Não foi possível detectar sua localização. Selecione um estado de seu interesse para ver as melhores ofertas. X

Blog da Tegra

Aprenda a criar um espaço zen para relaxar em casa

Veja como escolher um bom local e quais os itens para você desestressar da vida cotidiana. Acesse e confira!

11/05/2020 • 16h34min • EM DICAS & DECORAÇÃO

Mulher fazendo exercício no espaço zen dentro de casa

Nossa casa é nosso porto seguro, e passar mais tempo nela faz com que desejemos que cada cantinho possa ter seu próprio toque, seu próprio jeito. Alguns espaços são para a diversão, outros mais para o trabalho, e alguns para relaxar.

O post de hoje no Blog da Tegra trata justamente de maneiras para relaxar em casa, ensinando a criar um espaço zen todo seu, com tudo que você precisa para aqueles momentos sem estresse. Vamos entender como fazer?


O QUE É UM ESPAÇO ZEN?

É uma das coisas mais difíceis de descrever por que cada um tem um entendimento sobre o que é relaxante. Mas vamos pelas definições básicas: esse é um ambiente onde você vai desligar de tudo e aproveitar para absorver boas energias por meio do relaxamento. Tem que ser um espaço confortável, onde você se sinta bem. Um lugar aconchegante é fundamental para meditar, ler, descansar ou mesmo só ficar em silêncio e refletir.

E quais os itens que podem te ajudar a compor este espaço zen?


ESCOLHENDO O LOCAL

É importante que seu espaço zen seja mesmo zen, e que isso se reflita inclusive no local: um ambiente com menos barulho, perto de uma janela para ter iluminação natural ou mesmo no lugar mais aberto da casa. Muita gente opta pela varanda para fazer este espaço, mas pode ser em um canto da sala de estar, ou mesmo no quarto.


Conforto

Para ser confortável, um espaço zen deve ter móveis e itens que permitam o total relaxamento. Invista em futons, pufes, poltronas, acolchoados e tapetes bem felpudos. Almofadas com estampas orientais também dão um toque de charme, desde que não conflitem com cores mais suaves. Você prefere algo mais perto do natural? Pode trocar o acolchoado por esteiras de madeira. Se o espaço comportar uma rede de balanço, melhor ainda.

Alguns decoradores também recomendam prestar atenção na disposição dos móveis. É possível seguir regras de feng shui ou seu próprio instinto. O importante é ter um espaço fluido, em que a passagem não seja atrapalhada por nada.


Iluminação ideal

Preparar uma iluminação indireta, mais suave, é ideal para seu espaço zen. Você pode ter uma alternância de luzes: uma mais branca e forte para o uso rotineiro, e uma mais amarelada vinda de abajures, sancas ou lâmpadas individuais. Essa luz mais amarelada e indireta permite um descanso aos nossos olhos e tem um efeito tranquilizante perfeito. A luz natural também pode fazer esse papel, desde que bem equilibrada com o resto do ambiente.


Aposte nas cores

Você sabia que as cores também proporcionam um efeito psicológico em nós? Além de mexer com a atmosfera da sua decoração, cada cor pode ativar sensações diferentes. Por exemplo:

• Cores mais claras e suaves (azul, branco, bege, cinza, verde, tons pastéis e até o tom mais claro de madeira) inspiram momentos mais relaxantes, e simbolizam paz, serenidade, calma, equilíbrio.

• Cores mais vibrantes e intensas passam um sentimento mais ativo.


Abrace a natureza

Plantas e flores não são obrigatórias no seu espaço zen, mas fazem uma ótima composição com o ambiente e trazem um elemento natural que é tranquilizante. Além de um efeito prático: as plantas ajudam a melhorar a temperatura do ambiente, renovam o ar e trazem vitalidade. Recomendamos pelo menos algo verde em um cantinho, como vasos. Se vai aderir à esta dica em seu espaço, aposte em espécies que são fáceis de cuidar, como suculentas e samambaias.


Veja também no Blog da Tegra:

10 plantas que não precisam de luz e são ideais para apartamento

10 plantas que purificam o ar de ambientes internos


Aromas

Um espaço zen não pode deixar de ter aromas inspiradores. Um espaço sensorial como este pode usar um aroma para completar a experiência toda, ajudando a manter a calma e a concentração. Use incenso, difusores, velas e outros tipos de aromatizadores.  

Nessa hora, a escolha pela fragrância é muito pessoal, mas o recomendado para quem não tem muita referência é preferir aromas criados para relaxar, como frescos, florais ou cítricos (lavanda, jasmim e essências cítricas, como o limão).


OUTROS ITENS DE DECORAÇÃO

Vale apostar em quadrinhos e pôsteres com frases positivas, mantras e ilustrações que tragam boas energias para seu espaço zen. Só de olhar para estas mensagens, já pode ser possível se alinhar com a energia do espaço. Estátuas de elementos ligados a meditação e espiritualização também ajudam nessa composição.

E uma dica valiosa: evite o acúmulo de itens no seu espaço zen. A desorganização também é uma forma de estresse. Mantenha o ambiente o mais minimalista possível, com tudo harmonizando bem para seu relaxamento.

Entendeu como fazer um espaço zen só seu? Esperamos que você consiga criar um espaço bem relaxante com as dicas de hoje do Blog da Tegra. Volte sempre para mais novidades sobre decoração!

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail


;