Encontre seu imóvel

O que é e como pode ser aplicado o Lean Construction?

mercado

23/11/2022 • 14h00min

A metodologia Lean Construction é muito utilizada na construção civil. Você sabe o que significa Lean Construction e como surgiu esse conceito? Acompanhe o artigo.

A metodologia Lean Construction é muito utilizada na construção civil, mas você sabe como surgiu esse conceito? 

Tudo começou em meados de 1940, quando a Toyota criou um modelo de produção baseado na eliminação de desperdícios e uso consciente da matéria-prima, o Sistema Toyota de Produção (STP). 

A história conta que, após sofrer prejuízos com a Segunda Guerra Mundial, a fabricante japonesa de carros conseguiu se reerguer e ultrapassar a concorrência de diversos países na fabricação de automóveis com essa filosofia, que inspirou outras empresas. Foi aí que surgiu o conceito Lean Manufacturing (ou manufatura enxuta).  

Do Japão para o mundo, dos carros para os prédios. Em algum momento, o Lean Manufacturing ultrapassou as paredes das fábricas, virou um exemplo de sucesso e foi adaptado para diversas áreas, como, por exemplo, a construção civil


O que é Lean Construction?
Uma fotografia de um homem com capacete

O termo “Lean Construction” significa, em uma tradução literal para o português, “construção enxuta”. E o que isso quer dizer? Usado nas mais modernas áreas da construção civil, o conceito visa minimizar desperdícios de materiais, reduzir custos e aumentar a eficiência por meio de métodos construtivos otimizados. 


A importância do Lean Construction 
 

As construtoras desempenham um importante papel na vida de milhares de pessoas, e a adoção de métodos construtivos eficientes impacta de forma direta ou indireta na cadeia de fornecimento, nos colaboradores, nos clientes e na cidade. 


Diferenças entre Construção Tradicional x Lean Construction

Uma ilustração de 3 pessoas olhando para papéis sobre metodologia Lean Construction

A principal diferença entre o método tradicional de construção e a construção enxuta está no processo de produção. Diferente da construção tradicional, no Lean Construction há uma preocupação minimamente calculada com a gestão e utilização de recursos, além do investimento em tecnologias e processos que reduzem o desperdício.

A Tegra Incorporadora, por exemplo, investe, em conjunto com seus fornecedores, no desenvolvimento de soluções alternativas, que reduzam o consumo de material e causem o menor impacto possível ao ambiente, garantindo a competitividade da empresa nos processos de construção das edificações em longo prazo.

Além disso, realiza um acompanhamento do volume de geração de entulho nos canteiros e busca, por meio de inovação tecnológica nos processos produtivos, reduzir esse percentual. Atualmente, 100% dos resíduos monitorados pela empresa são destinados em conformidade com as legislações vigentes em âmbito municipal, estadual e nacional, e mais de 90% são reciclados.

Como o Lean Construction pode ser aplicado?
 

Com o objetivo de reduzir a geração de resíduos e realizar o beneficiamento do maior percentual possível do material descartado, a Tegra estabeleceu a meta de 85% de beneficiamento e metas de redução por fase de obra. Essas metas são analisadas e revisadas pela alta direção, além de passar por auditorias internas e externas e pela avaliação da implementação do selo AQUA-HQE e outras certificações.


Iniciativas de redução de impactos no uso de materiais
Uma imagem falando sobre Iniciativas de redução de impactos no uso de materiais da Tegra

Na Tegra, a gestão dos materiais é feita por várias áreas envolvidas nos processos de construção:

Suprimentos: em conjunto com os fornecedores, a área viabiliza que as tecnologias mais recentes disponíveis no mercado sejam integradas às atividades desenvolvidas pela Tegra, além de contratar o fornecimento dos materiais críticos de acordo com as exigências contratuais e fazer a devida diligência.

Projetos: elabora os projetos de forma a tirar o máximo proveito dos materiais disponíveis, buscando sempre a melhor relação custo-benefício em relação a consumo e impacto ambiental.

Obras, qualidade e meio ambiente: realiza os processos de auditoria contínua e acompanhamento do fornecimento, garantindo que as documentações legais de origem do produto sejam entregues.
 
Com a melhoria nos processos logísticos e a adoção de materiais alternativos, bem como a implantação da certificação AQUA em todos os projetos, a companhia tem conseguido otimizar o uso de materiais ao longo dos anos.

Quais os benefícios da construção enxuta?

Uma foto de um homem segurando um tijolo e martelo referente a construção civil

No segmento da construção civil, os resíduos são gerados em toda a cadeia de valor, desde a fabricação dos materiais, passando pela execução das atividades até após a entrega das chaves aos proprietários. Além disso, na entrada de materiais, há um grande volume de sobras e desperdício 

A construção enxuta adota práticas que incentivam a produtividade em escala e proporcionam a redução no consumo de água potável, o reuso dos efluentes nas áreas de vivência dos empreendimentos nas fases de construção, o monitoramento da água fornecida por caminhões-pipa e de água servida, e a conscientização dos colaboradores nas obras.

Por isso, a Tegra adota uma série de práticas alinhadas à sua Política de Sustentabilidade para garantir sua destinação correta e causar o menor impacto ambiental, como a segregação dos resíduos sólidos, a logística reversa, o reaproveitamento, entre outras.

Além dos resíduos, há a questão do consumo de água nas cidades, já que a construção civil utiliza grandes volumes desse recurso em todas as etapas da execução de um empreendimento. Neste ponto, a Tegra estabelece metas anuais de consumo por área construída (m³/m²) de acordo com as fases construtivas dos empreendimentos e mapeia a origem, o tratamento e o destino dos efluentes em todas as obras.



Leia Mais:

Receba nossas notícias e informações exclusivas no seu e-mail

Continue Lendo

Olá, eu sou a Clara!
Como posso ajudar?

Outros assuntos

Atendimento ao cliente, ouvidoria ou outros assuntos, acesse nossa página de contato.