Não foi possível detectar sua localização. Selecione um estado de seu interesse para ver as melhores ofertas. X

Blog da Tegra

Conheça as últimas tendências para tecnologia em condomínios

Uma casa tem que ter segurança e conforto, pois é o seu momento mais relax do dia. Então separamos algumas dicas de tendências tecnológicas que estão por aí, para ajudar a tornar o seu lar o mais prático e aconchegante possível

04/12/2019 • 10h00min • EM MERCADO

Conheça as últimas tendências para tecnologia em condomínios

Você teve um longo dia no trabalho, e só quer ir pra casa. Enfrenta trânsito, telefonemas de última hora, estaciona o carro, pega o elevador e, finalmente, chega em casa. Quando entra, se joga no sofá, e agradece mentalmente por estar ali. Mas tem como melhorar? Sim, graças à tecnologia.

Para proporcionar maior tranquilidade e conforto possíveis, avanços tecnológicos são aplicados no apartamento, proporcionados pelo condomínio ou pelos próprios moradores. Quer conhecer alguns exemplos?

A inovação tem que ser constante

O condomínio tem que acompanhar as novidades tecnológicas, e não apenas para se equiparar a outros no mercado. Quem mora em seu território precisa de todo o apoio possível. É preciso acompanhar o estilo de vida e as demandas da sociedade, que buscam cada vez mais por segurança e sustentabilidade em seus serviços. Alguns exemplos que é, ou precisa ser feito com frequência:

  • Sistemas de tratamento e reaproveitamento para manejo de recursos hídricos, com captação de água da chuva;
  • Geração de energia com painéis solares;
  • Fibra ótica e cabeamento subterrâneo na rede de transmissão de dados para não ferir o meio ambiente;
  • Coleta seletiva de lixo e tratamento adequado dos resíduos;
  • Programa de sustentabilidade.


Essas medidas, além de causarem impactos positivos no meio ambiente, também valorizam o imóvel, segurança e comodidade para os moradores e outros envolvidos, e impacta a gestão, já que há mais transparência financeira e se compartilha mais as informações.

Assim, é importante incorporar essas e outras ferramentas no dia a dia, criando um ambiente mais conectado, atendendo às demandas dos moradores e auxiliando na gestão e na organização.


As tendências

Há alguns anos, os elevadores eram novidades, e atualmente, fazem parte do nosso cotidiano. Assim como a TV, as lâmpadas e as tomadas, entre tantas outras tecnologias. Um dia, elas já foram tendências, agora estão em todos os lugares. No entanto, as mudanças não param aí: as inovações continuam a oferecer praticidade, segurança e conforto aos moradores.

Portarias Eletrônicas

A portaria 24 horas, aprimorada com o uso do circuito interno de TV, garante proteção a todos os residentes, capaz de identificar, impedir e comunicar possíveis ocorrências. Ainda reduz custos, por não precisar de porteiros físicos: com esse sistema, é possível controlar a entrada e saída de moradores, funcionários e visitantes, por operadores remotos, especialistas em segurança que estão em constante contato com a polícia.

A ferramenta também é capaz de liberar a visitação de pessoas autorizadas com antecedência, em horários determinados, e pode incluir reconhecimento facial e biometria, além de:

  • Sistemas de tags ou apps;
  • Sistema de internet/telefonia;
  • Câmeras IPs;
  • Gerador ou sistema nobreak;
  • Botão de pânico;
  • Backup de imagens.


Academias Inteligentes

Cada vez mais, os espaços fitness estão sendo adotados nos empreendimentos, principalmente nos que são considerados de alto padrão. É mais fácil e prático fazer exercícios com uma academia 24 horas à disposição, ainda mais se levar em conta que os valores já estão incluídos na taxa de condomínio.

Algumas vantagens desse espaço são:

  • Valorização do edifício: quanto mais equipamentos e recursos inteligentes, maior a chance de chamar a atenção de futuros moradores;
  • Sistemas modernos, que trazem mais eficiência e economia;
  • Espaço avantajado, com equipamentos modernos para exercícios aeróbicos e de musculação;
  • Sensores de presença para otimizar uso de energia, ligando e desligando TVs, energia e ar condicionado.


Apps e Redes Sociais

Uma dica mais voltada aos residentes e, também, na relação deles com o síndico, as redes sociais fechadas servem para facilitar a comunicação, tanto em grupo quanto individual, com o acesso facilitado por meio de tablets e smartphones. Essa facilidade permite a realização de reuniões de condomínio online e a participação recorrente de todos, a comunicação interna da equipe que gerencia o condomínio que facilita a tomada de decisões, e, no caso da casa e seus itens de uso pessoal, a interação com os equipamentos eletroeletrônicos para mais comodidade, em dispositivos como:

  • Fechaduras biométricas: travas com bloqueio e desbloqueio pelo smartphone.
  • Iluminação: o comando é feito no celular, na troca de cor, intensidade ou na programação para acender e apagar.
  • Ar-condicionado: liga e desliga-se o aparelho em qualquer cômodo, dia e horário.
  • Persiana: é possível abrir e fechar com botão ou por aplicativo, e direciona a posição correta conforme a intensidade da luz.
  • Sonorização: o comando é feito no celular, para a troca de música, altura do som, liga e desliga.


Geração de Energia

É necessário manter a regularidade da energia elétrica, principalmente em meio à fenômenos naturais. Por isso, ter uma fonte própria de energia acaba oferecendo mais conforto, segurança e estabilidade a todos os envolvidos. Muitos empreendimentos optam por geração de energia fotovoltaica, através de painéis que geram energia utilizando a irradiação solar.

Bombas de Calor

Em um condomínio, água quente para o banho é indispensável. Por isso, o processo de aquecimento de água através de bombas de calor é uma grande inovação: com as bombas de calor, ao invés do aquecedor a gás e chuveiro elétrico, há uma redução de até 70% nos custos com aquecimento em todo o condomínio, na manutenção, além de contribuir com a sustentabilidade e garantir que a água seja aquecida rapidamente.

Gostou do nosso artigo? Ficou com mais alguma outra dúvida?

Aproveite e leia também:


Quer saber mais? Fique ligado nos próximos artigos do blog e esteja por dentro das próximas tendências e inovações!

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail


;