Não foi possível detectar sua localização. Selecione um estado de seu interesse para ver as melhores ofertas. X

Blog da Tegra

Como alugar seu imóvel mais rápido

Pensando em facilitar a procura e a oferta entre as duas partes e caminhar para um final feliz, separamos aqui 5 maneiras de destacar seu imóvel para que ele seja alugado ainda mais rápido. Confira!

11/12/2019 • 10h00min • EM MERCADO

Como alugar seu imóvel mais rápido

Alugar seu imóvel pode parecer simples no papel, mas, na prática, isso é bem diferente. Existem inúmeros fatores que influenciam diretamente na prospecção de possíveis locatários até o fechamento do valor acordado, fazendo com que isso possa se estender por muito tempo. O risco de vacância constante do seu imóvel é real e é enfrentado por muitos brasileiros na atualidade, o que gera uma estagnação na vida econômica do mercado imobiliário e mais dor de cabeça para os proprietários.

Mas, para reverter esse cenário, separamos aqui 5 dicas preciosas que irão fazer com que seu imóvel consiga atrair cada vez mais interessados, ganhe a dianteira em relação aos concorrentes e você consiga alugá-lo em um prazo excelente.


A internet é essencial

Nada mais existe sem a internet hoje em dia. Estar presente no mundo virtual é tão importante quanto no mundo real e você irá perder excelentes oportunidades de negócio caso mantenha o anúncio de aluguel do seu imóvel apenas veiculando em imobiliárias, exemplares de jornais físicos ou folhetos.

Não é à toa que a internet é hoje a principal forma de alugar e comprar imóveis em todo o mundo, o que também significa que seu imóvel precisa se diferenciar para conquistar a atenção de possíveis locatários. Por isso, crie sempre anúncios rápidos, concisos e objetivos, contendo tudo aquilo que ele deseja saber em um primeiro momento.

Poucas pessoas têm interesse em ver artigos ou anúncios de imóveis que fazem rodeios ou prometem mil maravilhas. Isso se deve à uma desconfiança constante por parte do público final, o que é compreensível. Por isso, além de contar com um bom produto (imóvel), você também precisa jogar limpo e saber expor aquilo que alguém realmente necessita saber sobre o imóvel, como seu valor de locação, sua capacidade em metros quadrados, a quantidade de quartos, etc. E invista em fotos com boa iluminação! Elas ajudam também a tornar seu anúncio mais confiável.


Saiba aproveitar o momento certo

Além de saber jogar limpo com seu possível locatário, é preciso saber onde encontrá-lo antes de saber como falar com ele. Para isso, você precisa saber quando é o melhor momento para anunciar seu imóvel e atrair de maneira certeira a atenção desse público.

Tradicionalmente, os melhores meses para anunciar seu imóvel são os três meses iniciais (janeiro, fevereiro e março). Esse é o momento onde o público está em busca de um novo imóvel para começar o ano de casa nova, sendo levados pelo sentimento de mudança que a época normalmente proporciona.

São nesses meses também que muitos jovens sabem dos resultados de seus vestibulares em inúmeras regiões do país e precisam de um lugar para morar para dar início à sua nova vida acadêmica longe de casa. O público universitário corresponde à uma boa parcela da busca por novos imóveis nesse período, muitos deles que estão saindo de suas cidades natal e mudando para as grandes cidades, onde buscam boas regiões, com acesso à transporte público e segurança.


A imobiliária é sua parceira

Vista por muitas vezes como a grande vilã tanto pelos proprietários quanto pelos locatários, uma boa imobiliária pode, na realidade, ser a sua mais forte aliada na hora de fechar negócio e alugar seu imóvel.

Para isso, é preciso saber escolher bem seus aliados. Uma imobiliária indicada é aquela que conhece muito bem a região onde atua e que oferece profissionais qualificados e especialistas naquele bairro, e que irá te ajudar avaliar e expor todos os pontos essenciais para o aluguel do seu imóvel.


Aceite negociações

Um ponto polêmico, porém, necessário. Muitos proprietários são irredutíveis na hora de tratar sobre os valores de seus imóveis e isso é perfeitamente compreensível. Cada um sabe do investimento feito e quanto precisa ganhar de maneira justa para conseguir o valor de retorno que necessita.

Contudo, essa postura também pode afetar suas futuras negociações. Em muitos casos, possíveis locatários do seu imóvel irão apresentar um bom histórico de contas, sem dívidas aparentes em seu nome e com intenção de fechar negócio, mas desejam negociar o valor do aluguel pois não possuem condições de arcar com o valor proposto.

É nesse momento em que você deve estar aberto para negociar e, ao menos, ouvir a proposta de seu possível futuro inquilino. Ao saber de seu histórico e notar que não há motivos para não abrir esse precedente, esteja disposto a escutar e compreender as razões que o levaram a abrir essa negociação. Muitas vezes, os termos serão simples e não serão de grande impacto na vida financeira do proprietário.

É preciso estar disposto a ouvir para conseguir chegar ao objetivo do imóvel alugado!


Deixe o imóvel impecável

Por mais óbvio que isso pareça, ainda assim é necessário reforçar o quão importante é manter seu imóvel em ótimas condições. Não apenas na hora de apresentá-lo para fechar negócio, mas para que seu locatário também possa perceber que irá aproveitar dos diferenciais disponíveis no seu imóvel assim que começar a morar lá.

O que isso quer dizer? Que não basta apenas uma boa pintura ou uma boa instalação elétrica para fazer com que seu imóvel seja alugado mais rápido. Muitos proprietários procuram já deixar instalados móveis em áreas como a cozinha e despensa, mas outras situações que ajudam (e muito) a tornar seu imóvel diferenciado são a presença de boxes de vidro nos banheiros, instalações a gás para aquecimento da água, disponibilidade de fogão e geladeira, etc.

Cada um desses fatores é fundamental para possíveis interessados em alugar um novo lugar para morar, pois significam mais poder de compra ao fechar negócio em um imóvel com fatores tão únicos. Por isso, impecável não significa apenas cuidar, mas também melhorar aquilo que já está bom.

Gostou das nossas dicas? Ficou com alguma outra dúvida?

Não deixe de conferir as novidades que estão no novo blog da Tegra. Temos certeza que você irá se adorar todas as dicas que separamos para você!

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail


;