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Mercado autônomo em condomínios: saiba tudo sobre esta tendência

Você sabe o que é um mercado autônomo e quais são as principais características de um? Continue a leitura.

11/11/2022 • 08h00min • EM LIFESTYLE

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Em 2020, a Amazon inaugurou seu primeiro mercado autônomo de grande porte nos Estados Unidos. Chamada de Amazon Go Grocery, a loja permite que o cliente faça todo o processo de compra sem precisar passar pelo caixa ou pedir ajuda de funcionários. 

Ao entrar na loja, o cliente é identificado por um QR Code gerado no aplicativo da Amazon em seu celular. Todo produto que é colocado no carrinho o sistema detecta e cobra  automaticamente, por meio do app, assim que o cliente deixar a loja. É basicamente pegar e sair da loja.
Há alguns anos era difícil de imaginar tamanha autonomia para fazer compras, não é mesmo? Mas, hoje, a tendência é termos cada vez mais lojas nesse modelo “faça você mesmo”, em empresas, condomínios, hotéis, entre outros.
Figura de uma mão tentando acesso pelo mercado autônomo 
 

O que são mercados autônomos?

A principal diferença entre um mercado tradicional e um mercado autônomo é que neste último o cliente consegue realizar suas compras, desde a escolha dos produtos ao pagamento, sem a ajuda de nenhum atendente (caixas ou colaboradores). São lojas com modelo de negócio baseado no autoatendimento.

Uma figura mostrando a rede Zaitt, um exemplo de mercado autônomo

Como surgiu esse conceito de mercado autônomo?

A  Amazon foi pioneira ao lançar a primeira loja totalmente autônoma, sem atendentes nem caixas, em Seattle (Washington, EUA ), em 2018. Quem poderia imaginar uma tecnologia que seria capaz de registrar uma compra, assim automaticamente, quando um cliente tira o produto da prateleira e coloca-o no carrinho? Sem a necessidade de totem de pagamento ou scanner de código de barras.
Com sensores e câmeras instalados nessas unidades com modelo 100% autoatendimento, basta o cliente retirar o produto, colocar no carrinho, que a compra é identificada e debitada na conta do aplicativo que o cliente precisa baixar para entrar na loja.

Aqui no Brasil, a ideia começou a ganhar manchetes recentemente, em 2020, com a rede Zaitt. Localizada no Espírito Santo, o primeiro mercado autônomo do Brasil surgiu de um projeto de faculdade de quatro amigos, com a criação de um aplicativo de distribuição de bebidas. Agora, em 2022, a empresa tem duas lojas de autoatendimento, uma em Vitória e outra em São Paulo

O modelo capixaba não chega a ter super câmeras e sensores como as da Amazon, mas possui tecnologia de ponta que permite a autonomia dos clientes nas compras. No modelo da Zaitt, basta usar o aparelho celular para a leitura do código de barras dos produtos e finalizar a compra pelo aplicativo.
Depois disso, muitas outras redes surgiram no Brasil, como o market4u. Com dois anos de existência, a rede tem mais de 2.000 unidades de lojas sem atendentes em todas as regiões do país, em locais como condomínios, empresas, faculdades, hotéis e academias, por exemplo.

Uma imagem mostrando mercado autônomo em condomínio

Quais são os benefícios de ter um mercado autônomo em um condomínio?

A principal vantagem em ter um mercado no condomínio é a comodidade de ter uma loja 24 horas por dia à disposição, além de não precisar sair de casa para fazer as compras e conseguir resolver tudo por conta própria. 
Imagine ficar sem sal grosso para o churrasco no dia do seu aniversário? Ou esquecer de comprar refrigerante para a festinha do seu filho? Nesse caso, basta descer e comprar na loja instalada dentro do prédio.

Para ter um mercado autônomo no condomínio, é necessário consultar o síndico que, por sua vez, irá colocar o tema em pauta nas assembleias. A empresa fornecedora deste serviço precisará verificar alguns pontos para viabilizar a instalação da loja no local, como o projeto arquitetônico e espaço disponível. 
Após a aprovação da instalação de uma loja de autoatendimento, o condomínio entrará em acordo com a empresa fornecedora para determinar os itens que devem compor as prateleiras, gôndolas e geladeiras. Geralmente, os mercados são customizados de acordo com os hábitos dos consumidores.

Mercado autônomo é tendência nos condomínios

O condomínio precisa acompanhar as novidades tecnológicas, e não apenas para se equiparar a outros no mercado. É preciso acompanhar o estilo de vida e as demandas da sociedade, que buscam cada vez mais por segurança e comodidade em seus serviços.

Segundo uma matéria do site Veja, os condomínios residenciais estão impulsionando o crescimento dos mercados autônomos no País. Estima-se que pelo menos 500 condomínios possuem esse tipo de loja instalada em suas dependências.
 

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