Não foi possível detectar sua localização. Selecione um estado de seu interesse para ver as melhores ofertas. X

Blog da Tegra

Tegra em parceria com Instituto Patrícia Medrado

Já conhece o Instituto Patrícia Medrado? O mais novo parceiro da Tegra é uma organização sem fins lucrativos que deseja transformar a vida de jovens em situação de alta vulnerabilidade social, incentivando o seu desenvolvimento físico e socioemocional por meio do tênis. Confira!

23/08/2019 • 14h41min • EM TEGRA +

As ações de Gentilezas Urbanas da Tegra têm como propósito estimular uma cidade mais acolhedora para todos. Aqui, acreditamos na evolução humana, em fornecer o apoio que a sociedade precisa para que sejam alcançados novos patamares, com uma vida melhor para todos.

Foi nesta busca que nos deparamos com o Instituto Patrícia Medrado. Há mais de 20 anos, a organização sem fins lucrativos nasceu do desejo da fundadora de levar o tênis a crianças e adolescentes que vivem em difíceis situações social e econômica. Desde então, por meio de seus projetos, o instituto tem como objetivo democratizar o acesso à modalidade, incentivando o desenvolvimento físico e socioemocional desses jovens, em escolas da rede pública e centros esportivos comunitários.


Quem é Patrícia Medrado?

Patrícia Medrado é uma atleta nascida em Salvador (BA), que conheceu o tênis aos 10 anos de idade. Durante sua carreira esteve em posições de destaque no ranking mundial - 48ª na modalidade simples e 9ª em duplas -, e também ganhou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de 1975, ocupando a 1ª posição do Brasil por 11 anos e, desta forma, sendo uma das referências do tênis nacional.

Durante 14 anos, foi a jogadora com o maior número de participações e vitórias na Fed Cup, e representou o Brasil internacionalmente. E, mesmo estando aposentada profissionalmente, continua conquistando troféus em diversos países afora. Atualmente, é pentacampeã mundial masters em simples, tem outros cinco títulos em duplas e dois em duplas mistas.

Mas foi em 1996 que a esportista começou a fazer mais pelo esporte e os jovens brasileiros, trazendo para o país o programa “Tênis nas Escolas”. O seu objetivo era popularizar a modalidade e, assim que começou, já causou impacto em aproximadamente 100 escolas da rede pública de São Paulo, fazendo o seu propósito ganhar força. Desta iniciativa, ela criou também a ONG Sociedade Para o Desenvolvimento do Tênis, em 1998, que depois se tornou o Instituto Patrícia Medrado, em 2007.

Como o Instituto funciona?

Sua metodologia de ensino coletivo busca exercitar a cultura para inspirar a atitude e ampliação de repertório, além da técnica e táticas. O instituto também estimula a autonomia de cada um, ao mesmo tempo em que incentiva a solidariedade e o espírito de equipe, a inclusão e um jogo mais honesto e justo.

As atividades envolvem:

  •  Formação de educadores para ensinar o esporte aos seus alunos, utilizando a metodologia do Instituto Patrícia Medrado;
  • Atendimento direto a crianças e adolescentes com aulas de tênis, por meio de uma metodologia lúdica e inclusiva para o ensino de valores;
  •  Promoção de festivais infantis e eventos esportivos;
  •  Lazer e recreação gratuitos para a população.


Com isso e muito mais, em toda a sua trajetória, a organização já conseguiu desenvolver 26 projetos, atender 2.720 crianças e jovens de forma direta e capacitar 936 professores, impactando mais de 900 escolas e cerca 75 mil alunos indiretamente.


Quais são os seus programas?

O trabalho do Instituto Patrícia Medrado ocorre por duas vertentes:

Descobrindo o Tênis

Neste programa, visando criar oportunidades de lazer e estimular a participação comunitária, crianças e adolescentes aprendem a jogar tênis e participam de atividades com os professores da organização, em espaços concedidos pelos parceiros, contribuindo para a uma educação completa. Em média, são atendidos por volta de 120 a 200 alunos em cada ação, que envolve e já envolveram regiões como Campo Limpo, Capão Redondo e vários outros bairros de toda a cidade de São Paulo, e Campos do Jordão, no interior do estado.

Tênis nas Escolas

Trata-se da formação de educadores da rede pública para ensinar o esporte aos seus alunos, apropriando-se da metodologia da organização e estabelecendo o tênis como parte das atividades curriculares e/ou extracurriculares da instituição de ensino. A escola também ganha com essa transação: um kit de material básico para as aulas serem realizadas. Esse programa já beneficiou quase mil profissionais em cidades como São Paulo, Paulínia, Campinas, Bauru, São José dos Campos, Araçariguama, Votorantim, entre outras.

Como apoiar?

Como pessoa física, só é necessário acessar o site do instituto e preencher seus dados de acordo, seguindo as instruções para apoiar esta causa tão importante. No entanto, como empresa, também é possível fazer parte desta história, só que de uma forma um pouco diferente.

Leis de Incentivo

Com estes mecanismos de incentivos fiscais às empresas, o governo autoriza que parte de seus impostos seja voltado a determinados projetos, sem custos adicionais ou riscos.

Imposto de Renda

Todos os anos, são aprovados projetos em Leis de Incentivo voltados aos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, junto aos Fundos Municipal e Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD) e Secretaria Especial do Esporte (CONDECA). Então, as companhias que são tributadas pelo lucro real podem doar até 1% do seu Imposto de Renda.

ICMS

É possível atender crianças e jovens diretamente e formar educadores por meio da aprovação de projetos voltados a essas práticas, em conjunto com a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. Por isso, empresas que contribuem com o ICMS podem conceder até 3% do imposto que devem.

Patrocínio Direto

As organizações também conseguem investir por conta de suas Políticas de Responsabilidade Social, Investimento Social Privado e Sustentabilidade, já que a promoção do desenvolvimento local é um dos impactos gerados pelo trabalho da instituição.


Mas qual é o papel da Tegra em tudo isso?

Conhecendo mais sobre a Instituição e observando atentamente os seus esforços, não conseguimos ficar parados: nós tínhamos que auxiliar essa causa, divulgando os projetos para o maior número de pessoas que pudermos alcançar. Então, foi assim que nos tornamos mais um parceiro desta incrível organização, ajudando-os a alcançar o seu sonho de atingir toda criança e adolescente brasileiro, transformando suas vidas através de nada mais, nada menos que o tênis.


E aí? Curtiu saber um pouco mais sobre as iniciativas sociais envolvidas com a Tegra?

Confira essa e outras novidades no blog da Tegra. Se você já estava interessado em se envolver com causas sociais, entre outros assuntos que envolvem o mundo imobiliário, chegou a sua chance!


;