Encontre seu imóvel

Sala e cozinha integradas: como organizar e decorar?

dicasedecor

04/03/2024 • 09h00min

Confira dicas e exemplos de decorados projetados por arquitetos renomados para você se inspirar

A sala e cozinha integradas é um conceito aberto de arquitetura que veio para ficar. Uma ideia que surgiu em meados da década de 1990 em Nova York, e hoje faz parte de inúmeros projetos modernos e arrojados no mundo todo. 

Com o crescimento do mercado imobiliário brasileiro, principalmente dos apartamentos com metragens menores e studios, a cozinha com sala integrada se tornou uma solução para que um dos principais espaços da residência seja melhor aproveitado. 

Mas, como organizar e decorar esses ambientes integrados?

Para te ajudar, nada melhor do que conferir nossas dicas e ver exemplos de decorados projetados por arquitetos renomados em empreendimentos da Tegra Incorporadora. Confira!

Por que a sala e cozinha integradas são uma tendência?

A sensação de uma sala e cozinha integradas é de amplitude, ou seja, passa a impressão que o espaço é maior. Esse é o principal motivo para esse tipo de planta virar tendência nos últimos anos. 

Quais as vantagens?

Seja em casas ou apartamentos, apostar nesse estilo de arquitetura facilita a convivência e a comunicação entre as pessoas, pois permite a visualização do ambiente como um todo. 

Em um layout tradicional, com a cozinha e sala delimitadas por paredes, acontece uma separação entre as atividades que ocorrem nos dois principais ambientes comuns da casa. 

A integração encurta essa distância, que muitas vezes atrapalha a comunicação, fazendo com que todos aproveitem ao máximo os momentos juntos, seja para descansar, se divertir ou fazer suas tarefas domésticas.

As paredes acabam delimitando o nosso campo de visão. Sem elas, ganha-se uma área de circulação muito maior, com ambientes mais amplos, arejados e fluidos. Sem contar que é possível planejar uma decoração moderna e aconchegante.

Como organizar estes ambientes?

Existem algumas técnicas para organizar os espaços integrados, porque, mesmo que compartilhem de uma área única, é importante delimitar visualmente a cozinha da sala. 

Um dos truques se chama setorização. Geralmente, a cozinha é facilmente delimitada por balcões e pode ser setorizada também com tipo de piso ou pintura diferente do restante do ambiente integrado. 

Já para a sala, a organização fica por conta, principalmente, da disposição dos móveis. Eles não podem virar um obstáculo, atrapalhando o caminho entre um espaço e outro. 

Principais formas de decoração para sala e cozinha integradas

Que tal ver alguns exemplos modernos e elegantes para você se inspirar na organização e decoração da sala e cozinha integradas? 

Apartamento decorado do Gravura Perdizes

A cozinha traz uma solução inteligente de integração com a sala, que mantém o convívio com a área social sem perder os benefícios de cada espaço. 

Nesse ângulo, é possível ver como os móveis da sala de estar e sala de jantar estão organizados para garantir a setorização e fluidez dos ambientes.

Já neste outro ângulo, vemos como a decoração da cozinha contribuiu para a personalização do espaço, com balcão de mármore e uma divisória de vidro para não perder a integração visual.

Saiba mais sobre os apartamentos de 157m² do Gravura Perdizes.

Apartamento decorado do Ode Perdizes

A integração de quase todos os ambientes pode valorizar ainda mais a metragem do apartamento, como no decorado do Ode Perdizes

Um projeto moderno e extremamente funcional para famílias, que integra a sala de estar, sala de jantar, varanda gourmet e cozinha com uma decoração sofisticada em cada detalhe.

Saiba mais sobre os apartamentos de 156m² do Ode Perdizes.

Apartamentos decorados do Bem Moema

Aqui, vemos como a escolha da divisória entre a cozinha e a sala faz toda a diferença na decoração. Uma dica que este apartamento decorado de 120m² traz é a disposição dos móveis mais para o centro do espaço, facilitando o trânsito de pessoas.

Já nesta planta de 80m² fica evidente o benefício da amplitude e o aproveitamento do espaço com a integração da sala com a cozinha. 

Saiba mais sobre os apartamentos de 120m² e 80m² do Bem Moema.

Apartamento decorado do Ledge Brooklin

Esta cozinha com sala integrada é uma verdadeira obra de arte! Dá para imaginar como o conceito aberto facilita a comunicação e integração entre as pessoas no dia a dia.

O mesmo apartamento decorado, agora em outro ângulo para você não perder nenhuma inspiração:

Saiba mais sobre os apartamentos de 70m² a 122m² do Ledge Brooklin.

Apartamento decorado do L’Harmonie Vila Mariana

A marcenaria planejada é a melhor amiga na organização de ambientes integrados. Como neste exemplo, que a divisória foi usada servindo de apoio para o sofá. 

A divisória pode ser um item multifuncional. Aqui, o mesmo móvel tem prateleiras de apoio e ainda pode ser usado como balcão para a cozinha. 

Saiba mais sobre os apartamentos de 140m² do L’Harmonie Vila Mariana.

Apartamento decorado do Yard Cambuí

Além de ser uma excelente opção para fazer a separação da cozinha e sala, a divisória pode ser o local perfeito para a televisão da sala. Neste decorado, ela foi usada sem ocupar muito espaço, apenas o suficiente para fazer a segmentação e o suporte para a tv.

Saiba mais sobre os apartamentos de 126m² do Yard Cambuí.

Receba nossas notícias e informações exclusivas no seu e-mail

Continue Lendo

Olá, eu sou a Clara!
Como posso ajudar?

Outros assuntos

Atendimento ao cliente, ouvidoria ou outros assuntos, acesse nossa página de contato.