Encontre seu imóvel

Decoração Copa do Mundo: prepare seu apê para torcer pelo Brasil

dicasedecor

24/10/2022 • 17h00min

Selecionamos algumas ideias de decoração para você levar o clima da Copa do Mundo para o seu apê. Aproveite para conferir!

Entra ano e sai ano, cultivamos a mesma expectativa de festejar a Copa do Mundo, o maior evento futebolístico do universo. Brasileiros vestem verde e amarelo. Ruas são tomadas pelas cores da bandeira. Somos uma nação que ama futebol e, historicamente, veste a camisa.

E o clima da Copa do Mundo não fica restrito aos campos de futebol. Nas ruas e dentro de casa, as festividades tomam conta dos espaços. A decoração é um assunto à parte, um verdadeiro evento do evento. 

Pensando nisso, selecionamos algumas ideias de decoração para você levar o clima da Copa do Mundo para o seu apê. 

Uma figura ilustrando as cores através de lápis e tecidos.

Escolha de cores

Se for falar de cores, é claro que a primeira coisa que vem à mente são as da bandeira do Brasil - verde, amarelo, azul e branco. Temos, então, quatro cores para coordenar a decoração da Copa do Mundo. Isso pode ser feito seguindo dois caminhos: escolher uma ou duas cores principais, para serem protagonistas, e as outras duas ficam como coadjuvantes; ou distribuir todas as cores com equilíbrio. 

Com uma ou duas cores protagonistas, a decoração pode ficar mais personalizada, criativa e elegante. As bandeirinhas, por exemplo, podem impor o tom principal e, nos demais enfeites, as cores secundárias entram nos detalhes.    

Confira o significado de cada cor para escolher a sua decoração:

Verde

A combinação do azul com o amarelo resulta na cor verde, que representa a natureza e simboliza o frescor, a harmonia e o crescimento. Na cromoterapia, terapia que usa as cores como complemento a tratamentos, o verde transmite calma e promove um equilíbrio entre a cabeça e o coração.

Amarelo

Já o amarelo é a cor associada ao intelecto, criatividade e humor. Por isso, é usada em momentos que se necessita de inspiração.

Azul

Símbolo da água e do céu, a cor azul representa alegria e confiança. Os tons de azul são comumente usados quando se pretende transmitir a ideia de progresso e desenvolvimento científico.

Branco

O branco é considerado uma cor neutra e simboliza limpeza, tranquilidade, paz e luminosidade.

Como usar as bandeirinhas

Não tem como falar em decoração de Copa do Mundo sem falar das tradicionais bandeirinhas, uma das formas mais simples de trazer o clima de festa para dentro do apê. Talvez esta seja a primeira coisa que se deve pensar ao planejar a decoração, pois esse tipo de enfeite já causa uma grande transformação nos ambientes. Então, a dica é: comece pelas bandeirinhas.

O primeiro passo é definir se as bandeirinhas terão um ou mais formatos de corte. Você pode escolher fazer um molde único e, assim, todas elas ficarão iguais, ou, se preferir, pode fazer dois ou três moldes e intercalá-los para criar um efeito visual interessante. 

Quanto mais leve for o papel, mais fácil será de trabalhar no recorte e na montagem. Costuma-se optar pelo papel seda, que é mais fino e aderente à cola, além de ser encontrado com facilidade em papelarias, mas também é possível fazer com outros tipos de papel e até mesmo com plástico.
Uma imagem mostrando várias mãos segurando a bandeira do Brasil

Faça você mesmo

O clássico varal de bandeirinhas não pode faltar na decoração da Copa do Mundo no seu apê. Depois de recortar os moldes das bandeirinhas, é necessário medir o tamanho do barbante e definir a quantidade de varais. Só depois de definir onde o varal será instalado é que se deve começar a colagem das bandeirinhas. 

Durante o processo, vale conferir se há enfeite suficiente para cobrir toda a extensão do barbante e garantir um efeito visual legal. 

Você já deve ter visto em alguma festividade aqueles varais padronizados, que apresentam o mesmo espaçamento entre uma bandeirinha e outra. Se você quiser ter esse padrão, talvez seja uma boa ideia fazer uma simulação antes de colar as bandeiras definitivamente no barbante. Desta forma, você tem mais controle da quantidade de papel que será necessária na extensão do varal.

Além do varal, as bandeirinhas podem ser usadas de outra forma, contornando o batente da porta ou da janela, criando uma espécie de moldura. Também pode ser divertido usá-las como enfeite ao redor da mesa, como um adorno característico de festas de aniversário. E, se quiser fazer minivarais, essa ideia pode ficar interessante nas paredes.  

Balões

Figura ilustrando vários balões nas cores do Brasil

Quem disse que balões só combinam com festa de criança? Coloridos e fáceis de manusear, os balões garantem um visual bonito e ajudam a complementar a decoração da Copa. O efeito pode ficar ainda mais interessante com bexigas cheias de gás hélio, aquelas que ficam flutuando pelo ambiente.

Decoração temática da mesa

Quando falamos em decoração de mesa, dá para caprichar na temática desde a escolha dos alimentos até os itens de mesa posta - guardanapos, copos e pratos, sousplat, entre outros.

Figura ilustrando uma decoração temática da Copa do Mundo

Mesa posta

Além de enfeitar o contorno da mesa com bandeirinhas, as toalhas temáticas garantem um visual dentro do clima da Copa do Mundo. Depois de coordenar as cores da decoração, é hora de definir como elas serão distribuídas nos itens que compõem a mesa.  

Comidinhas e bebidas

Não se esqueça das comidinhas e bebidas, que podem ganhar espaço na mesa nas cores ou estampas temáticas do Brasil, como minissanduíches enfeitados com bandeiras dos países da Copa, bebidas coloridas com corante comestível, docinhos em formato de bola de futebol, entre outros.  
 

Receba nossas notícias e informações exclusivas no seu e-mail

Continue Lendo

Olá, eu sou a Clara!
Como posso ajudar?

Outros assuntos

Atendimento ao cliente, ouvidoria ou outros assuntos, acesse nossa página de contato.