Encontre seu imóvel

Réveillon 2023: Confira nossas dicas especiais

dicasedecor

07/12/2022 • 16h15min

Veja nossa seleção de ideias inspiradoras para enfeitar e deixar qualquer espaço pronto para a celebração do Réveillon. Acesse e confira!

Há mais de 4 mil anos a humanidade celebra a chegada do Ano Novo. O costume remonta à época da Mesopotâmia (corresponde hoje à região da Turquia, Iraque, Síria e Kuwait), quando a passagem do tempo ainda era contada pelas estações do ano.

Foi em 1582 que o novo calendário, como o conhecemos, começou a registrar o primeiro dia do ano em 1º de janeiro. Já o termo Réveillon surgiu na França e significa “despertar” ou “acordar”. Ele era usado em referência às grandes e requintadas festas da nobreza. 

E no Brasil?

Assim como o restante do mundo, o Réveillon passou a ser adotado no Brasil como uma data festiva de véspera de Ano Novo. As comemorações foram adaptadas aos costumes de cada país, e refletem em rituais, comidas, cores e decoração. 

Por falar em décor... temos dicas valiosas para você colocar em prática.

Dicas de decoração de Réveillon 2023

As festividades tradicionais são comumente representadas por cores, enfeites e comidas. Quer ver só? Uma toalha de mesa nas cores vermelho e verde podem remeter facilmente ao Natal, não é? Com o Réveillon não é diferente. 

Cores tradicionais 

As cores protagonistas na decoração de Ano Novo são: prata, dourado e branco. Elas podem ser usadas juntas, fazendo um mix equilibrado, ou, se preferir, uma das cores pode ser usada em destaque e as outras como coadjuvantes, conforme a preferência do anfitrião da festa.

Balões para o Ano Novo

Quer uma opção fácil para decorar um ambiente para o Réveillon? 

Uma fotografia representando balões de réveillon

Aposte nos balões. Sim, os clássicos balões sempre são uma ótima ideia para enfeitar e deixar qualquer espaço pronto para celebração, além de serem fáceis de encontrar e práticos de manusear. 

Uma fotografia de pessoas segurando balões do ano de 2023

Uma tendência que veio para ficar são os balões de letras e números. Que tal montar a frase “Feliz Ano Novo” e/ou “2023” -  com balões? Além de dar um toque especial na decoração, a montagem pode garantir fotos divertidas com os amigos e familiares. 

Cores diferentes

As cores que representam o Réveillon não precisam ser as únicas presentes na decoração. É possível mesclar e harmonizar com outras cores, e até mesmo combinar com o décor da casa. 
Uma fotografia de balões com cores do Réveillon

Neste exemplo, o enfeite de parede ficou interessante pela mistura de elementos em formatos e tamanhos variados. Os balões provam que é possível brincar com a simetria de uma forma inesperada, não linear, em diferentes tamanhos, mas estrategicamente posicionados para criar coerência, assim como as cores estão em harmonia. As fitas metálicas trazem alegria e o pequeno arranjo de ramos secos a elegância. 

Iluminação especial para celebrar o Ano Novo

A iluminação também pode ser um elemento-chave na decoração do Ano Novo.

Uma figura mostrando a decoração de um ambiente com balões para o Ano Novo

Aqui está outro truque valioso e simples para decorar um ambiente sem complicações: a iluminação. Em um local fechado, a lâmpada central pode ser substituída por coloridas, por exemplo, ou os abajures e luminárias de chão. 

Uma imagem ilustrando uma decoração de Réveillon em ambiente aberto

 

Se a festa for ao ar livre, no quintal ou na varanda, é possível deixar o momento especial e aconchegante com alguns refletores ou varal de lâmpadas. Os cordões de LED também são boas opções para a área externa e podem ser utilizados para iluminar troncos e copas de árvores, por exemplo. 

Cascata de luzes

Sabe o pisca-pisca usado na decoração do Natal? É um enfeite que pode ser aproveitado para o Réveillon. Uma cascata de luzes, por exemplo, fica legal e delicado em qualquer ambiente. Só é preciso escolher bem o local para colocar e tomar cuidado com a altura para não atrapalhar a circulação de pessoas. Nesse sentido, dê preferência para instalar a cascata de luzes na parede.

Velas

As velas criam um lindo brilho quente que se encaixa na celebração do Ano Novo. 

Uma figura de decoração com velas para o Réveillon

Com criatividade, é possível deixar qualquer ambiente no clima da festa, enfeitando todos os cantinhos que quiser evidenciar: corredor, hall de entrada, aparador, buffet, mesa de jantar, varanda, entre outros. 


Mesa de Jantar

É tradicional comemorar o Ano Novo com um jantar para amigos e familiares. Certamente, o ponto alto da celebração para fechar a noite com chave de outro. Confira quatro inspirações de mesas decoradas para o Réveillon.

1 – Luzes e velas na mesa de Ano Novo

Já deu para perceber que as luzes e velas podem decorar a casa toda para entrar no espírito do fim de ano, não é? A iluminação tem o poder de valorizar um ambiente.

Uma figura de decoração com luzes e vela no Ano Novo

2 - Flores, folhagens e frutas

Frescas ou secas, as flores, folhagens e frutas podem compor a decoração de mesa com delicados arranjos.
Uma figura de uma mesa com flores, folhagens e frutas para decoração de Réveillon

3 – Mesa posta

A escolha dos talheres, copos, taças, pratos, guardanapos, sousplats, entre outros acessórios de mesa, podem fazer a diferença entre uma decoração simples e uma elaborada.
Uma ilustração de uma mesa posta decorada para o Réveillon

4 – Capriche nos detalhes

O azul turquesa, o rosa claro e o verde esmeralda são cores que harmonizam bem com o branco, dourado e prata para a decoração da mesa de jantar. 
Uma imagem com taça, laços representando detalhes da mesa de Ano Novo

 

Receba nossas notícias e informações exclusivas no seu e-mail

Continue Lendo

Olá, eu sou a Clara!
Como posso ajudar?

Outros assuntos

Atendimento ao cliente, ouvidoria ou outros assuntos, acesse nossa página de contato.