Encontre seu imóvel

Barra da Tijuca: história e curiosidades desse bairro carioca

lifestyle

14/11/2022 • 12h00min

Quem visita a Barra da Tijuca nem imagina o que está por trás de sua história. Continue a leitura e saiba mais sobre esse bairro.

 A Barra da Tijuca é um bairro nobre situado na Zona Oeste do Rio de Janeiro e possui, atualmente, aproximadamente 200 mil habitantes. Para entender a dimensão dessa região, precisamos contar um pouco de sua história. 

Qual é a história da Barra da Tijuca?

Quem visita a Barra da Tijuca nem imagina o que está por trás de sua história. À primeira vista, algumas características chamam a atenção: os diversos condomínios fechados, hipermercados, shopping centers gigantescos e largas avenidas. 

Tendo ao fundo as sinuosas montanhas e o verde exuberante do Rio de Janeiro, a história da Barra da Tijuca começa a partir de um projeto de urbanização feito pelo arquiteto Lúcio Costa no final dos anos 1960. 

Conhecido por idealizar o Plano Piloto de Brasília, Lúcio havia chegado de uma viagem à cidade de Miami, nos Estados Unidos, que acabou inspirando o bairro como ele é hoje, com grandes avenidas e espaços abertos. Até por essas características a Barra da Tijuca ganhou o apelido de “Miami brasileira”.

Curiosidade sobre a Barra da Tijuca

Uma fotografia mostrando o bairro da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro

Além de ser conhecida como "Miami brasileira", pelas largas avenidas contornadas pelos condomínios fechados, hipermercados e shopping centers gigantescos, a Barra da Tijuca é dividida  por sub-regiões, como se fossem pequenos bairros dentro do próprio bairro: o Parque das Rosas, Península, Jardim Oceânico, Barrinha e Ilha da Gigóia.

Quais as opções de lazer no bairro Barra da Tijuca-RJ?

Sem dúvida a Barra da Tijuca oferece diversas opções de lazer, desde shoppings gigantescos a atividades ao ar livre, para quem quiser aproveitar a natureza única do Rio de Janeiro.

Com relação aos shoppings, os mais famosos da região são o Village Mall, Downtown e Barra Shopping. Quem está à procura de grandes grifes, vai encontrar boas opções no Village Mall, um dos shoppings mais exclusivos e luxuosos do Rio de Janeiro. Por lá, é possível encontrar grifes como Dolce & Gabbana, Tiffany & Co., Louis Vuitton, Carolina Herrera, Emporio Armani, entre outras. 

Já o Shopping Downtown é apreciado por quem gosta de ambientes ao ar livre. Trata-se de um shopping a céu aberto, com uma grande área de circulação, com mais de 500 lojas e salas comerciais. Com áreas verdes e espaços de lazer, é uma opção agradável de passeio para toda a família, com playground, passeio de triciclo e trenzinho, além da Praça do Chafariz. O local oferece outras opções de diversão, com 12 salas de cinema e eventos temáticos, como o Oktoberfest e St. Patrick's Day. 

Outro conhecido é o Barra Shopping, o maior da região. Possui uma área de lazer com parquinho infantil e espelhos d'água onde a criançada se diverte. Quem gosta de levar o cachorro nos passeios conta com um parque exclusivo para o pet próximo ao estacionamento. Dentro do shopping existe uma passagem que liga ao Shopping New York Center, famoso por sua estátua da liberdade na porta. Lá ficam as salas de cinema, algumas lojas e uma área gastronômica com alguns restaurantes e bares.

Uma fotografia mostrando a praia da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro

A Barra da Tijuca tem praias que fazem jus à beleza da cidade maravilhosa. Conhecida como reduto dos artistas, a Praia da Barra é comumente frequentada por pessoas famosas, o que rende muitas manchetes. Na belíssima Praia do Pepê é comum a prática de windsurf, surf, kitesurf e bodyboard, além de ser uma atração turística, mais especificamente o posto 2 - Barraca do Pepê, um point de lanches saudáveis. 
Quem quiser esticar o passeio, pode aproveitar as águas azuis e areia branca da Prainha, Grumari, Praia da Macumba, que são praias de Tombo, mais apreciadas por surfistas. 

Há também opções de parques, como o Parque Natural Bosque da Barra. São 50 hectares de uma paisagem convidativa, com vegetação de restinga, palmeiras e um lago. Perfeita para quem gosta de tirar belas fotografias da natureza, sendo possível avistar aves, borboletas, capivaras, saguis, bicho preguiça e jacarés-de-papo-amarelo por ali.

O tour pela Lagoa de Marapendi com a Ecobalsas é um passeio imperdível, feito com muito charme e conforto nas balsas. É uma excelente opção de lazer, com visual muito bonito do complexo lagunar de Marapendi. Geralmente, a saída acontece aos sábados, domingos e feriados, pela manhã, no Ecolounge Beach Club – Av. Lucio Costa, 8300 – Barra da Tijuca. Vale confirmar a disponibilidade do passeio no site da Ecobalsas.

Quando o assunto é curtir a noite, nada melhor do que aproveitar os diversos bares da movimentada Rua Olegário Maciel. Uma dica é chegar de metrô, pela estação Jardim Oceânico, e caminhar pela rua. Entre os locais mais conhecidos da região, estão o 399, que serve diversos drinks, como o de cachaça, canela e mel, além da cerveja sempre gelada. Outra boa pedida é o Seu Bar, especializado em caipirosca. 

Uma foto da noite na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro

Vantagens de morar na Barra


Educação

A Barra da Tijuca é uma região com boa presença de instituições de ensino para crianças e adultos. Entre as universidades, estão a Anhanguera, Estácio de Sá, Veiga de Almeida, IBMEC e Fundação Getúlio Vargas. Entre os colégios, estão a Escola Americana, CEL Intercultural School, Saint John, Anglo-Americano, Miguel Couto e Santa Mônica Centro Educacional.

Gastronomia

Quem aprecia uma boa gastronomia pode encontrar no shopping Village Mall, focado no mercado de luxo, restaurantes renomados e bem avaliados nos guias gastronômicos. A culinária italiana pode ser apreciada no Eccellenza, comandado pela chef Alejandra Faúndez. Para os amantes da cozinha francesa, há o Le Jardin du Cuisinier. Já o argentino Pobre Juan pode satisfazer a vontade de comer uma bela parrilla premium.

Mobilidade

Atualmente, a Barra da Tijuca permite com facilidade deslocamentos de carro, metrô, ônibus, BRTs (Bus Rapid Transport) e balsa dentro da região e para outros bairros do Rio de Janeiro.
 

  • BRTs: é um corredor percorrido exclusivamente por ônibus articulados ou biarticulados, que funciona como um metrô de superfície. Liga o aeroporto do Galeão ao terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, passando por importantes bairro, e pelo Parque Olímpico.
  • Balsas: as balsas cruzam o Canal do Marapendi e facilitam o acesso a diversas praias, como a da Barra, do Pepê e do Recreio.
  • Metrô: é possível acessar a região da Barra pela linha 4 do Metrô Rio, estação Jardim Oceânico. Essa linha liga à Zona Sul do Rio de Janeiro e tem integração com o BRT.
     

Receba nossas notícias e informações exclusivas no seu e-mail

Continue Lendo

Olá, eu sou a Clara!
Como posso ajudar?

Outros assuntos

Fornecedor | Corretor | Atendimento ao Cliente
ou outros assuntos, acesse nossa página de contato.