Não foi possível detectar sua localização. Selecione um estado de seu interesse para ver as melhores ofertas. X

Blog da Tegra

10 Plantas que purificam o ar de ambientes internos

As plantas são capazes de neutralizar ou reduzir diversas substâncias prejudiciais à saúde. Como se isso já não fosse bom o suficiente, cultivar plantas pode ser uma prática terapêutica, que ajuda a relaxar e até melhorar a qualidade do sono.

26/03/2020 • 10h00min • EM DICAS & DECORAÇÃO

plantas que purificam o ar dos ambientes

Elas não são apenas objetos de decoração: está comprovado, pela NASA, que as plantas purificam o ar em ambientes internos. Como se isso já não fosse bom o suficiente, cultivar plantas pode ser uma prática terapêutica, que ajuda a relaxar e a melhorar a qualidade do sono.

Como as plantas ajudam na qualidade do ar?

As plantas purificam o ar ao realizarem a fotossíntese, que é o processo de alimentação a partir da luz. É assim que elas ajudam a filtrar as toxinas presentes no ambiente, como o tricloroetileno, que é encontrado em diversas tintas, e o benzeno, presente na fumaça de cigarros, escapamentos de carros e em muitos outros produtos.

Essas substâncias podem ser bastante prejudiciais para a saúde, dependendo do volume e tamanho do espaço onde se dispersam.

Já imaginou ter em sua sala uma planta capaz de neutralizar ou reduzir diversos compostos tóxicos, além de ajudar na umidade do ar e transformar o ambiente?

Jiboia (Epipremnum aureum)

Você não tem uma jiboia em casa? Deveria! É uma planta que sobrevive com pouca luz e pouca água, então, fica bem em áreas internas e externas.

Por crescer de forma rasteira e ser uma trepadeira, ela se une ao ambiente fazendo da sua casa a moradia dela.

Palmeira Dama ou Palmeira Ráfis

É considerada uma planta elegante para a decoração de interiores. Não há muito segredo para cuidar deste tipo de palmeira. Ela pode ser cultivada sob sol pleno, na sombra ou com pouca luz. Aprecia água, mas não em excesso.

Palmeira de Bambu ou Palmeira Areca

Ajuda a absorver gases tóxicos e age como um umidificador natural. É considerada uma das melhores plantas para a purificação do ar e uma das preferidas na decoração. É uma boa planta para colocar em ambientes recém-pintados. Deve-se regar com pouca água, mas pulverizando sua folhagem.

Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata)

Muito conhecida pelos brasileiros pela crença de "espantar o mau olhar", esta planta com folhas de consistência suculenta é extremamente resistente.

É uma excelente escolha para quem não possui muito tempo para sua manutenção, pois não necessita de água com regularidade. O ideal é regar este tipo de planta apenas uma vez a cada 20 dias.

Não deixe o vaso ao alcance de crianças e animais domésticos, pois suas folhas são muito tóxicas ao serem ingeridas.

Orquídeas

Muitas pessoas gostam de presentear com orquídeas. Pela sua variedade de cor e forma, acaba sendo muito procurada. Esta espécie é capaz de filtrar compostos presentes em colas e tintas. Ela não aceita água em excesso e precisa de sol todos os dias para sobreviver.

Samambaias

É muito popular pela sua volumosa folhagem. Necessita de um ambiente mais úmido e com luz indireta.

Além de ser uma das melhores plantas que purificam o ar, alguns estudos sugerem que as samambaias são capazes de remover arsênico e mercúrio do solo. Sem contar que são plantas capazes de suportar baixas temperaturas no inverno.

Lírio da Paz

Como o nome já sugere, o seu significado remete a paz e tranquilidade. O mais recomendado é cultivar o lírio da paz em um local quente, mas que seja sombreado e arejado ao mesmo tempo. Uma dica é diminuir a quantidade de água durante o inverno.

É uma planta fácil de se cultivar, pois não exige vasos grandes. Ela não cresce mais do que 60 centímetros de altura.

Planta-Aranha

Também conhecida como clorofitos, essa planta ornamental ajuda a purificar o ar com mais rapidez, evitando a permanência de odores marcantes, como frituras e tintas, por exemplo. São plantas pequenas que se adaptam muito bem em espaços interiores, sendo tolerantes inclusive ao ar-condicionado.

Antúrio

Ela combate o amoníaco e é ideal para cozinhas e banheiros. Também é muito usada hoje em dia para compor jardins externos.

Gérbera

Além de ser uma flor muito bonita e de aspecto alegre, ajuda a melhorar a qualidade do sono. Ela absorve o dióxido de carbono e emite mais oxigênio durante a noite. São indicadas contra o fumo de cigarro. Recomenda-se sua utilização especialmente em quartos.

Não exige muitos cuidados e tem boa adaptação em regiões de clima seco. Sem excesso, regue as gérberas de uma a duas vezes por semana.


Gostou dessas dicas? Leia mais aqui no blog!

Conheça as 10 Plantas que não precisam de luz e são ideais para apartamento

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail


;