Encontre seu imóvel

Pantone: conheça a Cor do Ano para 2023

dicasedecor

21/12/2022 • 09h35min

Conheça a cor do ano 2023 Pantone e veja dicas de como ela pode ser usada na decoração. Acompanhe o artigo.

 

No universo das cores, nenhuma combinação é criada por acaso. O preto, por exemplo, pode representar sabedoria e profundidade intelectual, enquanto os tons de roxo simbolizam luxo, paixão e criatividade. Assim como a escrita, as cores são uma importante ferramenta de comunicação visual.

Sabendo disso, a Pantone, marca considerada referência mundial em combinações de cores, divulga anualmente desde 1999 a cor que deve engajar as pessoas da comunidade do design e empresas no próximo ano. 

A Cor do Ano Pantone

A escolha da Cor do Ano Pantone é um processo meticuloso que envolve ponderação e cuidadosa análise de tendências.

Como a Cor do Ano é escolhida?

Com o objetivo de auxiliar as empresas e os consumidores a entenderem melhor o poder da cor, a Pantone passou a criar e divulgar a Cor do Ano a partir de 1999.

A marca reúne um grupo global de experts em cores da Pantone que busca e filtra novas influências e cores ao redor do mundo, seja na indústria do entretenimento e produção de filmes, coleções e exposições de arte, moda e todas as áreas do design. 

Segundo Leatrice Eiseman, diretora executiva da Pantone Color Institute, a ideia é chamar a atenção para o relacionamento entre a cultura e a cor. "Qualquer coisa e todas as coisas que acontecem em nossa cultura durante o ano todo podem influenciar as nossas escolhas da Cor do Ano Pantone para o ano que vem".

Na visão da diretora executiva, a cor é a ferramenta de comunicação mais importante que existe. “É a primeira coisa que vemos e a primeira coisa com a qual nos conectamos. É uma linguagem visual que todos entendem, uma mensagem que atravessa todos os gêneros, gerações e geografias. Sendo uma linguagem visual global, a cor tem o poder de dizer o que palavras não dizem”.
Uma imagem de uma mão segurando a cor da Pantone 2023: Viva Magenta

Viva Magenta: a Cor do Ano de 2023

A Cor do Ano da Pantone 2023 é o Viva Magenta 18-1750, uma tonalidade forte e poderosa, que vibra com força e energia. Segundo a marca, é uma cor enraizada na natureza, descende da família dos tons vermelhos e vem expressando um novo vigor. 

A diretora executiva da Pantone Color Institute afirma que o tom foi inspirado no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos do mundo, pertencendo à família dos corantes naturais, sendo um dos mais fortes e brilhantes que existem no mundo. 

"Enraizado no que é primordial, o Viva Magenta 18-1750 nos reconecta à matéria original. Invocando as forças da natureza, a cor galvaniza nosso espírito, construindo e fortalecendo o nosso interior”, comentou Leatrice no release de divulgação da Cor do Ano.
Imagem de uma mulher segurando um vaso na cor viva magenta da Pantone

Como usar a Cor do Ano Pantone 2023 na decoração?

Sem dúvida, o Viva Magenta 18-1750 é uma cor pulsante, cuja exuberância impulsiona a celebração, a alegria e o otimismo, que pode se manifestar como uma peça de destaque na decoração. É um novo vermelho eletrizante, corajoso e destemido.

A Cor do Ano 2023 pode ativar sensações de emoção e drama nos interiores das casas, energizando qualquer ambiente com sua vibração dinâmica. Por ser uma tonalidade que exala energia e vigor, o vermelho carmim matizado é perfeito para se aplicar em materiais, texturas e superfícies diferentes, seja em uma parede, arte, móveis de destaque ou em itens de decoração da casa.

Combinação com outras cores

Uma imagem de várias cores, incluindo a cor da Pantone 2023: Viva Magenta

O Viva Magenta pode harmonizar com outras paletas de cores e inspirar combinações equilibradas na decoração. Para facilitar a aplicação, a Pantone divulgou as tonalidades complementares, apelidadas de “Magentaverse”.

Por ser um tom dominador e ousado, o vermelho carmim matizado cria uma presença sedutora ao seu redor. Com esse guia de cores é possível criar combinações inteligentes, brincando com a Cor do Ano nos detalhes da decoração, em pequenas quantidades, e mesclando com outras tonalidades, estampas e sobreposições de tecidos diferentes.

Acessórios na Cor do Ano 2023

Há inúmeras possibilidades usar a cor Viva Magenta em acessórios para a decoração de ambientes, como toalhas de rosto, tapetes, cortinas, toalha de mesa, pratos e copos, jogo de cama, velas decorativas, pano de prato, sousplat, capa de almofada, entre outros.

Papel de parede

Que tal repaginar o acabamento das paredes? Uma forma prática de realizar uma grande mudança rapidamente em qualquer ambiente é destacar uma das paredes com uma cor, desenhos ou estampas. E isso é possível com papel de parede, pois é fácil de aplicar e tem diversas opções e modelos. 

Móveis 

As cores vibrantes trazem vivacidade na decoração, entretanto, também podem causar cansaço visual, se não forem usadas estrategicamente. O segredo de incorporar um vermelho pulsante, como a Cor do Ano Pantone, é acrescentar a cor em apenas um ponto, como um sofá, uma estante e cadeiras. Esse truque é capaz de revolucionar um ambiente dominado por tons neutros, como o branco, preto, marrom e os diferentes subtons, como cinza e bege.
 

 

Receba nossas notícias e informações exclusivas no seu e-mail

Continue Lendo

Olá, eu sou a Clara!
Como posso ajudar?

Outros assuntos

Fornecedor | Corretor | Atendimento ao Cliente
ou outros assuntos, acesse nossa página de contato.