Não foi possível detectar sua localização. Selecione um estado de seu interesse para ver as melhores ofertas. X


Blog da Tegra

Como montar um home office produtivo? Veja 7 dicas!

Tendência cada vez mais crescente, o home office é ótima opção para quem quer fugir do caos urbano e ter mais flexibilidade. Mas é preciso ter foco e disciplina para garantir a produtividade. Confira nossas dicas de como montar um escritório em casa produtivo e funcional!

03/08/2018 • 16h10min • EM DICAS & DECORAÇÃO

title="Uma

O que você vai ver neste artigo:

O home office é o sonho de muita gente. Fugir do caos urbano, horário flexível, tempo de deslocamento economizado e autonomia são os principais motivos que justificam essa tendência. No entanto, para manter a produtividade trabalhando de casa, é preciso muita disciplina e foco, além de um espaço de trabalho agradável e funcional. Se você está entre os profissionais que pretendem começar a trabalhar de casa, confira as dicas de como montar um escritório com tudo que você precisa!

Local

O primeiro passo para montar o seu escritório em casa é escolher o local adequado para a atividade que você pretende realizar. E não é porque você vai trabalhar de casa que ela toda vai virar escritório. Ter o seu canto profissional é importante para delimitar o seu trabalho, separar o profissional do pessoal e colocar maior disciplina na sua rotina.

Encontrar o espaço físico ideal não é tarefa fácil. Apartamentos mais antigos costumam ter cômodos maiores ou quartos extras para serem usados como escritório. Mas se esse não é o seu caso, a melhor saída é dividir um dos cômodos ou utilizar uma parede da sala ou do quarto – o que tiver mais espaço sobrando – e montar o seu home office ali.

Móveis

Com o local já escolhido, é o momento de pensar nos móveis do seu escritório. Para começar não tente ousar demais. É natural que você queira um ambiente estiloso e diferente dos demais, mas não invente: o seu home office deve ser, acima de tudo, prático, funcional e confortável. E os móveis devem acompanhar essa ideia. O kit mais básico que você precisará é: mesas, cadeira, gavetas e estantes para guardar os documentos.

Mesas

Escolha uma mesa que comporte o seu trabalho, que tenha o tamanho ideal para o que você. Se o cômodo inteiro for para o seu escritório, aposte numa mesa tradicional mesmo, sobre a qual você possa espalhar seu material à vontade. Se o espaço for reduzido, pense em uma bancada mais estreita na largura, mas comprida.

A qualidade também é importante. Uma mesa pronta pode ser bastante cara, mas, por muitas vezes, vale o investimento, já que um bom material dura por muito tempo.

Se a grana estiver mais curta, construir a sua própria mesa pode ser uma saída. Basicamente, uma mesa é um pedaço de madeira sobre pés. Em lojas de decoração é possível encontrar cavaletes de madeira ou de metal prontos para servirem de base para a sua mesa. Você economiza um dinheiro e ainda dá um toque pessoal pro seu escritório.

Cadeiras

Esse é outro item indispensável. E já vamos deixar avisado: cadeira é caro! Mas economizar nela pode render muitos problemas, inclusive de saúde se a sua coluna ficar o dia inteiro em uma posição errada. Além disso, uma cadeia desconfortável pode acabar com a sua produtividade, já que você vai tentar ficar encontrando uma posição melhor para sentar ou ficar levantando várias vezes para aliviar o desconforto.

Cada vez mais, estão surgindo opções mais tecnológicas de cadeiras ergonômicas que prometem facilitar a vida de quem passa o dia na frente de um computador. Como coringa, a dica é apostar em uma cadeira com rodinhas e com apoio de braço.

Só tome cuidado, pois algumas rodinhas pode danificar o seu piso ou ficar escorregando pelo chão. Coloque um tapete embaixo e pronto!

Estantes e gavetas

Abuse e use de gavetas e estantes para guardar e manter organizados os seus documentos e os itens de papelaria. Pense no que é mais adequado para as suas necessidades.

Use as paredes para colocar esse móveis, assim você economiza espaço e pode deixar tudo mais perto de você.

Além disso, ponha etiquetas nas gavetas para saber onde está cada coisa. Isso vai economizar tempo e evitar distrações.

Quadros de escrever e de avisos

Quadros possuem infinitas utilidades, desde organizar tarefas e auxiliar na explicação até brainstorm e processamento de ideias. É uma ótima peça para deixar a mente fluir criativamente.

No mercado, há diversas opções de quadros para você escolher de acordo com o seu gosto e necessidade.

  • Os quadros brancos são baratos e resolvem rapidamente o problema. Também são fáceis de limpar e podem ter diversos tamanhos e suportes.
  • Os quadros negros estão bastante em alta e podem dar um toque de personalidade ao seu escritório. Os lançamentos no mercado são aqueles feitos de tinta especial ou papel adesivo aplicados diretamente na parede. São fáceis de limpar e ainda economizam bastante espaço.
  • Os quadros de vidro são, sem dúvida, os mais elegantes. E ainda permitem brincar com a cor do fundo para combinar melhor com o ambiente. No entanto, são os mais caros.

Também temos os quadros de cortiça e os de metal para fixar recados, fotos e outros documentos que são importantes e precisam ficar sempre à vista.

Outros itens

Além dos itens primordiais para o escritório, considere aquele que trarão ainda mais conforto para a sua rotina. Apoio para pés, mouse pads com apoio para o pulso, entre outros melhoram a sua experiência e diminuem o estresse. Tudo que torne o seu dia-a-dia mais agradável e evite interrupções é bem-vindo.

E por que não colocar uma máquina de café espresso por perto? Você, com certeza, toma café durante o seu dia. E para não perder tempo de ficar indo toda hora até a cozinha, coloque uma cafeteira no seu escritório. É simples e eficaz!

Iluminação

Uma boa iluminação é essencial. Dependendo da iluminação do ambiente, podemos sentir sono, preguiça ou dificuldade de concentração. Portanto, preste atenção na luz que entra no seu escritório e na necessidade de luz artificial.

Idealmente, você deve procurar fazer o melhor uso possível da luz natural no seu escritório. A luz solar é a melhor fonte de luz branca que podemos encontrar, por isso, aproveite ao máximo a iluminação que entra pela janela. Só cuidado para não criar reflexos nem sombras. Para evitar isso, observe os ângulos de incidência da luz e verifique como eles mudam ao longo do dia.

Muito provavelmente, a luz natural da sua casa não é suficiente para o que você precisa. Assim, você terá que investir numa boa disposição de luz artificial. Utilize luminárias e pontos de luz que fiquem acima da mesa. Também utilize lâmpadas que imitem a luz do dia - há várias disponíveis no mercado. E independentemente da luz escolhida, lembre-se de não colocar uma fonte de luz diretamente na frente da sua tela do computador, isso vai causar reflexo e incomodar a sua visão.

Cores

A psicologia das cores é real e pode te ajudar bastante na hora de montar um home office produtivo. As cores são, comprovadamente, capazes de provocar reações emocionais e físicas, impactar o humor e o nível de energia. Por isso, preste atenção na escolha das cores para o seu escritório.

Tons de azul, violeta

São considerados tons frios. Essas cores evocam paz e relaxamento. O azul pode dar o aspecto frio e deixar as pessoas com sono. É ideal para um dormitório, mas não para um escritório.

Verde

Como tom predominante na natureza, o verde é considerado neutro e agradável. Essa cor traz a ideia de frescor e repouso e pode estimular a concentração e adicionar vitalidade ao ambiente de trabalho.

Amarelo

O amarelo chama atenção, traz o sentimento de felicidade e evoca o otimismo. Por outro lado, um amarelo muito vibrante pode distrair ou até causar um certo grau de ansiedade.

Vermelho

Vermelho é energético. Essa cor produz sentimentos fortes e entusiasmo. O ideal é usá-lo apenas nos detalhes.

Branco e Off-white

Esses tons e seus derivados (cinza claro, areia e outros) são cores neutras e não causam distração. São ótimos para o seu escritório, ainda mais se você usar detalhes em outra cor para adicionar vitalidade e energia ao ambiente.

Roxo

Essa é a cor da imaginação. Tons de roxo e lavanda estão bem no meio entre as cores frias e as quentes e podem evocar respostas favoráveis no quesito foco e concentração.

Tecnologia

O home office está intimamente ligado à tecnologia, afinal, foi ela quem permitiu levar o escritório para casa e continuar conectado aos clientes, fornecedores e parceiros. Portanto, invista pesado nesse tipo de infraestrutura. Adquira um bom computador, com o desempenho que você e sua atividade demandam. Contrate um bom plano de internet e de telefone para se comunicar com todo mundo. Para não misturar o office do home, pense em ter uma linha telefônica, fixa ou móvel, específica para o trabalho.

Outra necessidade bastante comum é uma boa impressora. Para não ocupar tanto espaço, aposte nas multifuncionais. Há diversas opções no mercado.

Fotografia de uma mesa de escritório com um notebook ao centro e livros e vasos de planta ao redor

Mais uma ferramenta bastante interessante que pode facilitar bastante o seu trabalho em casa é o armazenamento em nuvem. Ela é a melhor opção para quem trabalha de casa, mas precisa compartilhar os seus arquivos com outras pessoas. Isso vai proporcionar a você uma flexibilidade e autonomia muito grande. Você e os outros envolvidos no seu trabalho poderão acessar os arquivos de qualquer lugar.

De início, você pode trabalhar com o Google Docs, que é grátis e fornece algumas ferramentas bem úteis para as tarefas mais básicas do dia-a-dia. Conforme a sua demanda aumente, você pode investir em ferramentas com maior potencial de armazenamento.

Decoração

Finalmente chegamos na parte mais divertida de todo esse processo de montar o seu home office: deixá-lo a sua cara!

E isso não é menos importante que o resto, afinal, esse espaço será onde você passará a maior parte do seu dia. Ele deve combinar com o seu estilo e ser agradável visualmente.

Por outro lado, você não pode esquecer que um escritório é um ambiente de concentração. A sua decoração deve contribuir para a harmonia do lugar, caso contrário, será apenas um elemento de distração. Pense em itens que trazem alegria ao seu escritório, mas sem tirar o seu foco.

Rotina

Depois de montar todo o seu escritório, está na hora de você se planejar e se preparar mentalmente para essa nova jornada profissional. Você tem que ter em mente que trabalhar em casa é totalmente diferente de trabalhar em empresas tradicionais e que perder o foco é muito mais fácil. Então, para manter a disciplina e garantir a produtividade, estabeleça uma rotina.

Crie horário para começar e terminar de trabalhar. Não misture o profissional ao pessoal e não deixe as outras pessoas te atrapalharem. Pode ser muito difícil para pessoas de fora entenderem que não é por que você está em casa que você não está trabalhando. Explique para elas o que está acontecendo, peça compreensão e não permita que elas te distraiam no meio do expediente.

A roupa também é importante. Nem pense em começar a trabalhar de pijama. A ideia pode parecer tentadora e aconchegante, mas, com o tempo, você vai perceber que isso só vai dar preguiça e sono ao longo do dia, fazendo você render muito pouco. Vista-se como se fosse sair de casa mesmo.

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail


Chat
X
WhatsApp
X
Ligue e fale com um corretor
X
11 3500-3223
Whatsapp
E-mail
X
Olá, eu sou a Clara, e estou aqui para
te ajudar. Por favor, escolha uma das
opções abaixo para começarmos.
Quero comprar um Tegra
Já sou cliente
Quero trabalhar na Tegra
Quero ser fornecedor


Proteção de Dados Pessoais

A Tegra utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência
de acordo com nossa Política de Privacidade . Ao continuar navegando, você aceita estas condições.
Acesse nossa Política de Privacidade e saiba como tratamos dados pessoais.