Encontre seu imóvel

Como unir elegância e funcionalidade com armário de vidro

dicasedecor

21/11/2022 • 16h00min

Conheça a tendência que está revolucionando as decorações dos quartos e closets. Veja as principais vantagens do armário de vidro.

Com rotinas cada vez mais agitadas, unir beleza e funcionalidade tem se tornado um requisito essencial nos projetos de design de interiores. Em um mundo onde se preza cada vez mais pela sustentabilidade, aproveitar o melhor de cada matéria-prima é fundamental. 
Neste artigo, você encontrará um conteúdo completo, com dicas relevantes sobre o uso de vidros em quartos e closets, e tudo que você precisa saber antes de decidir qual é o melhor tipo de armário para o seu quarto. 

Quais os tipos de vidros para armários?

Diferentes tipos de vidro podem ser usados para compor a decoração do seu quarto. O vidro float, conhecido como "vidro comum", por exemplo, é uma opção econômica que pode ser encontrado nas cores esverdeado, fumê ou transparente. Porém, não é recomendado o uso em ambientes com variações de temperatura. 

Já o vidro temperado é, em média, cinco vezes mais resistente que o float porque recebe um tratamento térmico que inibe seu estilhaçamento ao quebrar. Há também o vidro laminado, que é ?formado por duas camadas de vidro com uma película de resina ultra fina, proporcionando controle acústico e garantia de privacidade - ideal para uso de demarcações de espaço.

Se você deseja dar personalidade ao seu ambiente, os vidros impressos são a melhor escolha. A técnica, que pode ser utilizada em todas as opções citadas acima, permite a inserção de desenhos em relevo em sua superfície. Este acabamento pode ser fosco, esmaltado ou brilhante. 

Fotografia do apartamento decorado do Amaro, um empreendimento Tegra

Por que o armário de vidro?

A versatilidade é, sem dúvidas, um dos principais motivos para optar pelos vidros nos acabamentos dos seus armários. Suas diferentes formas e cores permitem que seja facilmente combinado com peças decorativas, até mesmo com revestimentos das paredes. 

A durabilidade do material também deve ser levada em consideração: uma limpeza adequada é essencial para estender a vida útil dos vidros. Produtos industrializados especializados ou até mesmo misturas caseiras, como vinagre, álcool e sabão aplicados com panos macios, possibilitam uma higienização simples e adequada. 

Fotografia do apartamento decorado do Yard Cambuí, um empreendimento Tegra

E, em um mundo onde se preza cada vez mais pela sustentabilidade, os vidros são ótimas alternativas para o seu lar. O vidro é um material obtido a partir da fusão de minerais. Uma matéria-prima comum e que resiste a temperaturas de até 150°C sem deformação de estrutura, tornando possível a sua reutilização para a mesma finalidade. Assim, a reciclagem de vidro pode ser feita infinitas vezes sem perder a qualidade de origem.

O que difere um armário de vidros dos demais armários?

As portas dos armários de vidro são de dupla funcionalidade: possibilitam a visualização dos itens ao mesmo tempo que os mantém protegidos dentro dos gabinetes, tornando capaz de alteração de toda a dinâmica visual do espaço.  

Uma figura de um apartamento studio decorado com armário de vidro

A combinação adequada entre vidros e luzes pode criar a ilusão de um espaço mais amplo, sendo ideal para ambientes pequenos, como neste Studio decorado do Zahle Jardins Se esse for o seu caso, recomendamos que estenda a leitura para o artigo de como deixar seu apartamento Studio organizado
 

Uma imagem mostrando as portas de armário de vidro

Portas de armário de vidro são altamente duráveis. Afinal, o vidro é um dos materiais mais resistentes e você não precisa se preocupar com rachaduras, lascas ou quebra. Além disso, abrem um leque de oportunidades para a sua decoração, como neste exemplo do Studio decorado do Soma Perdizes. Que tal organizar suas roupas coloridas de maneira que formem um arco-íris? 

Vantagens de um armário de vidro

Um armário eficiente é o aliado para quem busca praticidade no dia a dia, melhor ainda quando é possível escolher materiais de fácil limpeza e alta durabilidade. Nesse caso, armários de vidro são uma tendência para aqueles que prezam por uma decoração elegante e funcional. 

Fotografia do apartamento decorado do Neo Brooklin, um empreendimento Tegra.

Seja você uma pessoa minimalista com um guarda-roupa reduzido ou um fashionista, com dezenas de combinações e acessórios, ter as roupas organizadas com fácil visualização pode economizar tempo e elevar a sua qualidade de vida. Pois, além da sensação de bem-estar, um quarto aconchegante e organizado, sem dúvidas, facilita a rotina da casa. 

Tanto em armários, como em cômodas, as portas de vidro são atemporais. Seu estilo despojado, porém, elegante, é um verdadeiro curinga que combina com vários estilos de decoração. Se associado a cores neutras, o vidro pode conferir um toque especial, proporcionando um clima leve e espaçoso, sendo ideal para clarear e dar vida aos ambientes. 
Uma fotografia ilustrando a multifuncionalidade do armário de vidro

A multifuncionalidade dos armários e closets de vidro se multiplica quando combinados com espelhos, como neste apartamento decorado do Caminhos da Lapa Elo, pois além de guardar as suas roupas, é possível se vestir e provar combinações com facilidade, sem grandes deslocamentos. 

Dicas para ter um armário de vidro incrível

Use e abuse da sua criatividade! Enjoou do esquema de cores e decidiu mudar? Sem problemas! Elabore um novo sempre que quiser. As portas de vidro permitem que você troque a decoração de forma simples e ágil. 

Móveis planejados são ideais para aproveitar o espaço útil dos seus ambientes. Caso a sua ideia seja repaginar seu armário antigo, aproveitar a estrutura e trocar apenas as portas é a melhor solução.
 

Receba nossas notícias e informações exclusivas no seu e-mail

Continue Lendo

Olá, eu sou a Clara!
Como posso ajudar?

Outros assuntos

Atendimento ao cliente, ouvidoria ou outros assuntos, acesse nossa página de contato.