Encontre seu imóvel

Quais os bairros do Rio de Janeiro que têm praia?

lifestyle

23/05/2023 • 09h00min

Pensando em morar no Rio de Janeiro? Então, confira os bairros da cidade que tem praia.

De um lado, montanhas. Do outro, o mar. Assim é o Rio de Janeiro, cercado de maravilhas e com características tão marcantes. A cidade alia a exuberância da Serra do Mar com a beleza do vasto Oceano Atlântico e oferece, em sua geografia, bairros com as mais belas praias do Brasil. 

Boa parte das orlas mais famosas da Cidade Maravilhosa leva o nome de seus bairros. Quer conhecer os bairros do Rio de Janeiro que têm praias? Selecionamos alguns para facilitar a sua busca!

Bairros do Rio de Janeiro perto da praia

Bairros na Zona Sul do Rio:

Copacabana 

Tema de tantas músicas e inspiração de muitos poemas, o bairro de Copacabana é um dos mais famosos da Zona Sul e um símbolo do Rio de Janeiro. Com uma boa estrutura de hotéis, restaurantes e transporte público, o bairro é muito conhecido pela praia de Copacabana, dona de uma extensa faixa de areia e do icônico calçadão da orla, entre outros atrativos. 

É lá que acontece um dos espetáculos mais esperados na virada do ano, atraindo pessoas do mundo todo. Uma praia grandiosa, com infraestrutura e uma faixa de areia que se transforma em quadra para a prática de esportes e atividades físicas. 

Ipanema 

Ipanema é um bairro nobre da Zona Sul, conhecido pelos imóveis de alto padrão e eternizado pela canção de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, “Garota de Ipanema”. Com boa oferta de comércios, bares e infraestrutura, a região é charmosa por natureza. Você já deve ter visto a Praia de Ipanema como cenário de novelas, assim como a Pedra do Arpoador, que fica ali pertinho, na Praia do Arpoador, e proporciona uma visão sem igual do pôr do sol na cidade. 

Leblon 

Conhecida pela tranquilidade convidativa a famílias, o bairro do Leblon é uma continuação da extensão da orla de Ipanema. A Praia do Leblon costuma atrair artistas que preferem aproveitar com calma o sol e o mar, sem o agito das praias vizinhas na Zona Sul do Rio. Quem está por ali também pode andar de bike pela disputada ciclovia à beira-mar.

Bairros na Zona Oeste do Rio:

Barra da Tijuca

O bairro Barra da Tijuca tem como marca os grandes condomínios fechados e imóveis de alto padrão. É banhado por duas grandes praias, a Praia da Barra da Tijuca e a Praia da Reserva, além da pequena Praia do Pepê. Com ondas fortes e tubulares, alguns trechos da praia são comumente frequentados por praticantes de surf e bodyboarding. 

Diferente da Zona Sul, as praias da Barra são divididas em postos, que costumam atrair diferentes tipos de público. Os postos 5 e 6, por exemplo, abrangem uma região estritamente residencial e familiar, e costumam ser frequentados por pessoas que buscam praias calmas e tranquilas. O posto 4, por sua vez, é um dos mais agitados. Já o posto 3 é muito procurado por quem está mais próximo ao Jardim Oceânico e não quer usar o carro para ir à praia. 

Vizinha à Praia da Barra está a Praia da Reserva, que tem esse nome pela sua proximidade com a Área de Proteção Ambiental de Marapendi. Até mesmo por isso é uma praia preservada, com menos estrutura.

Recreio dos Bandeirantes

O bairro do Recreio dos Bandeirantes é uma continuação da Barra da Tijuca, pois a Praia do Recreio é uma extensão da faixa contínua de areia que vem desde a Barra. Então, além de aproveitar uma parte da Praia da Reserva, o bairro também é banhado por outras praias: Recreio, Macumba, Prainha e Grumari.

A Praia do Recreio costuma ter uma orla bastante movimentada, com muitos quiosques e pessoas praticando esportes na areia e na ciclovia, além de escolinhas de surf. Logo ao lado está a Praia da Macumba, ou Praia do Pontal, que tem a Pedra do Pontal como ponto turístico. 

Já a Prainha possui uma pequena faixa de areia, com pouca estrutura. Cercada por um morro, fica mais isolada das demais praias da Zona Oeste, com natureza viva e exuberante ao redor e com mar azul e límpido. A próxima e última praia dessa extensa orla do Recreio dos Bandeirantes é a bela Praia do Grumari. 

Qual a melhor praia para se morar no Rio de Janeiro?

Para responder a essa pergunta é importante pensar qual tipo de praia você prefere frequentar e o que o bairro precisa ter para atender o seu estilo de vida. As praias com mais infraestrutura, quiosques e orla com comércio pulsante, costumam ser mais agitadas. 

Em contrapartida, existem praias mais tranquilas. Há também as praias que são ideais para a prática de esportes na areia e no mar. A dica é pesquisar a praia e o bairro que atendam às suas necessidades.

Receba nossas notícias e informações exclusivas no seu e-mail

Continue Lendo

Olá, eu sou a Clara!
Como posso ajudar?

Outros assuntos

Fornecedor | Corretor | Atendimento ao Cliente
ou outros assuntos, acesse nossa página de contato.