Encontre seu imóvel

Qual a renda mínima para financiar um imóvel?

mercado

10/03/2023 • 09h00min

Está pensando em financiar um apartamento? Então, confira qual a renda mínima para financiamento

Se você está pensando em adquirir um imóvel financiado, já deve ter percebido que uma das principais preocupações é sobre o valor da renda mínima que precisa ter para o banco ou instituição financeira aprovar o crédito. 

Afinal, existe uma renda mínima para se financiar um imóvel?

Além de tirar suas dúvidas sobre este quesito fundamental para conseguir o financiamento imobiliário, destacamos alguns tópicos importantes sobre o tema. Confira neste artigo!

O que é financiamento imobiliário?

Financiar um imóvel significa pegar dinheiro emprestado com uma instituição financeira para adquirir o bem. O financiamento imobiliário é uma modalidade específica para esse tipo de compra e só pode ser realizado mediante um contrato firmado entre o comprador e o credor.

Em geral, o comprador paga um valor de entrada, solicita emprestado o restante e paga parcelado, com juros, por um prazo de até 20, 30 anos, por exemplo.

Embora pareça simples, muitas variáveis podem tornar a concessão de crédito possível ou não para o orçamento do comprador. E a renda é uma delas.

Ter renda suficiente para pagar a prestação mensal é uma das condições para contratar o financiamento imobiliário.

O que compõe a renda?

A renda é a soma do valor recebido por uma pessoa e pode ser constituída, por exemplo, pela remuneração de trabalho ou de prestação de serviços, aluguel de imóveis e aplicação de capital. 

Para o banco, a renda indica a capacidade que uma pessoa tem de realizar o pagamento de acordo com as prestações do empréstimo, junto com uma análise cadastral realizada nos birôs de inadimplentes (como o Serasa) e outras fontes de consulta.

Desta forma, quando uma pessoa vai a uma instituição financeira, para contratar um financiamento imobiliário, e descobre que somente com sua renda não será possível tomar o valor que precisa para adquirir o imóvel desejado, ela tem a opção de unir a sua renda com a de outra(s) pessoa(s). Em geral, quanto maior a renda familiar, maior o limite.

Temos um conteúdo completo sobre Composição de Renda aqui no blog.


Quanto tem que ser a renda para financiar um imóvel?

Não existe uma renda mínima para financiar um imóvel, pois depende do valor que você quer financiar, em quantos anos e a taxa de juros, por exemplo.

Antes de liberar o financiamento, o banco irá avaliar se a renda está comprometida com outras dívidas e despesas, além de documentos que comprovem outras despesas mensais e a sua renda total. 

Vale lembrar que cada instituição financeira trabalha com um percentual de comprometimento de renda. Em geral, a parcela do financiamento não pode ultrapassar de 20% a 30% dos ganhos mensais.

Como saber se você tem a renda mínima para financiar?

Para descobrir se você tem a renda mínima necessária para financiar um determinado imóvel, o melhor caminho é fazer uma simulação na instituição financeira. Para fazer a consulta, é necessário ter certeza do valor total dos ganhos mensais (no caso de composição de renda, fazer um levantamento das rendas), valor do imóvel e tempo do financiamento.

Valor de entrada de um financiamento imobiliário

É importante fazer um bom planejamento para ter em mãos pelo menos 20% do valor do imóvel para dar de entrada no financiamento. Isto porque, geralmente, os bancos emprestam no máximo 80% do valor do imóvel.

Número máximo de parcelas

Tanto o financiamento SFH quanto o SFI possuem limite de prazo. O prazo limite varia de acordo com a idade do cliente. Prazo máximo pode chegar a 35 anos (420 meses).

Conheça as condições de aprovação de um financiamento imobiliário

A princípio qualquer pessoa pode fazer um financiamento imobiliário, entretanto é preciso preencher alguns critérios mínimos. Segundo o Banco Central, as condições para contratar um financiamento imobiliário são:

- Ser brasileiro, naturalizado ou que tenha visto permanente para estar no Brasil;
- Não ter restrições em cadastros como Serasa, SPC, BACEN e Receita Federal (a instituição financeira irá reunir informações sobre o seu perfil e o seu score, uma pontuação de “bom ou mau pagador” que uma empresa avalia o risco que pode ter ao emprestar dinheiro);
- Ter renda suficiente para pagar a prestação mensal; 
- Ter mais de 18 anos ou comprovar ter sido emancipado após os 16 anos.

Não é preciso ser cliente do banco para conhecer as condições do financiamento imobiliário. Basta ir a uma agência e conversar com um gerente para tirar suas dúvidas. 

Etapas de um financiamento imobiliário 

Após a verificação das condições mínimas de aprovação, vem a segunda etapa: a documentação. Será necessário apresentar originais e cópias de RG e CPF, dos comprovantes de estado civil e de renda, entre outros.

Não havendo nenhum problema, o crédito é aprovado com um período de validade a critério do banco.
 

Receba nossas notícias e informações exclusivas no seu e-mail

Continue Lendo

Olá, eu sou a Clara!
Como posso ajudar?

Outros assuntos

Atendimento ao cliente, ouvidoria ou outros assuntos, acesse nossa página de contato.