Não foi possível detectar sua localização. Selecione um estado de seu interesse para ver as melhores ofertas. X

Blog da Tegra

Conceito Aberto: uma tendência de layout que veio para ficar

O Conceito Aberto é uma das principais tendências arquitetônicas dos últimos anos e oferece inúmeras vantagens para quem deseja otimizar seus espaços em casa.

06/07/2020 • 12h06min • EM DICAS & DECORAÇÃO

Escritório com layout de arquitetura em conceito aberto

Nos últimos anos, uma tendência arquitetônica que vem ganhando muita força no mercado imobiliário é a do Conceito Aberto. Pode ser que você não identifique-a logo de cara quando falamos este nome, mas você provavelmente já deve ter se deparado com lugares que seguiram este padrão estético.

Explicar o Conceito Aberto é muito simples: a ideia é fazer com que todos os cômodos do imóvel estejam mais unificados, sem a presença de tantas paredes e divisórias, fazendo com que a casa seja totalmente integrada, comdestaque para a sala e a cozinha.

O Conceito Aberto busca transmitiruma sensação de liberdade ao morador, permitindo que ele faça diversas coisas ao mesmo tempo, como preparar o jantar e manter o contato com seus convidados na sala de estar ou de jantar, por exemplo.

Neste artigo, vamos explicar mais sobre suas origens, algumas das principais vantagens e por queele se tornou tão popular.


COMO SURGIU O CONCEITO ABERTO?

O Conceito Aberto surgiu em Nova York durante a década de 1990, quando antigos prédios industriais passaram por um processo de revitalização e ressignificação, sendo transformados em apartamentos residenciais para alguns dos novos moradores de bairros como o Brooklyn.

Em seguida, o conceito começou a espalhar pelos Estados Unidos como uma tendência de arquitetura moderna, sendo preferida por habitantes de bairros com uma forte cena cultural e artística.

Com isso, suas principais características foram surgindo: a demarcação dos ambientes conforme a disposição dos móveis, a visualização do ambiente como um todo, integração completa da casa e muito mais.


E QUAIS SÃO AS SUAS PRINCIPAIS VANTAGENS?

Além de melhor aproveitar todos os ambientes de um imóvel, o Conceito Aberto permite que os moradores façam diversas atividades ao mesmo tempo, como já falamos acima.

Ele incentiva e facilita o convívio familiar, fazendo com que todos aproveitam ao máximo os momentos juntos, seja para descansar, se divertir ou fazer suas tarefas domésticas, tornando tudo ainda mais prático, simples e participativo.

Suas visitas contam com uma área de circulação muito maior, com ambientes mais arejados, organizados e otimizados.

Essa é uma excelente ideia até mesmo para imóveis menores, uma vez que o Conceito Aberto dá a impressão de que ele é mais amplo e melhor utilizado.

Geralmente, os espaços integrados passam pela cozinha, a sala de jantar e a de estar. Mas, dependendo do projeto, até o quarto e o jardim podem fazer parte deste processo de abertura da casa.


E POR QUE ELE ESTÁ SE TORNANDO TÃO POPULAR NOS ÚLTIMOS ANOS?

Se você acha que o Conceito Aberto beneficia apenas quem possui uma casa ampla, está muito enganado! Os apartamentos, principalmente aqueles com metragens menores, são os principais beneficiados por essa tendência.

Isso ajuda a explicar o porquê de o Conceito Aberto ter ganhado tanta força. Com o crescimento da quantidade de novos moradores em apartamentos menos espaçosos, encontrar maneiras de fazer com que o espaço seja melhor aproveitado é algo essencial.

Por essa razão, adotar o Conceito Aberto tem sido uma estratégia de arquitetos e designers de interiores na hora de construir e decorar novos apartamentos.

Seja qual for a razão da sua escolha, o Conceito Aberto veio para ficar. Além das vantagens que mencionamos, os ambientes integrados são modernos, arrojados e aconchegantes, o que acaba sendo um motivo a mais para apostar nesse estilo.


Gostou do nosso artigo? Temos outras publicações à sua espera em nosso blog!

Leia também:

Decoração Afetiva: Dê Um Up No Seu Lar Com Suas Memórias

Aprenda A Criar Um Espaço Zen Para Relaxar Em Casa

Clique aqui e conheça mais dicas aqui no Blog da Tegra!

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail


;