Encontre seu imóvel

Entenda por que morar em apartamento traz mais qualidade de vida

lifestyle

18/08/2022 • 17h47min

Muitas pessoas sonham em ter sua casa própria para melhorar de vida, e os apartamentos são bons exemplos de moradias que contribuem para se atingir esse objetivo.

Quantas vezes você já ouviu falar em “qualidade de vida”? Podemos dizer que é a busca pelo bem-estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional. Mas como alcançá-la?

A moradia é um dos fatores que podem proporcionar essa satisfação em viver. É a estrutura que nos traz segurança, é um refúgio, um espaço de memórias, convivência e lazer, onde construímos nossa história. 

É por esses e outros motivos que a habitação é um dos pontos fundamentais para se ter qualidade de vida, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Muitas pessoas sonham em ter sua casa própria para melhorar de vida, e os apartamentos são bons exemplos de moradias que contribuem para se atingir esse objetivo.

Entenda por que morar em apartamento pode trazer mais qualidade de vida para você e sua família. Confira!

O que é qualidade de vida?

Vamos aproveitar para entender o conceito de qualidade de vida. Que tal fazer um exercício? Responda: o que é qualidade de vida para você? E depois pergunte à sua família e aos seus amigos. Você verá que cada pessoa possui concepções diferentes do que representa “qualidade de vida”, mas também encontrará pontos de vista similares. 

Isto porque há um consenso sobre o que pode nos levar a ter mais qualidade de vida, quando falamos de uma forma mais ampla, como sociedade. Uma cidade que garante acesso à saúde, educação e saneamento básico, por exemplo, proporciona indiscutivelmente uma vida com mais qualidade aos seus moradores.

A definição do que é qualidade de vida parte das concepções subjetivas que as pessoas têm sobre suas vidas, dentro do contexto cultural e sistema de valores nos quais vivem, em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). É essencialmente o que nos dá satisfação em viver.

Desta forma, além dos exemplos já citados, a percepção de “qualidade de vida” também envolve o relacionamento com a família e os amigos, hábitos, moradia e outras circunstâncias da vida.Uma fotografia de um casal e uma criança brincando com um cachorro no quintal de casa

Relação da moradia com qualidade de vida

É sabido que o acesso à moradia é um direito humano fundamental, além de ser um direito social garantido pela Constituição Brasileira. E morar em um bom lugar é sinônimo de qualidade de vida, uma relação intrínseca mundialmente estabelecida. 

A habitação precisa atender às necessidades das pessoas, e os condomínios são peças-chave nessa transformação. A história da arquitetura mostra como os apartamentos evoluíram para acompanhar as mudanças do jeito de viver, com projetos cada vez mais voltados para o bem-estar dos moradores.Uma fotografia de uma sala de casa compacta mostrando uma escada de madeira e cozinha e sala integrados

Quais são os benefícios de morar em apartamentos?

Ao pensar em qualidade de vida, os apartamentos reúnem benefícios para diversos perfis de moradores, de acordo com as necessidades de cada um.Uma fotografia de uma sala luxuosa com sofá grande, tapete e bem iluminado

Localização

Geralmente, os empreendimentos são construídos em localizações que proporcionam aos seus moradores bem-estar, com estrutura de comércio, colégios e conveniência, além da facilidade de locomoção pela cidade, como é o caso do Gravura Perdizes, um projeto a apenas 350 metros da estação de metrô Vila Madalena.

Uma fotografia de um motorista de dentro do carro com o braço estendido para fora passando o cartão para liberar o estacionamento

Segurança

Os empreendimentos estão cada vez mais modernos, com sistema de segurança informatizado e integrado, câmeras localizadas em locais estratégicos, sistema de alarme nos acessos ao prédio, segurança perimetral e portões automatizados, além de portaria com controle de acesso 24 horas e controle de pedestres por biometria.

Uma fotografia de área gourmet do empreendimento TEGRA visconde

Tecnologia 

E por falar em tecnologia, com plantas sofisticadas e apartamentos inteligentes, a inovação chegou para proporcionar maior tranquilidade e conforto aos moradores. É possível, por exemplo, controlar as fechaduras, a iluminação, o ar-condicionado, as persianas e a sonorização por meio de smartphones.

Em empreendimentos como o Skylux, localizado na região revitalizada do Centro do Rio, os projetos já contemplam tomadas para recarga de carro e bicicleta elétricos.Fotografia tirada de cima mostrando prédios e placas de energia solar

Sustentabilidade

Algumas medidas causam impactos positivos no meio ambiente, valorizam o imóvel, reduzem o custo e proporcionam mais segurança e comodidade. 

No Stories, um empreendimento pronto para morar em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, o projeto contempla painéis solares, sistema que permitirá ao condomínio gerar parte da própria energia de forma limpa.

Aqui estão alguns outros exemplos de sustentabilidade nos condomínios:
 
- Ventilação natural e iluminação em led com sensor de presença nas áreas comuns, permitindo maior economia

- Reaproveitamento das águas cinzas: parte das águas dos lavatórios dos banheiros, áreas de serviço e drenos de ar-condicionado é tratada e reaproveitada nas bacias sanitárias. 

-  Reaproveitamento das águas de chuva: a água da chuva captada pode ser utilizada para lavagem das áreas comuns e irrigação do paisagismo.

- Válvula de duplo acionamento nas bacias sanitárias, medidores individuais de água e torneiras com temporizador e arejadores.
 
- Fibra óptica e cabeamento subterrâneo na rede de transmissão de dados para não ferir o meio ambiente.

- Coleta seletiva de lixo e tratamento adequado dos resíduos.Uma fotografia de uma piscina com uma área de descanse no meio com cadeiras

Lazer

Ter à disposição uma área de lazer para relaxar e praticar atividades físicas é uma das grandes vantagens de se morar em condomínios. Existem empreendimentos que são verdadeiros clubes, com bosque e lagos privativos, piscinas climatizadas, quadras de areia e profissionais, churrasqueiras, salão de festas e de jogos, área gourmet, pet place e bicicletário.

No empreendimento Yard Cambuí, um projeto diferenciado no coração do Cambuí, em Campinas, a área de lazer é elevada e sofisticada.

Bicicletários

Os bicicletários se tornaram um fenômeno nos empreendimentos, que passaram a incluir esse espaço nos projetos. Além de ser uma alternativa sustentável, andar de bicicleta melhora o condicionamento físico e pode ajudar a reduzir os gastos diários com combustível. 

No projeto do empreendimento Esfera Universo Tatuapé há uma ampla infraestrutura para a comodidade dos condôminos, com espaços e equipamentos para manutenção das bicicletas.

Uma fotografia do empreendimento esfera universo Tatuapé da Tegra mostrando bicicletas penduradas pela roda dianteiraSegundo a OMS, a prática de qualquer exercício físico proporciona satisfação e aumenta a vitalidade, a força e o equilíbrio do corpo. Isto ajuda também a reduzir o estresse, a ansiedade e a melhorar outras funções do organismo, como o sono, a imunidade, a digestão, a circulação e até a criatividade.Uma fotografia de um co-working luxuoso com um clima agradável com estofados, tapete e plantas

Coworking

Os coworkings, que são espaços de trabalho compartilhados com diversas pessoas, chegaram aos condomínios residenciais e ganharam destaque em tempos de valorização do trabalho em home office.

 
Entre os benefícios do coworking está a economia, visto que o espaço faz parte do condomínio e o morador não precisa ter o custo de alugar um local fora, além do gasto com combustível ou transporte para o deslocamento e com as refeições que podem ser feitas em casa. Sem falar na economia de tempo.
Muitos condomínios modernos já contemplam coworkings, como o Zahle Jardins, com infraestrutura para tudo o que você precisa em sua jornada de trabalho.

 

Receba nossas notícias e informações exclusivas no seu e-mail

Continue Lendo

Olá, eu sou a Clara!
Como posso ajudar?

Outros assuntos

Atendimento ao cliente, ouvidoria ou outros assuntos, acesse nossa página de contato.