Encontre seu imóvel

Relatório Integrado Tegra 2023: Sustentabilidade em foco

tegra

23/05/2024 • 16h25min

Uma visão sobre os principais marcos de 2023 e o futuro sustentável da Tegra.

Por cinco anos seguidos, a Tegra divulga seu Relatório Integrado anual, destacando sua visão e estratégias de longo prazo para reduzir o impacto ambiental, fomentar a diversidade e a inclusão, e garantir uma governança ética e transparente.

Veja alguns dos principais destaques do Relatório Integrado 2023.

Destaques 2023

Nosso propósito permanece inabalável: criar empreendimentos com alma, para que as pessoas vivam melhor. Cada projeto que realizamos deve ter uma identidade única.

Mantemos firmemente nossos compromissos com os temas prioritários de ESG, integrando-os à gestão de nossos negócios, que é um elemento central da nossa cultura empresarial. Continuamos a evoluir na adoção de novas práticas e recursos, empregando materiais com menores emissões de gases de efeito estufa (GEE) e participando de projetos de eficiência energética.

Somente em 2023, construímos mais de 205 mil m² de área útil, com 24 canteiros ativos, empregando mais de mil colaboradores. Pagamos mais de R$ 154 milhões em salários e benefícios, investimos mais de R$ 2 milhões em canteiros, rotatórias e praças, totalizando 27 espaços públicos mantidos ao longo do ano. Além disso, lançamos cinco empreendimentos, todos certificados pelo AQUA-HQE.

Caminhos para um futuro Sustentável 

Nosso pioneirismo e estratégias em ESG no setor da construção civil resultam de um grande esforço e da convicção de que a sustentabilidade é crucial para a longevidade da Tegra. Assim, escolhemos um caminho para alcançar as metas para 2030 em todas as áreas.

Baseada em quatro grandes objetivos, a iniciativa Cidades Regenerativas 2030 é nossa estratégia de sustentabilidade, abrangendo a gestão de indicadores ambientais, sociais e de governança.

Entenda o que já foi feito:

Gerar impactos positivos na sociedade: Inauguração da Casa Tegra em São Paulo, ampliação das iniciativas do programa Gentilezas Urbanas, capacitação de profissionais internos e externos em temas técnicos e ESG para promover seu desenvolvimento e aumentar a empregabilidade, participação no Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Pro-Mac), e engajamento de colaboradores em ações de voluntariado em ONGs locais.

Zerar o balanço líquido de emissões: Realizamos o monitoramento das emissões geradas e alcançamos a compensação integral de 100% das emissões nos três escopos. Além disso, ampliamos o uso de materiais mais sustentáveis, desenvolvidos em parceria com nossos fornecedores, como concreto e aço. Também promovemos a conscientização e oferecemos treinamento aos nossos colaboradores sobre o tema.

Promover negócios transparentes: Implementamos uma matriz de riscos corporativos e adotamos práticas alinhadas com as diretrizes do Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD). Estabelecemos uma meta corporativa de conformidade para determinar a remuneração variável de todos os colaboradores.

Impulsionar a economia circular: Implementamos estratégias de sustentabilidade, como o reaproveitamento dos resíduos das obras, a adoção de práticas de logística reversa em colaboração com nossos fornecedores e o uso de peças pré-fabricadas, visando a redução significativa da geração de resíduos.

Selo Empreendedor AQHA-HQE

Desde 2021, a Tegra é certificada com o selo Empreendedor AQUA-HQE, uma das mais importantes iniciativas de sustentabilidade do setor imobiliário com identidade e reconhecimento internacional. Saiba mais sobre o selo Empreendedor AQUA-HQE

Unidades certificadas em 2023

  • 807 Pré-projeto
  • 784 Projeto
  • 1.198 Execução
  • Entrega do primeiro empreendimento AQUA-HQE certificado nas três etapas (Square Garden/SP)

A certificação Empreendedor AQUA-HQE não só confirma o compromisso da Tegra com práticas sustentáveis, mas também se integra de maneira completa aos diversos aspectos da gestão ESG da empresa. Este reconhecimento não apenas está em conformidade com a estratégia de Cidades Regenerativas da Tegra, mas também reflete sua Política de Sustentabilidade.

Prêmios 2023

Em 2023, conquistamos diversos prêmios que refletem nosso compromisso com a excelência e a inovação em todas as áreas de atuação. Essas premiações são um testemunho do nosso esforço contínuo em promover práticas sustentáveis, investir em inovação e garantir um ambiente de trabalho seguro e gratificante para nossos colaboradores. Abaixo estão os reconhecimentos que recebemos ao longo do ano:

29º PRÊMIO MASTER IMOBILIÁRIO
Categoria Profissional – Melhores Práticas ESG
Case: Plano Cidades Regenerativas 2030, alinhado à Agenda 2030 e aos ODS da ONU

PRÊMIO DE INOVAÇÕES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS E PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA DAS COMUNICAÇÕES E INFRAESTRUTURA (ABERIMEST)
Projetos: Ecotapume e Uso da realidade aumentada nas obras

PRÊMIO SECONCI-SP
Categoria Controle de Riscos no Canteiro
Projetos: Yard Cambuí e Ária Higienópolis
Categoria Controle de Saúde no Canteiro
Projetos: Alenza Cambuí e Universo Tatuapé Esfera
Categoria Gerenciamento Ambiental no entorno da obra
Projeto: L’Harmonie Vila Mariana

DESTAQUE ASSOCIAÇÃO DE DIRIGENTES DE EMPRESAS DO MERCADO IMOBILIÁRIO (ADEMI-RJ)
Categoria Inovação tecnológica
Projeto: Skylux by Tegra

PRÊMIO PROTEÇÃO BRASIL
Categoria Prata em Sistema de Gestão
Case: Segurança e Produtividade 4.0

GREAT PLACE TO WORK (GPTW)
Eleita uma “Melhores Empresas para se Trabalhar”, da Great Place To Work (GPTW), pelo sexto ano consecutivo

Gestão de Risco

Em 2023, a Tegra deu passos significativos no aprimoramento de seu programa de Gestão de Riscos Corporativos ao desenvolver uma matriz abrangente. Esta matriz unifica os riscos de todas as operações e diretorias, possibilitando uma avaliação e controle estruturados e centralizados dentro da empresa.


Acesse o RELATÓRIO INTEGRADO 2023 na íntegra e confira todos os destaques.

Conheça alguns empreendimentos

Receba nossas notícias e informações exclusivas no seu e-mail

Continue Lendo

Olá, eu sou a Clara!
Como posso ajudar?

Outros assuntos

Fornecedor | Corretor | Atendimento ao Cliente
ou outros assuntos, acesse nossa página de contato.