Apartamento na planta: veja as vantagens | Blog Tegra
Não foi possível detectar sua localização. Selecione um estado de seu interesse para ver as melhores ofertas. X

Blog da Tegra

Apartamento na planta: veja as vantagens

Está em dúvida sobre que tipo de imóvel comprar? Venha conhecer algumas das vantagens de comprar um imóvel ainda na planta!

03/08/2018 • 11h00min • EM MERCADO

Comprar um imóvel é uma grande decisão na vida de qualquer pessoa. Seja pelo valor de investimento ou pelo seu significado de liberdade e estabilidade. Ter uma casa para chamar de sua é o ponto de partida para o seu futuro mais confortável e seguro. E, claro, é a chance de dar adeus ao aluguel.

E as opções de imóveis são as mais variadas possíveis: imóveis usados, prontos, novos e na planta. Todas elas têm a sua vantagem, mas é preciso ficar atento às melhores oportunidades. Confira as vantagens de comprar um apartamento na planta.


Preços mais acessíveis

Uma das maiores vantagens de comprar um imóvel ainda na planta é o custo mais em conta que ele tem em relação a um apartamento novo já pronto para morar. O principal ponto para observar aqui é que o imóvel na planta vale bem menos do que ele valerá quando finalizado.


A conta pode ser um pouco confusa: se você comparar o preço de um imóvel na planta com um já pronto, no mesmo tamanho e localização, o da planta pode até ser mais caro agora. Porém, quando ele ficar pronto, valerá por volta de 20% a mais, em média. Se for um apartamento bem legal, com boa localização e planta, o lucro pode chegar a 50%!


Boas condições de pagamento

Outra vantagem é que, ao comprar ainda na planta, ganha-se tempo para planejar o pagamento da entrada, das parcelas e das prestações intermediárias. Você pode negociar diretamente com a construtora, o que significa condições bastante sedutoras, maior poder de barganha e menos burocracia. Na maioria das vezes, o comprador pode pagar cerca de 30% do valor do imóvel em prestações até a entrega das chaves - o que leva até três anos - e, então, financiar o restante com a própria incorporadora ou por meio de um financiamento no banco.


Documentação

A documentação de um imóvel pode ser uma grande dor de cabeça para muita gente. Já falamos sobre o registro do imóvel e sobre o imposto a ser pago em matérias anteriores, e, nelas, é possível ver que a burocracia é bem grande. E aí, temos mais uma vantagem do imóvel na planta: a documentação tende a ser menos complicada, já que a assinatura envolverá uma promessa de compra e venda e não um contrato definitivo.

Além disso, o imóvel nunca foi habitado, o que pode facilitar a vida do proprietário. Imóveis usados podem ter diversos problemas, como registros incompletos, estar em inventários, pagamentos atrasados de IPTU e condomínio, entre outros.

Ainda, todos os trâmites envolverão diretamente a construtora e o proprietário – e não terceiros (proprietário, cartório, tabelionato).


Instalações

Apartamentos e casas ainda na planta também contam com instalações mais modernas que os demais imóveis, afinal tudo acabou de ser erguido do zero, observando a tecnologia mais moderna disponível no momento e levando em conta fatores que não eram considerados em construções mais antigas, principalmente na parte elétrica e no encanamento de gás. Você já deve ter ouvido histórias de que o sinal de wi-fi não funcionava em determinado apartamento por causa da grossura de paredes, não? Isso é outro problema que você pode enfrentar em imóveis mais antigos. Eles não consideravam a transmissão das ondas do wi-fi 20 anos atrás.

As construções atuais também apresentam melhor integração dos ambientes e um estilo mais condizente com a vida moderna. Vaga de garagem e área de lazer são coisas que praticamente não existiam no passado, e agora, são, quase que, obrigatórias no nosso cotidiano.

Toda essa infraestrutura mais atual garante que você deixe de se preocupar com a manutenção do seu imóvel por um bom tempo. A parte elétrica, hidráulica, a estrutura e o acabamento estão em bom estado e podem ser usados sem preocupação. E falando em rede elétrica, isso é outra coisa de mudou bastante com o tempo. Ela ficou mais potente e com mais tomadas para suportar o uso de máquinas de maior voltagem, como computadores e microondas.

 

Personalização

Quem compra um imóvel na planta ganha maior flexibilidade para customizar e decorar o imóvel. É possível adaptar a unidade conforme seus gostos e necessidades. Você pode escolher como será o acabamento, o piso, os azulejos, algumas instalações da cozinha, do banheiro, da área de serviços e até dos quartos.

Além dessas mudanças, dependendo da incorporadora, dá até para fazer reformas maiores, como quebrar paredes e integrar ambientes, coisas que nem estavam previstas na planta original.

Em geral, para solicitar essas alterações, o comprador tem até 120 dias após a assinatura do contrato e deve estar cientes que poderá haver despesas extras. Modificações que desvalorizem o imóvel, como a retirada de cômodos, são desaconselhadas pelas construtoras.


Prazo para mudança

Quando você compra uma casa ou um imóvel na planta, você já sabe que só poderá se mudar para lá no final das obras, o que pode demorar até três anos. E ao mesmo tempo que isso gere uma certa ansiedade, podemos considerar essa espera como um período de planejamento para a mudança e a compra dos móveis e eletrodomésticos. Você poderá pesquisar melhor os preços e comprar aos poucos a mobília e ainda poupar dinheiro para a decoração.

Além disso, mudar de casa é muito mais do que apenas contratar um carreto e levar todos os móveis dentro do novo imóvel. Enquanto o imóvel não fica pronto, aproveite para conhecer melhor o bairro, explorar o que ele tem para oferecer e descobrir os trajetos possíveis para ir a o trabalho e levar as crianças à escola. Sem pressa, o baque da mudança é menor e fica mais fácil para você e sua família se acostumarem com o novo local.


Valorização

Investir no setor imobiliário tem retorno garantido em médio e longo prazo. Propriedades imobiliárias dificilmente se desvalorizam, e são alternativas certeiras para quem quer empregar bem o seu dinheiro. Os lucros podem ser bem altos se você apostar em um bairro com potencial de crescimento, que esteja recebendo melhorias em infraestrutura e locomoção, como estações de metrô, trem, pontos de ônibus, shoppings e mercados. Tudo isso fará o seu imóvel valorizar cada vez mais com o tempo. E além de você lucrar com uma possível venda no futuro, você pode também conseguir uma renda extra, caso decida alugar o seu apartamento.


Investimento de alta liquidez

Um outro grande benefício do imóvel na planta é que ele pode ser considerado um investimento de alta liquidez no mercado imobiliário. A procura por unidades modernas e sem vícios é altíssima. Se você acertar na localização e o imóvel tiver uma boa divisão de cômodos e uma boa metragem, não será difícil negociá-lo caso surja qualquer imprevisto financeiro e você precise de um dinheiro rápido.


Essas são apenas algumas das vantagens de comprar um imóvel ainda na planta. Não se esqueça de analisar outros fatores e considerar o seu perfil.


Gostou da dica? Quer saber mais?

Não deixe de conferir nenhuma novidade no novo blog da Tegra. Temos certeza que você irá se surpreender!


Chat
Olá! Como podemos te ajudar?
Quero comprar um Tegra Já sou cliente Quero trabalhar na Tegra Quero ser fornecedor
Ligue e fale com um corretor Tegra
11 3197-2990
Whatsapp
E-mail
Chat