Não foi possível detectar sua localização. Selecione um estado de seu interesse para ver as melhores ofertas. X

Blog da Tegra

Fitness & Wellness: o que são e quais as suas principais diferenças

Eles podem até ser parecidos, mas contam com sentidos bem diferentes e irão mudar sua vida para melhor. Acesse e fique por dentro!

26/02/2020 • 10h00min • EM LIFESTYLE

diferenças e definições de fitness e wellness

Ao longo dos anos, vemos o surgimento de muitos termos e palavras que buscam explicar algum tipo de nova tendência social. Recentemente, vemos o crescimento dos universos fitness e wellness. Mas o que isso quer dizer?

Ambos os termos buscam trazer novos estilos de vida para seus praticantes, com rotinas mais saudáveis e uma alimentação balanceada. Porém, é importante saber que eles contam com diferenças importantes na hora de aplicá-las!

Falamos recentemente sobre o termo wellness. Por isso, vamos explicar um pouco mais sobre cada um destes termos, quais são suas principais definições e como eles se diferenciam.

1.  FITNESS

Você já deve ter escutado esse termo muitas e muitas vezes, principalmente quando decidiu levar uma dieta mais saudável e escutou alguém dizendo: “agora vai ser mais fitness, né?”.

Por mais que possa parecer, o termo fitness não está ligado especificamente às comidas saudáveis ou algo assim. Fitness se trata da disposição e aptidão física da pessoa. O que isso quer dizer? É a sua capacidade de fazer certos exercícios e testar aspectos essenciais do seu corpo, como sua resistência, sua força, seu condicionamento físico, sua flexibilidade e muito mais.

É por essa razão que muitos especialistas consideram correto dizer “physical fitness”, que significa literalmente aptidão física em inglês, pois o termo fitness, atualmente, está ligado especialmente com a noção estética de nossos corpos, e não mais ao seu sentido original.

2.  WELLNESS

Já o wellness não se conecta diretamente à aptidão física de cada indivíduo, mas sim ao seu bem-estar, que é uma união entre mente e corpo saudáveis. Assim, a prática de atividades físicas visa também trazer mais benefícios não somente para a estética corporal, mas para a consciência, reequilibrando o organismo como um todo.

Por essa razão, o wellness também engloba outros fatores que não são mencionados pelo fitness, como o trabalho, a qualidade de vida, as capacidades de interação social, a vida amorosa e muito mais.

Mas é importante ressaltar que essa mentalidade não impede que suas metas também contemplem a perda de gordura local ou tonificar seus músculos. O wellness apenas guia sua jornada para que tudo seja visto ao mesmo tempo.

3.  QUAIS AS SUAS PRINCIPAIS DIFERENÇAS?

Essas duas visões de bem-estar são bem diferentes em suas aplicações e filosofias. Como mencionamos acima, o fitness se trata sobre sua capacidade de realizar exercícios físicos, enquanto o wellness engloba o bem-estar entre corpo e mente.

Aqueles que desejam ganhar mais massa muscular e aumentar as dimensões do seu corpo devem procurar algumas das principais modalidades esportivas fitness, que são:

?    Esportes;

?    Crossfit;

?    Musculação;

?    Lutas;

?    Corridas;


Quem procura por benefícios do wellness e deseja tornar sua experiência com seu corpo e mente em algo mais leve, deve procurar por modalidades como:

?    Danças;

?    Yoga;

?    Caminhadas;

?    Hidroginástica;

?    Pilates;


Veja também:

 - O que é Wellness e como aplicá-lo no seu dia a dia?

Gostou de saber mais sobre todas essas modalidades e seus benefícios? Não deixe de conferir as novidades no blog da Tegra. Temos certeza de que você irá adorar todas as dicas que separamos para você!

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail


;