Não foi possível detectar sua localização. Selecione um estado de seu interesse para ver as melhores ofertas. X

Blog da Tegra

Como escolher a iluminação para o quarto do bebê?

Mais do que estética, a iluminação do quarto do seu filho também é um fator que impacta no sono saudável e essencial no desenvolvimento do bebê. Veja como escolher a iluminação ideal para esse cômodo.

07/06/2019 • 19h15min • EM DICAS & DECORAÇÃO


Vocês escolheram o tema, o papel de parede, as cores das paredes e dos acessórios e até pelo berço. O móbile conversa perfeitamente com o trocador e até a cômoda combina com o tapete. O quartinho do bebê está exatamente como vocês sempre sonharam. Agora vem a maior dúvida que todos os pais têm: como iluminar da melhor forma esse espaço? Para ajudar nessa questão, selecionamos sete dicas que vão clarear as suas ideias. Confira!

?


Evite iluminação dura

Um brilho suave faz qualquer cômodo parecer mais aconchegante e convidativo, mas essa não é a única razão para manter esse conforto. A luz suave reduz o contraste entre o claro e o escuro, evitando o estímulo excessivo e proporcionando aos olhos não desenvolvidos do bebê o tão necessário descanso.

Ao iluminar o quarto do bebê, evite lâmpadas expostas e de halogênio. Essas lâmpadas são muito brilhantes e podem deixar o bebê desconfortável e ansioso além de representarem um perigo real se uma criança curiosa decidir bisbilhotar por aí. Opte por acessórios que proporcionem uma luz mais sombreada ou difusa e protegida por algum outro material.

Outra dica interessante? Considere o ponto de vista do bebê. Luminárias de teto podem ser adoráveis para quem olha, mas o efeito é bem menos agradável quando você está deitado diretamente embaixo dela!


Instale um dimmer


Dimmers são dispositivos que podem ser acoplados aos interruptores e permitem a regulagem da intensidade da luz. Fáceis de usar e de se adaptar aos interruptores existentes, são uma solução excelente para o quarto do bebê

Uma atmosfera mais serena é como um gatilho para o bebê, fazendo o corpinho dele entender que é hora de descansar. O dimmer também é ótimo para quando você quer dar uma conferida em tudo enquanto ele dorme sem atrapalhar o sono do pequeno, o que também é útil para as mamadas noturnas e as trocas de fralda, ajudando a manter o nível de sonolência do bebê enquanto você faz tudo o que precisa.


Crie camadas de luz

Luz suave é bastante confortável, mas quando você está com problemas para achar a posição correta da fralda, uma iluminação mais clara é melhor. Então aposte em várias luzes. Ao invés de ter apenas uma luz super brilhante, invista em diversas lâmpadas para iluminar o quarto conforme o necessário. No mínimo, monte três pontos de luz: uma luminária no teto, uma no trocador e um luz de leitura para focar no detalhes. Ao manter as formas de luz flexíveis, você terá sempre a quantidade de luz necessária para realizar cada tarefa e na hora que precisar.


Controle a luz natural

Luz natural é sempre legal, a não ser que comece a atrapalhar o sono do seu bebê. Manter um ambiente mais escuro e fresco não irá apenas ajudar o bebê a dormir por mais tempo, mas também evitará o superaquecimento do corpo do bebê - um dos principais fatores que contribuem com a temida Síndrome de Morte Súbita Infantil.  

A tempo: jamais deixe o berço do bebê muito perto da janela ou recebendo luz solar direto. É muito perigoso!


Considere os balizadores

Conhecidos também como vigias, os balizadores são luminárias instaladas de forma embutida nas paredes, próximas ao piso e que podem ficar acesas durante toda a noite. Elas proporcionam luz suficiente para observar o bebê durante o sono e auxiliam na hora de trocar fraldas ou dar de mamar, sem despertar por completo o bebê com uma luz muito forte. Prefira lâmpadas de led, que consomem pouca energia e não esquentam.


Não se esqueça da luz noturna

É muito comum crianças com medo do escuro. Mesmo que o seu recém-nascido ainda não tenha medo do escuro, nada melhor do que prevenir. Aposte naquelas luzinhas bem criativas para tornar a escuridão dentro do quarto o menos aterrorizante possível.


Gostou da dica? Quer saber mais?

Acesse a categoria dicas e decoração do nosso blog e não deixe de conferir nenhuma novidade. Temos certeza que você irá se surpreender!




;