Encontre seu imóvel

Campo dos Afonsos: Tudo o que você precisa saber sobre este bairro

lifestyle

30/01/2023 • 21h37min

Confira o que fazer em Campo dos Afonsos, um bairro histórico da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, o bairro Campo dos Afonsos tem um valor inestimável para a história da aviação brasileira: foi ali que Santos Dumont deu continuidade à sua grande invenção.

A proximidade à Base Aérea faz de Campo dos Afonsos uma região tranquila e segura, além de garantir acesso rápido e fácil à Linha Amarela, Avenida Brasil, Madureira, Jacarepaguá e Barra. 

Sem falar na comodidade de estar a poucos minutos de distância de outros bairros maiores –Realengo, Marechal Hermes, Madureira, por exemplo – garantindo acesso a diversos comércios e serviços. 

É o melhor dos mundos: morar onde habita o sossego e poder curtir o agito em outras regiões pertinho de casa.

História do bairro Campo dos Afonsos

O bairro Campo dos Afonsos nasceu junto com a história da aviação no Brasil. O ano era 1912, uma época de ascensão dos aviões com as descobertas de Alberto Santos Dumont, e não havia um campo de aviação no país. 

Como o Rio de Janeiro ainda era a capital do Brasil, a ideia era construir o primeiro campo de aviação na cidade. O local escolhido ficava na Zona Oeste e ganhou o título de Aeroclube Brasileiro tendo como presidente honorário Santos Dumont. Surgia, então, o Campo dos Afonsos e a primeira instituição de ensino de aviação militar. 

Com os anos, o Campo dos Afonsos virou o primeiro aeroporto do Rio e se tornou um bairro oficial da cidade.

Atualmente, o bairro abriga a Base Aérea dos Afonsos, a Vila dos Oficiais da Aeronáutica, o Hospital da Aeronáutica, a Universidade de Força Aérea (UNIFA), o Museu Aeroespacial, entre outras atrações.

Principais características do bairro

Campo dos Afonsos é um bairro histórico localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, conhecido como berço da aviação brasileira. A segurança é uma das características do local e a localização privilegiada torna essa região de classe média muito procurada pelas famílias.

Motivos para morar no bairro Campo dos Afonsos 

Quem mora no bairro tem à disposição boas opções de comércio e serviços, além de estar a poucos minutos de regiões expandidas e repletas de infraestrutura, como Realengo, Marechal Hermes, Bento Ribeiro, Vila Valqueire, Oswaldo Cruz e Madureira.

 Museu Aeroespacial (MUSAL)

Lazer

Se o roteiro for de passeios culturais no Rio de Janeiro, o Museu Aeroespacial (MUSAL) não pode ficar de fora. Visitar o local é uma oportunidade única de conhecer a história da Aeronáutica e aviação brasileira. Entre as atrações, está uma réplica exata do 14 Bis, o primeiro avião construído por Santos Dumont. O acervo conta com outras 80 aeronaves no local, além de motores, armas, objetos e documentos históricos. 

Para os amantes da natureza, nada melhor do que conhecer o Parque Estadual da Pedra Branca, considerado um dos maiores parques urbanos do mundo e a maior floresta urbana do país, ocupando cerca de 10% da área total do município do Rio de Janeiro (aproximadamente 12.500 hectares de área coberta por vegetação típica da Mata Atlântica).

Há também opção de shoppings, sendo o Parque Shopping Sulacap o principal da região com variedade de lojas, serviços, alimentação e entretenimento.

Gastronomia

Já imaginou morar em um bairro onde é possível chegar a restaurantes, bares e lanchonetes de todo tipo pertinho de casa? Uma das principais vantagens de Campo dos Afonsos é a facilidade de acesso a polos gastronômicos de outras regiões.

Tem botecos, hamburguerias, pizzarias, sorveterias, padarias, churrascarias e restaurantes especializados em culinárias internacionais. O tradicional Esquina do Bacalhau, no bairro Realengo, é um bom exemplo. O restaurante está há mais de 25 anos no local e mantém a modesta fachada, mas surpreende com seus deliciosos pratos da gastronomia portuguesa. 

Localizado na Vila Valqueire, o Malz Craft Burger conquistou uma fiel clientela com hambúrgueres artesanais bem servidos com batatas chips crocantes e maionese especial da casa.

Educação

Existem escolas e instituições de ensino superior próximas do bairro, como o Colégio Elite e a Sociedade Educacional Augusto De Lima, além de unidades da Universidade da Força Aérea (Unifa), Estácio de Sá, Uninassau, Unigranrio e Unopar.

Mobilidade

O bairro fica a aproximadamente 25 km do Centro do Rio de Janeiro. O deslocamento de Campo dos Afonsos pode ser feito de carro e ônibus, com linhas que interligam as Zonas Norte e Oeste pelo Terminal Sulcap do BRT (Bus Rapid Transit) Transolímpica.

O corredor de ônibus tem 17 estações ao longo de 23 km de pista exclusiva que liga o Recreio dos Bandeirantes à Vila Militar, passando pela Barra da Tijuca, Curicica, Jacarepaguá, Taquara, Jardim Sulacap e Magalhães Bastos.

Uma fotografia de sala com sofá e televisão do empreendimento da Tegra incorporadora em Campo dos Afonsos  

Apartamentos em Campo dos Afonsos

Localizado próximo à Base Aérea, a 5 minutos do Parque Shopping Sulacap e às comodidades de Vila Valqueire, está o primeiro Residencial Club do Campo dos Afonsos, que une lazer, tranquilidade e segurança.

São apartamentos de 2 e 3 quartos planejados para a vida em família, com suíte, varanda gourmet e um clube inteiro dentro do condomínio, com piscinas, pet place, salão de festas, churrasqueira, bicicletário, brinquedoteca e muito mais.

Conheça: Campo dos Afonsos Residencial Club.

Receba nossas notícias e informações exclusivas no seu e-mail

Continue Lendo

Olá, eu sou a Clara!
Como posso ajudar?

Outros assuntos

Atendimento ao cliente, ouvidoria ou outros assuntos, acesse nossa página de contato.