Não foi possível detectar sua localização. Selecione um estado de seu interesse para ver as melhores ofertas. X

Blog da Tegra

Controle sua respiração e reduza ao máximo sua ansiedade

Em tempos tão incertos, é absolutamente normal sentir-se ansioso, mas também é muito importante saber como manter a calma para encontrar as soluções necessárias. Leia e entenda mais sobre a importância da respiração.

13/05/2020 • 10h00min • EM LIFESTYLE

Entenda como a respiração pode controlar sua ansiedade

Já é sabido que a respiração é um agente poderoso no combate à ansiedade e suas crises. Ligada diretamente às nossas emoções, a maneira como respiramos reflete exatamente como estamos nos sentindo, mudando conforme o nosso estado de espírito. E por isso, muitas pessoas ansiosas aprendem a lidar com este sentimento utilizando a respiração para acalmar suas mentes

É muito valioso saber respirar e entender o turbilhão interno que sentimos nas mais diversas situações.

Em nosso post de hoje, vamos explorar mais sobre como a respiração pode lhe ajudar, quais são seus efeitos psicotrópicos e quais são os tipos de exercício que você pode realizar na sua casa para combater estes sentimentos.

Vamos lá?

A RESPIRAÇÃO TEM UM EFEITO EXTREMAMENTE POSITIVO PARA O NOSSO PSICOLÓGICO

Manter sua respiração equilibrada é muito importante, não apenas pelos motivos psicológicos, mas também pelo fato de ser benéfico para a imunidade! É uma das técnicas mais eficientes de wellness que você vai encontrar.

Ainda não se sabe ao certo a totalidade dos efeitos da respiração, mas a ciência já pôde comprovar que estas práticas estão ligadas aos tipos de receptividade dos sistemas nervosos simpático (que controla a liberação de hormônios do estresse como o cortisol) e parassimpático.

Foi observado em doenças e distúrbios como a ansiedade, depressão, insônia, déficit de atenção e TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) melhoras muito significativas em tratamentos médicos realizados em conjunto com práticas de respiração originadas na yoga, por exemplo.

E seu corpo também agradece por respirar de maneira coordenada! Ao fazer isso, você estará trazendo inúmeros benefícios, como:

• Auxiliar na manutenção da sua pressão arterial;

• Favorecer sua circulação sanguínea;

• Reduzir a tensão muscular;

• Diminuir a fadiga em excesso;

• Controlar seu ritmo cardíaco.


PRATIQUE EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO NA SUA CASA

Assim como outras partes do corpo, nossa respiração precisa ser condicionada para que possamos executá-la ao máximo quando estivermos passando por momentos de angústia.

Procure realizar exercícios de respiração práticos e simples, que irão treinar sua mente para executar o movimento de maneiras diferentes, de acordo com cada tipo de situação que você vivenciar.

Ainda que a respiração seja involuntária pela maior parte do tempo, estabelecer um controle do fluxo de ar em nossos pulmões fará com que estes tempos de insegurança sejam mais tranquilos e passem com mais rapidez.

QUADRADA

Este é o famoso “movimento da pausa”. Ele consiste em inspirar contando lentamente até quatro e segurar este mesmo ar nos seus pulmões por mais quatro segundos. Depois, expire por outros quatro segundos, mantenha seus pulmões “vazios” por mais quatro segundos e repita tudo desde o começo.

O nome se deve ao fato de consistir em quatro movimentos respiratórios de quatro segundos, formando uma espécie de “quadrado” da sua respiração.

ABDOMINAL

Você já notou que nossos abdomens se movimentam quando respiramos mais tranquilamente? Essa contração dos músculos da região da barriga é muito importante para mantermos o controle da nossa própria respiração!

Foque em seu abdômen e tente fazer com que ele se movimente conforme você respira, isso fará com que você transfira seu foco para este movimento e, consequentemente, fique mais calmo.

ALTERNANDO AS NARINAS

Um dos exercícios mais comuns de respiração. Faça o mesmo movimento repetidamente de maneiras alternadas: coloque seu dedo indicador em uma narina, inspire pela outra, coloque seu dedo indicador na narina pela qual inspirou e expire pela narina oposta.

Isso também faz com que você se concentre na atividade realizada e não em pensamentos ansiosos, ajudando a diminuir seu nível de estresse.

EXPIRAÇÃO ALONGADA

Esta prática é muito semelhante à do quadrado, mas tem uma pequena mudança: ela pede para que você inspire por quatro segundos, mas que você expire pelo dobro do tempo, ou seja, expirar todo o ar dos seus pulmões ao longo de oito segundos.

Ao realizar estes movimentos, o sistema nervoso trabalha em harmonia, elevando os níveis de relaxamento do nosso corpo por completo.


Veja também:

 - Como A Respiração Pode Ajudar No Seu Bem-Estar


Respire, mantenha a calma e lembre-se: vai ficar tudo bem. Não deixe de conferir nossas outras dicas no blog da Tegra. Temos certeza de que você irá adorar!

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail


;