Não foi possível detectar sua localização. Selecione um estado de seu interesse para ver as melhores ofertas. X

Blog da Tegra

Conheça as tendências de decoração que estão em alta no momento

É importante entender o que está em alta no decór para aproveitar melhor as opções que o mercado oferece. Acesse e fique por dentro!

16/09/2020 • 12h27min • EM DICAS & DECORAÇÃO

foto da sala de estar de um apartamento seguindo tendências de decoração que estão em alta

Decorar um ambiente pode parecer simples para algumas pessoas, mas para outras é um grande desafio. Escolher as cores, os móveis e os acessórios que refletem os gostos e personalidade dos moradores exige também conhecimento para deixar tudo em harmonia. E não só isso. É importante entender o que está em alta no decór para aproveitar melhor as opções que o mercado oferece. 

Para ajudar nessas escolhas, selecionamos as principais tendências atuais na decoração. Confira!


Paleta de cores

É fato: quando alguém está pensando em mudar a decoração da casa, começa pelas paredes. Uma simples mudança na cor das paredes pode causar uma grande transformação no ambiente. As opções de cores são quase infinitas, mas algumas paletas se destacam atualmente. 

• Neutros terrosos 

Os tons terrosos e quentes, como terracota, açafrão e beges rosados, ganharam os lares e fazem parte de uma concepção que busca aproximação com a natureza. Os acessórios - como almofadas, lençóis e colchas, tapetes, objetos, entre outros - também acompanham essa tendência de tons.

• Cores esmaecidas

Estas opções são mais pálidas, como verde e rosa acinzentados, o oposto das cores intensas e brilhantes. 

• Cores monocromáticas

Para compor as cores, você pode aplicar a técnica monocromática. O efeito consiste em usar tons mais claros e mais fortes da mesma cor para trazer contrastes e sofisticação ao ambiente. Além das paredes, os móveis e detalhes na decoração acompanham o mesmo tom. 


Estampas geométricas

Já deu para notar que as estampas geométricas estão com tudo e em tudo, não é?! Pisos, azulejos, tapetes, papéis de parede e roupas de cama são alguns exemplos. 

• Azulejos

Com formatos variados e desenhos criativos, os azulejos geométricos são versáteis e podem ser protagonistas na decoração.

A mistura de cores também pode ser interessante, desde que seja pensada para combinar da melhor forma. A dica é: busque cores que combinem com a paleta já utilizada no cômodo. Além disso, por ser estampado, o ideal é trabalhar com contraste de cores fortes com claras, trazendo um equilíbrio ao local. 

• Papel de parede

Seja quadrado, triângulo, losango, retângulo ou esfera. As formas geométricas colocaram o papel de parede no posto de queridinho novamente. Se você prefere uma decoração mais delicada, aposte nas estampas neutras, como cinza ou até uma combinação de preto e branco. Qualquer parede sem graça ganha vida com um papel de parede. 


Mix de texturas

Pare e observe a quantidade de texturas que existem dentro da sua casa. Tijolo, madeira, pedra, metal, tecidos, vidros, só para falar das mais básicas. Usar as texturas de forma consciente, misturando diferentes tipos de tecidos e materiais, é uma tendência que veio para ficar. 

As texturas ajudam a compor o estilo do morador e acrescentam ao ambiente efeitos visuais e táteis. Elas são elementos-chave na construção de uma boa decoração. Mas é preciso ter cuidado para não exagerar e deixar o ambiente muito “carregado”. Uma dica para não errar é optar por bases neutras - nos sofás, paredes, papéis de parede, por exemplo - e investir a mistura nos detalhes, como quadros e almofadas. Desta forma, fica mais fácil para trocar a decoração a hora que quiser.

 Aqui estão algumas formas de aplicá-las:

• Com tapetes

Você já percebeu como o tapete deixa o ambiente mais acolhedor? Esse acessório é curinga na decoração e ajuda a definir o propósito do ambiente, melhora a acústica e a sensação térmica. Dependendo do formato, cor e material, os tapetes podem causar efeitos diferentes se estiverem sobre um piso de madeira ou porcelanato, por exemplo.

• Com objetos de tecidos diferentes

O tecido está nos sofás, nas cortinas, nas almofadas, nos tapetes, entre outros elementos que compõem a decoração. E ele tem o poder de vestir o ambiente, deixando-o mais aconchegante.

É só pensar nas diversas combinações de texturas e como podem imprimir a personalidade dos moradores da casa - deixar tudo mais divertido, sofisticado ou moderno. Um exemplo muito simples é misturar os diferentes materiais e cores das almofadas em contraste com o tecido do sofá. 


Jardim dentro de casa

As plantas invadiram os lares! A decoração sustentável é, sem dúvida, uma das maiores tendências da atualidade. Além de trazer o verde para o ambiente, as plantas podem contribuir para um ar mais fresco e puro dentro de casa.