Não foi possível detectar sua localização. Selecione um estado de seu interesse para ver as melhores ofertas. X

Blog da Tegra

Saiba como escolher o espelho ideal para a sua sala

A sala é um dos melhores ambientes para usar o espelho como objeto decorativo. Tanto os maiores quanto os menores podem ajudar a deixar o local ainda mais bonito.

22/07/2020 • 17h49min • EM DICAS & DECORAÇÃO

como escolher o espelho ideal para a sua sala

Da escolha da louça para a cozinha ao tipo de pia para o banheiro, tudo em sua casa expressa seus gostos e desejos. Deixar tudo do seu jeitinho, com um visual agradável e aconchegante, é essencial para o bem-estar, afinal, é ali que você vai passar boa parte do seu tempo.

A criação de cada ambiente da casa tem um significado, pois ali é impressa a personalidade dos moradores. Cada objeto e cada cor reflete muito quem somos. Não importa em qual perfil você se encaixa, a decoração é muito importante – ela é o "conjunto da obra". 

Quando entramos no mundo da decoração, nos deparamos com uma diversidade de estilos - clássico, clean, moderno, industrial, colorido, minimalista etc. – e isso pode gerar algumas dúvidas. É normal você se perguntar “será que esse objeto combina com aquele outro que eu gostei?”. 

Mas, mesmo com dúvidas, a decoração traz uma tranquilidade. Afinal, sabemos que é mais fácil de trocar na hora que desejarmos. É sempre possível acrescentar itens no decorrer da vida, dar um toque a mais com uma decoração afetiva, por exemplo, ou até mesmo transformar com pequenas mudanças. É um ciclo recorrente, que acompanha também a vida. Os nossos gostos podem mudar, não é verdade? 

Entre tantas coisas que definem a personalidade da sua casa, a simples troca de cor em uma parede e o uso de espelhos já conferem uma transformação significativa no visual. O espelho, por exemplo, é um acessório bastante utilizado para aumentar a luminosidade, preencher uma parede, esconder um defeito ou refletir a decoração do espaço. Você já reparou como um espelho pode trazer amplitude para um espaço?

A sala é um dos melhores ambientes para usar o espelho como objeto decorativo e você pode abusar da criatividade. É justamente esse o tema do post de hoje: como escolher o espelho ideal para valorizar a sua sala. Confira!

Tipos de Espelhos

A escolha de um espelho depende do efeito que se deseja obter e envolve muitos detalhes - a diversidade de formas e molduras é de deixar qualquer pessoa em dúvida. E não é só a questão da beleza e da sincronia com o restante da decoração do ambiente, mas onde e como usá-lo. Vamos começar falando dos formatos mais comuns que você pode encontrar.

Espelho retangular  

Mesmo sendo muito comum, esse clássico pode ser explorado de diversas formas na decoração. Um simples espelho no lugar certo dá um toque especial. Também é muito prático para integrá-lo na sala, basta escolher uma moldura que componha com o restante do ambiente. 

Espelho para ampliar espaços pequenos 

Continue explorando as possibilidades dos retangulares e pense nesta ideia aqui: colocar espelho em uma parede inteira da sala, do teto ao chão. Pode ser tanto na sala de estar quanto na de jantar. 

Certamente, você já entrou em ambientes com essa composição. É uma aplicação muito usada pelos decoradores em apartamentos pequenos, flats e salas com teto baixo ou com pouco espaço. Imagine esse efeito na sua sala? Refletindo tudo, inclusive a luz. 

Só não pode ter muita empolgação, porque esse truque só vale se for em uma única parede. 

Espelho redondo ou oval

Mas se você está pensando em dar um ar mais moderninho, os formatos redondos ou ovais podem ser uma boa solução. Elas caíram no gosto de muitas pessoas, principalmente pelas molduras mais descoladas. Quem tem uma tendência ao minimalismo também aposta nessa escolha. 

Se juntar vários espelhos, brincando com seus tamanhos, você consegue criar uma composição interessante na parede. Aliás, essa técnica também pode ser feita com os retangulares, quadrados e venezianos.

Espelho Veneziano

Aqui chegamos em um tipo de espelho que remete ao glamour e ao clássico, sabe? Os espelhos venezianos são aqueles que nos remetem a histórias de castelos, reis e rainhas, aquelas molduras cheias de detalhes. Nos tempos atuais, existem muitas releituras que mantêm detalhes ricos nas molduras confeccionadas em vidro, madeira ou ferro. 

Ah, e mesmo sendo um acessório clássico, nada impede que seja utilizado em ambientes mais modernos. Você pode, inclusive, fazer um mix para deixar o ambiente ainda mais sofisticado.

Corte personalizado

Como você viu, há diversas formas de compor um ambiente utilizando vários espelhos. Além dos clássicos, existem espelhos com variações de polígonos e cortes especiais de desenhos - aves, sol, lua, estrela etc. 

Espelhos coloridos 

Saindo um pouco das formas, chegamos nas opções com diferentes tonalidades. Os espelhos em tons fumê e bronze perdem um pouco o poder de refletir. Eles são muito usados na sala de jantar e nos quartos. Trazem um pouco mais de sobriedade ao ambiente.

Onde colocar o espelho

Duas ações devem caminhar juntas: decidir qual modelo mais tem a ver com você e onde vai colocá-lo. A primeira coisa é avaliar o efeito que você deseja obter antes de furar a parede - dar profundidade ao ambiente, clarear áreas escuras ou refletir algo que acha bonito? 

Um bom exercício para quem procura um espelho para a sala de estar é pensar na imagem que será refletida. Quanto mais agradável, melhor. 

Você pode ter um efeito legal se colocar um espelho no sentido oposto das janelas ou portas, especialmente se elas estiverem voltadas para a varanda. Fica um reflexo bonito do verde dentro da sua sala e ainda aumenta a luminosidade. 

Essa ideia é bem interessante, não é? Mas precisa de um certo cuidado para não acabar refletindo os raios de sol de forma inadequada. Pode atrapalhar, por exemplo, quem está sentado no sofá assistindo televisão.  

Para iluminar as paredes que não têm muita incidência de luz, observe, ao longo do dia, quais pontos do ambiente recebem os raios do sol e instale um espelho no ângulo exato para iluminar esses cantinhos.