Não foi possível detectar sua localização. Selecione um estado de seu interesse para ver as melhores ofertas. X

Blog da Tegra

Saiba por onde começar a planejar os móveis para sua cozinha

Começou a pensar sua cozinha de uma nova maneira? Conheça dicas para planejar os móveis e criar um espaço completamente único!

18/12/2019 • 10h20min • EM DICAS & DECORAÇÃO

Dicas para planejar seus móveis de cozinha

A cozinha é uma parte essencial de todas as casas, não apenas servindo como um lugar de encontro entre os moradores e as visitas, mas também como um espaço que pode ser inspirador e refletir como cada morador cuida da sua casa.

Com o passar dos anos, a cozinha foi ganhando cada vez mais atenção e se tornou um ambiente ainda mais especial aos olhos dos arquitetos, decoradores e designers de móveis, com projetos idealizados para oferecer novas perspectivas sobre esse espaço e para integrá-lo melhor em cada casa.

Tendo isso em mente, separamos aqui algumas maneiras simples para você se inspirar e planejar o espaço e os móveis da sua cozinha e criar um espaço completamente único, com sua cara e levando o máximo de conforto. Confira abaixo!


PLANEJE TUDO DESDE O COMEÇO


Antes de qualquer coisa, você precisa ter em mente que você precisa criar uma cozinha que seja funcional e organizada para tudo o que você precisa. Por isso, é importante não se antecipar e pensar em detalhes de acabamento enquanto o principal ainda não foi decidido e/ou planejado.

Para isso, é essencial que você tenha as medidas exatas de cada parte da sua cozinha e deixe ressaltado todas as partes que não podem ser alteradas, como pilares ou paredes. Isso facilita o trabalho de todas as partes envolvidas na nessa nova organização. Algumas dessas medidas, por exemplo, seriam:


?    Medidas de largura, comprimento e altura da cozinha;

?    Medidas de janelas e portas;

?    Pontos de água/esgoto e registros;

?    Ponto de gás;

?    Posição das tomadas e interruptores;


Além disso, um outro bom exemplo dessa antecipação para evitar problemas posteriores está na parte da iluminação. Assim como em qualquer cômodo, precisa ser pensada desde o início para que ela valorize seus móveis e espaços da maneira correta.

Com essa parte solucionada, você já pode começar a dar andamento ao restante das obras da sua cozinha.


SAIBA FAZER A DISTRIBUIÇÃO CORRETA


Um ponto importante nessa etapa é que a pia seja sempre seu elemento principal da sua cozinha. Tudo gira em torno dela. Comece considerando que toda a circulação do local passa por ela, que integra o começo, o meio e o fim da função da cozinha: preparar seus alimentos.

A partir da sua pia, deve ser rápido e prático alcançar outros eletrodomésticos. Ela deve estar a poucos passos da sua geladeira e do seu fogão, assim como esses dois devem estar a poucos passos um do outro. Essa trindade compõe todos os tipos possíveis de angulações para projetar sua cozinha, seja uma cozinha com duas alas, uma cozinha “ilha” ou uma cozinha linear. 

SAIBA E VALORIZE A CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO


De nada adianta sua cozinha ser bonita e bem planejada se você não puder guardar nada naquela área. Os armários e despensas são fundamentais para manter a organização e é necessário pensar nessas peças de acordo com tudo que você costuma guardar. 

É aí que falamos na cubagem, um termo técnico utilizado por arquitetos e designers para um espaço que receberá um determinado volume de objetos. Toda e qualquer cozinha sem uma boa capacidade de cubagem acaba minando toda a possibilidade de armazenamento.

SUAS CORES SÃO SUAS AMIGAS


Nesse quesito, tudo depende do seu gosto. Mas se engana quem pensa que cozinhas coloridas são cozinhas esteticamente feias. Assim como as últimas tendências de decoração de interiores, de uma maneira geral, as cozinhas estão ganhando mais e mais cores e a novidade tem chegado aos formadores de tendência.

Uma sugestão é sempre utilizar tons mais claros, pois são mais fáceis de identificar a sujeira e lavar. Tanto de maneira estética e prática, esses tons são as opções mais seguras para esse tipo de ambiente. Já para quem prefere cores mais quentes e chamativas, essa é uma excelente opção para trazer mais originalidade para sua cozinha.

Gostou das nossas dicas? Ficou com alguma outra dúvida?

Não deixe de conferir as novidades que estão no novo blog da Tegra. Temos certeza que você irá adorar todas as dicas que separamos para você!

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail


;