Encontre seu imóvel

O que você precisa saber antes de morar na Barra da Tijuca, no RJ?

lifestyle

08/06/2023 • 09h00min

Pensando em se mudar para a Barra da Tijuca,no Rio de Janeiro? Então, confira nosso artigo com tudo sobre o que você deve saber da região

A Barra da Tijuca é um bairro que se desenvolve entre a Lagoa da Tijuca e a Praia da Barra, com ciclovia em toda extensão e diversas opções de quiosques e locais para prática de esportes como vôlei, futevôlei, beach tennis, surf e bodyboarding. 

Conhecida por ser uma das regiões mais modernas do Rio de Janeiro com condomínios fechados que são verdadeiros clubes de lazer privativos, a Barra oferece diversas vantagens para as famílias que buscam segurança e conforto. 

O comércio local é forte, com muitos shoppings, mercados, restaurantes e grande concentração de empresas, facilitando o deslocamento e gerando qualidade de vida. A variedade e excelentes escolas e faculdades tornam também o dia a dia dos filhos mais fácil e seguro.

Outro diferencial da Barra são os pequenos centros de bairro, que funcionam como sub-regiões, como o Parque das Rosas, Península, Jardim Oceânico, Barrinha e Ilha da Gigóia. 

Como é morar na Barra da Tijuca?

A Barra da Tijuca é um bairro amplo com facilidade de moradia, trabalho, lazer e educação. A característica urbanística da Barra proporciona grandes espaços ao ar livre onde é possível usufruir de uma beleza única. 

Perfil dos moradores 

Em geral, é um bairro bastante familiar. Os moradores da Barra gostam de frequentar a área de lazer privativa de seus condomínios e também amam ir à praia tanto para curtir o sol e o mar quanto para fazer esportes na areia ou andar de bicicleta pela orla. Gostam de passeios na natureza, piqueniques no bosque e brincar com as crianças e seus pets.

São pessoas que apreciam as belezas naturais sem abrir mão da comodidade de um bairro com infraestrutura completa, com shoppings, restaurantes e casas de show para momentos de lazer com os amigos e com a família. 

Infraestrutura e modernidade

Quem mora na Barra não troca o bairro por nada. Por lá, é possível unir o que existe de mais moderno em shoppings (Rio Design, Barra Shopping, Village Mall, Casa Shopping, Downtown, Citta e Barra Square) com a bela paisagem da natureza carioca. 

A Barra da Tijuca é um bairro novo, com edifícios contemporâneos, grandes centros empresariais e ruas largas que permitem uma sensação de amplitude e espaços mais abertos. 

Outra característica são os condomínios de alto padrão, que trouxeram desenvolvimento para a região e acesso a infraestrutura de lazer e serviços sem igual. Muitas vezes, o condomínio é tão completo que é possível resolver praticamente tudo sem sair do próprio.

Lazer

É possível aproveitar a praia pela manhã, ir a um bom restaurante na hora do almoço, pegar um cinema no shopping à tarde e curtir um show à noite. Tudo no mesmo dia, tudo na Barra. Um bairro que oferece lazer para todos os gostos e idades, como se fossem vários bairros em um só.

Além das belas praias, há outras opções de lazer ao ar livre, como o Bosque da Barra, uma área verde de 50 hectares com palmeiras, lago e vegetação de restinga, um verdadeiro convite ao relaxamento no centro da Barra da Tijuca.

Cultura e arte podem ser encontradas na Cidade das Artes, um impressionante conjunto de instalações que integram o grande ícone arquitetônico planejado pelo arquiteto francês Christian Portzamparc. O espaço oferece uma programação com shows de música, dança, teatro, artes plásticas e outras manifestações artísticas brasileiras e de todo o mundo.

Praias

As praias da Barra da Tijuca são um capítulo à parte. Há duas grandes praias, a Praia da Barra e a Praia da Reserva, além da pequena Praia do Pepê, que é o ponto para quem aprecia esportes radicais, em especial o kitesurf.

As praias da Barra possuem características distintas que atraem diferentes tipos de público. Os postos 5 e 6, por exemplo, abrangem uma região estritamente residencial e familiar, sendo frequentados por pessoas que buscam praias calmas e tranquilas. Já o posto 4 é conhecido por ser um dos mais badalados, enquanto o posto 3 é bastante procurado por aqueles que residem mais próximo ao Jardim Oceânico.

Mobilidade

A Barra da Tijuca é conhecida por ser um local de deslocamento predominantemente feito de carro, então, a maioria dos estabelecimentos, serviços e condomínios oferecem vagas de carro. Porém, dentro de alguns sub-bairros da Barra, como o Parque das Rosas, o deslocamento muitas vezes é feito a pé devido à proximidade dos principais pontos de interesse. Essa conveniência permite que os moradores desfrutem de uma mobilidade prática e ágil, explorando as diversas opções de comércio, lazer e serviços disponíveis nas imediações. 

Sobre acessibilidade, avenidas e ligações com outras regiões da cidade, a Av. das Américas e a Av. Ayrton Senna são os principais eixos de deslocamento e se cortam perpendicularmente. 

Além disso, existem opções de transporte público, como ônibus, BRT, metrô, as bikes do Itaú e as balsas, que fazem um trabalho importante de deslocamento dentro do bairro. 

As principais vias de acesso da Barra são a Linha Amarela, que conecta a Barra ao Centro e Zona Norte; e a TransOlímpica, via que liga a alguns bairros da Zona Oeste e o Elevado do Joá, principal acesso à Zona Sul. 
 

Receba nossas notícias e informações exclusivas no seu e-mail

Continue Lendo

Olá, eu sou a Clara!
Como posso ajudar?

Outros assuntos

Fornecedor | Corretor | Atendimento ao Cliente
ou outros assuntos, acesse nossa página de contato.