Museu Villa-Lobos um grande acervo sobre a vida e obra de um dos maiores compositores do país, Heitor Villa-Lobos. Já a Fundação Casa de Rui Barbosa, um belo casarão do século 19 proporciona uma agradável viagem no tempo.

O shopping Rio Sul, um dos maiores da cidade, oferece centenas de opções de lojas, além de cinema e praça de alimentação.

Leia mais: Conheça os bairros nobres do RJ!

Uma fotografia de cobertura do Volpi 40, empreendimento Tegra com vista para o Pão de açúcar, localizado no bairro do MéierNo coração de Botafogo está o Volp 40, um empreendimento pensado para garantir uma experiência de descompressão, com rooftop e sauna panorâmica.

3. Méier

Localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, o bairro do Méier é essencialmente residencial, mas vê crescer a oferta de serviços, comércio e opções de lazer nos últimos anos. Além disso, é considerado um bairro prático, de fácil acesso e de onde se chega facilmente a outras regiões da cidade.

Uma fotografia de uma praça mostrando o Coreto do Méier

O Méier é muito bem servido de opções de transporte público, com as estações de trem Méier e Silva Freire e os terminais rodoviários Américo Ayres e Gelton Pacciello Motta.

E o lazer? Seja na região do Baixo ou Alto Méier, não faltam opções de bares onde se encontram os ingredientes ideais para um bom happy hour. Outra opção é conhecer as lojas e passear pelo Norte Shopping e Shopping do Méier.

Por falar em gastronomia, um dos restaurantes mais famosos do bairro é a Casa do Bacalhau, especialista no prato de mesmo nome. Há ainda espaço para a culinária oriental do Japinha Carioca e o menu de cervejas artesanais do Cevada’s S.A Bar, combinadas com clima de boteco e transmissão de jogos de futebol.

Uma fotografia mostrando a piscina com cadeiras no East Side Méier Harmony, um empreendimento TegraÉ neste bairro completo, com opções de lazer, ótimos bares e renomados restaurantes, que está localizado o empreendimento East Side Méier Harmony, a minutos do Norte Shopping.

4. Icaraí (Niterói)

Dica bônus: um bairro na cidade vizinha, Niterói.

Presença constante na lista dos municípios com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do País, Niterói reúne beleza, segurança e qualidade de vida, a apenas 13 km da Capital Fluminense pela Ponte Rio-Niterói.

Niterói também está em outro ranking que orgulha os moradores: é a segunda cidade do mundo com a maior quantidade de obras projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, ficando atrás somente de Brasília.Uma fotografia externa do museu MAC, um museu de arte contemporânea projetado por Oscar Niemeyer, localizado em uma colina na cidade de Niterói

Tido como um dos símbolos da cidade, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) está a cinco minutos de Icaraí. Projetado por Oscar Niemeyer, o museu foi construído no Mirante da Boa Viagem e é considerado uma das maravilhas arquitetônicas do mundo. Por ali, há um complexo arquitetônico ao longo da orla denominado Caminho Niemeyer.

Icaraí está localizado na região mais nobre da zona sul de Niterói e se caracteriza pelas ruas arborizadas e as muitas opções de comércio e serviços. O distrito recebeu esse nome por conta do Rio Icaraí que corta a região. A sua origem vem do tupi carahy, que significa “rio de peixe acará". 

O processo de urbanização do bairro ocorreu a partir da construção da ponte Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Ponte Rio-Niterói, em 1970, o que permitiu o estabelecimento de comércios e pontos de lazer. 

Com uma generosa orla com 1,2 km de extensão e vista totalmente livre para o Pão de Açúcar, o local conta com ciclovia, quiosques e estações de ginástica ao ar livre. Outra grande vantagem da região é estar próxima ao centro da cidade, à estação das barcas e à Ponte.

No quesito gastronomia, Em Icaraí sobram opções gastronômicas refinadas, como os tradicionais restaurantes BuonGiorno e Torninha, dois ícones da culinária italiana em Niterói, o Biasebetti, casa especializada carnes e aperitivos, e o Casanova, do celebrado chef português António Casanova.   

O Campo de São Bento é outro lugar imperdível de Icaraí. O espaço oferece brinquedos para crianças, feirinha de artesanato, espaço para caminhadas e um lindo lago com cascata de água, entre outros pontos de interesse.Uma fotografia mostrando a piscina do Home Boutique by Tegra a noiteNa quadra da praia de Icaraí está o empreendimento Home Boutique by Tegra, A perfeita união de praticidade e conforto, junto aos encantos de quem valoriza viver perto da orla.

Receba nossas notícias e informações exclusivas no seu e-mail

Continue Lendo

Olá, eu sou a Clara!
Como posso ajudar?

Outros assuntos

Fornecedor | Corretor | Atendimento ao Cliente
ou outros assuntos, acesse nossa página de contato.