Não foi possível detectar sua localização. Selecione um estado de seu interesse para ver as melhores ofertas. X

Blog da Tegra

O que é Wellness e como aplicá-lo no seu dia a dia?

Quando a busca pela saúde e pelo bem-estar vai muito além do exercício. Entenda esta nova forma de bem-estar!

24/02/2020 • 10h00min • EM LIFESTYLE

mulher praticando exercicio praia

Felizmente, manter um estilo de vida mais saudável tem sido atualmente uma preocupação de muitas pessoas. Contudo, nem sempre elas se informam o bastante para conseguir aliar suas atividades aos seus objetivos. Hoje, vamos explicar um dos termos mais ouvidos por quem busca bem-estar e vida saudável. Este post é sobre wellness.

O termo em inglês significa “bem-estar” e surgiu na década de 70, através do norte americano Charles Corbin. professor da Universidade do Estado do Arizona (EUA), um dos primeiros a escrever sobre a busca pelo bem-estar através de características pessoais e comportamentos que podemos adquirir, e não apenas condicionamentos físicos.

Basicamente o wellness é sobre isso. Uma filosofia de “bem-estar”, que tem como base o desejo de uma vida mais sã e serena, que depende muito mais de nós mesmos. Mas há muitas outras camadas para entender todas as suas possibilidades.

Veja também no Blog da Tegra:

·        6 Restaurantes pet-friendly que você precisa conhecer

Como podemos definir melhor o wellness?

Existem 8 dimensões fundamentais em que a aplicação dos conceitos de bem-estar já está bem estabelecida, e o wellness engloba tudo isso. Por essa razão, isso pode causar uma confusão de entendimento sobre o que é ou não wellness. Ele está em várias buscas de bem-estar ao mesmo tempo.

É algo mais complexo do que conhecer as definições de cada dimensão: é preciso ter atitudes saudáveis em todas elas para, assim, conseguir extrair o que há de melhor nas diferentes áreas da vida.

  • Bem-estar físico: há vários benefícios de praticar atividade física, e estes são contemplados pelo wellness. Se exercitar, manter uma boa saúde física, e saber identificar quando algo pode estar errado com o corpo.


  • Bem-estar intelectual: relacionado à manutenção de uma mente aberta ao encontrar ideias e conhecimentos novos. Participar de atividades culturais, escolares e junto com sua comunidade, e assim desenvolver mais seu intelecto.


  • Bem-estar espiritual: instituição de um conjunto de valores que te auxiliam na procura de um sentido e um propósito para a vida. Pode ser pela religião, pode ser pelo relaxamento. E entender quais recursos podem ser usados para lidar com as situações cotidianas.


  • Bem-estar emocional: ligado à compreensão dos seus sentimentos e ao fato de ter que lidar com o stress. É prestar atenção aos cuidados próprios, ao relaxamento e à redução de stress do dia a dia, além de buscar aprender e crescer com cada experiência.


  • Bem-estar financeiro: o processo de aprendizagem de como gerenciar as despesas. O dinheiro é importante no dia a dia, e saber lidar bem com ele é ainda mais importante do que ter uma grande quantia. É tomar cuidado para que os bens materiais não sejam um motivo de cansaço, ansiedade e nervosismo.


  • Bem-estar ambiental: um estilo de vida que respeite o que está ao nosso redor, em especial a natureza, bem como a ações que visam protegê-la. É se preocupar mais com o meio ambiente. E sua preservação já é uma forma de desenvolver essa dimensão.


  • Bem-estar social: a qualidade que deve existir nos relacionamentos interpessoais. Não diz respeito apenas aos amigos, família e colegas, mas também a relacionamentos amorosos.


  • Bem-estar ocupacional: ligado a aproveitar seus esforços ocupacionais e apreciar as contribuições oferecidas no trabalho. É incentivar a satisfação pessoal e o enriquecimento que o trabalho traz à vida.


Como aplicar o Wellness?

Para muitos o termo “saúde” ainda significa simplesmente “a ausência de doença”. Ser sadio não é simplesmente ter um corpo sem doenças, bem torneado e magro. É uma combinação do sentir-se bem consigo e com aquilo que faz. Aplicar dimensões do wellness na sua vida é uma forma de ser uma pessoa mais saudável.

Exercitando-se regularmente e praticando consistentemente outros hábitos positivos com relação ao estilo de vida, os benefícios virão: mais saúde, menor risco com relação à doença, e até um resultado estético: pessoas de bem com a vida e boa saúde costumam transparecer um aspecto melhor, mais feliz.

Claro que nenhuma das dimensões acima age sozinha. Quanto mais dimensões da sua vida forem preenchidas pela sua busca por bem-estar, maior será sua satisfação e saúde.

É importante também não confundir wellness com fitness. Você pode considerar que fitness abrange somente as dimensões de bem-estar referentes ao seu físico: exercícios, musculação, esportes em geral. E o wellness também pode trabalhar o lado físico, quando conectado com o lado mental para a perfeita harmonia: pilates, yoga, dança, caminhadas.

Continue acompanhando o blog da Tegra para outros posts sobre estilo de vida!

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail


;